A produção de uma obra de animação japonesa é, possivelmente, muito mais cara do que muitos de nós temos em perspetiva. Ainda que esteja muito longe dos números investidos numa produção ocidental proveniente de Hollywood, a indústria de produção de Anime é cara e muito trabalhosa. De qualquer das formas, e como qualquer tipo de produção, a indústria de anime tem que assegurar que o lucro recolhido vai superar o investimento colocado.
De acordo com Masamune Sakaki, na indústria de anime, um criador/modelador de produtos em 3D, numa série com uma duração de 13 episódios de média, irá custar aos estúdios uns 2 milhões de euros. Numa entrevista recente com o produtor de Shirobako, ele afirmou que para produzir o anime de 24 episódios, foram necessários aproximadamente 4 milhões de euros.
De maneira a conseguir vender e assegurar retorno ele teve ainda que cobrir publicidade, planear eventos e claro produzir merchandise. Seria um erro considerar que conseguiam cobrir o valor apenas com vendas de DVD’s.
Dito isto, parte de nós, fãs das obras, contribuir com o máximo possível pelo menos nos títulos que mais gostamos.
Fonte: Anime News Network