As criptomoedas estão cada vez mais presentes nas nossas vidas, tal como sucedera com os cartões de crédito, a banca online ou o MbWay. No entanto, as criptos são ainda rodeadas de algum mistério. São totalmente exóticas para muitos, que não têm bem ideia do que são e para que servem. Na verdade, são um meio de pagamento como qualquer outro, podem ser usadas para investimento, ou para fazer apostas criptomoedas, entre tantas outras aplicações.
Neste texto, partilhamos contigo 9 curiosidades e mistérios sobre o mundo das bitcoins e de outras criptos.
Quem é Satoshi Nakamoto?
E mais 9 curiosidades sobre criptomoeda!
1 – Quem é Satoshi Nakamoto?
Um dos maiores mistérios que circunda a bitcon, é a identidade do criador da criptomoeda: Satoshi Nakamoto. Mas, quem é Satoshi Nakamoto? Satoshi Nakamoto é o pseudónimo da pessoa que lançou um documento em 2008, “Bitcoin: A Peer-to-Peer Electronic Cash System“, um email em 2009, divulgando a moeda num fórum, e escreveu um email, em 2014. A identidade de Nakamoto é um dos maiores mistérios do Século XXI.
2 – Há mais de 9000 criptomoedas no mundo
Dados de Fevereiro de 2023 dizem que existem mais de 9000 criptomoedas em circulação. Apesar de apenas 20% delas representarem 90% do mercado, a verdade é que as criptomoedas são algo bastante mais difundido do que à primeira vista se imagina.
3 – A primeira criptomoeda surgiu em 1982
Muitos pensam que a mais antiga é o Bitcoin. Mas não, apesar de ser a mais conhecida, a verdade é que a primeira criptomoeda chamava-se DigiCash, e foi criada em 1982, pelo cientista David Chaum.
4 – A primeira compra com bitcoins foram duas pizzas
A primeira transação comercial feita com bitcoins foi em 22 de Maio de 2010, quando um programador adquiriu duas pizzas, pagando por elas 10.000 bitcoins. O valor naquele tempo foi de 41 dólares. Hoje, 10.000 seriam 22 milhões de euros. Mas na altura, o bitcoin valia bem pouco.
5 – É possível ir ao espaço com criptomoedas
Sim, a Virgin Galactic, empresa que realiza voos espaciais, aceita bitcoins como meio de pagamento. E não ficamos por aqui: ao que parece, também Elon Musk irá aceitar criptomoedas como pagamento das suas viagens a Marte.
6 – A economia em Marte será baseada em criptomoedas
Além de poder viajar para o planeta vermelho usando criptomoeda, Elon Musk garantiu que a própria economia em Marte será baseada em criptos. Que serão o meio preferido de pagamento no planeta.
7 – O bitcoin tem um limite
Ou seja, um dia chegará em que não poderão ser minerados mais bitcoins: quando se terminar de minerar 21 milhões de unidades da moeda. Isto foi uma imposição criada por Nakamoto. Muitas outras criptomoedas têm também um limite auto-imposto em quantidade máxima que pode ser minerada.
8 – 20% dos bitcoins foram deitados ao lixo
Sim, muitas pessoas deitaram literalmente fortunas ao lixo. Algumas pessoas esqueceram a senha de acesso à carteira virtual onde tem as suas criptomoedas, outras perderam as pen drives onde as tinham armazenadas, outras tinham as coins guardadas no disco rígido e o disco avariou.
9 – O bitcoin valia praticamente zero quando foi lançado
A 31 de Outubro, quando Satoshi Nakamoto enviou um e-mail para algumas pessoas interessadas em criptografia, um bitcoin valia menos que um cêntimo. Hoje vale quase 23.000 euros. Mas mesmo assim, há milhões de pessoas a ganhar dinheiro com bitcoins e outras criptos, por meio da valorização bolsista, em que de um dia para o outro se pode ganhar ou perder pequenas fortunas.