Atualmente a prevalência da internet, dos meios de leitura online e/ou através de um ecrã (tablets, telemóveis) acabaram por transformar os hábitos de leitura dos consumidores, obrigando as editoras a se reinventarem e a se adaptarem – ou não – aos novos tempos e tendências.
Pessoalmente não troco o formato físico de um livro. Sentir-lo nas minhas mãos, pesado mas poderoso. Não abdico da sensação de ter algo novo, ou velho, de tocar nas páginas, sentir-las e até cheirar-las! Uma sensação indescritível que acredito que muitos de vós partilhem da mesma opinião.
Todavia os tempos mudam. E numa era onde os e-books começam a ganhar terreno, enquanto compradores, acabamos divididos entre os vários formatos nos quais atualmente podemos adquirir um livro.
Mas e para os autores? Como poderão eles trabalhar e entrar neste mundo tão competitivo e difícil de vingar?
Queres publicar um livro ou manga? Conhece a editora Bubok
A resposta surgiu por intermédio de uma editora espanhola que iniciou a sua expansão por terras lusas há pouco tempo: a editora Bubok. Criada em 2009, em Madrid, onde mantém a sua sede central, trata-se de uma editora com um conceito vanguardista e preparado para receber de braços abertos os novos autores.
Descobrimos que muitíssima gente queria publicar e o mundo editorial tradicional era realmente cruel com os autores novos. Decidimos dar uma alternativa e assim nasceu a Bubok. – Olga, representante da Bubok em Portugal.
Tudo começou com a empresa Evoluziona S.L., produtora de serviços culturais, que possuía diferentes websites de literatura. Através da mesma descobriram o quão duro o mundo editorial tradicional era para os novos autores. A ideia de verem um livro publicado é, para muitos, uma longa lista de chamadas, emails não respondidos e “nãos” sem qualquer justificação. Num mercado saturado de nomes sonantes, alguns mais ou menos ligados à literatura de raiz, há uma necessidade de abraçar novos nomes, projetos, ideias.
Nos dias de hoje poderão encontrá-la em países como: Portugal, França, Reino Unido, Colômbia, Argentina e México.
Sensibilizados e verdadeiramente surpreendidos com a ideologia e a vontade de trabalhar da Bubok, decidimos expor um pouco do que é esta editora e, quem sabe, esclarecer algumas das vossas dúvidas. Em conversa com a representante portuguesa, reunimos algumas perguntas que achamos pertinentes e que esta prontamente respondeu.
Nota: Caso as tuas dúvidas não tenham sido esclarecidas neste artigo ou desejes saber mais sobre a mesma, sugiro que acedas ao website oficial da Bubok, onde poderás encontrar os seus contactos e aceder ao departamento mais adequado para ti.
Como publicar um Livro em Portugal
O que é preciso fazer para publicarmos um livro da Bubok? Quais os passos que deveremos seguir?
A Bubok, ademais de editora, é uma maravilhosa plataforma de publicação onde todos os autores e autoras podem carregar os seus livros e pôr à venda de forma completamente gratuita. Só se tem de ter um bocadinho de destreza com os computadores.
Usamos o sistema de print on demand: Quando alguém compra um livro, nós imprimimos esse exemplar e enviamos à casa do comprador. Desta forma, os autores não têm de fazer inversão para imprimir a não ser que tenham um evento ou apresentação.
O primeiro passo é cadastrar-se no site, depois carregar miolo, capa e decidir um preço de venda. O preço mínimo em ebook é 0 e o preço mínimo em papel é o preço da impressão.
Os royalties são divididos assim: 80% para os autores e autoras e 20% para a Bubok.
Existem custos associados para a publicação de um livro? Se sim, quais as opções?
A publicação simples é completamente gratuita. Depois, temos serviços associados que são a pagamento: Desenho de capa, paginação, inserção do ISBN, conversão profissional a epub… está tudo especificado no site. Há serviços individuais e packs.
Como começou o trajeto da Sofia na editora Bubok?
O seu pai tem dois livros técnicos na plataforma. Quando saiu o concurso de romance, submeteu o romance da sua filha em seu nome. Quando lemos, ficamos um bocado confusos, porque não coincidia para nada o estilo… e escrevemos um email. Ele explicou que era um livro da sua filha Sofia e que tinha 18 anos.
Depois de muita deliberação, o romance da Sofia venceu. Foi realmente o mais original. Achamos fresco em temática e técnica. Realmente acertamos.
Existirão mais concursos? Como podem concorrer?
Sim! Esperamos fazer muitos mais concursos: de romance, de banda desenhada, de temáticas especiais… Esperamos proximamente fazer um em conjunto com a ptanime e que todos os livros de temática manga possam concorrer. Para concorrer, tem de publicar na Bubok o livro e depois clickar no botão de enviar ao concurso. Simples e gratuito.
Ainda tens dúvidas? Gostarias de mais informações? Por favor contacta-os através de:
Supernova – A Explosão de Kingu
Vencedor do concurso 2018 de literatura romântica da Bubok, é uma obra repleta de histórias de amor: Amores passageiros, amores inesperados, amores loucos… e também amores impossíveis. Um livro frenético, cheio de ação, cyborgs assassinos, torneios de artes marciais, viagens no tempo e universos paralelos.
Clica na Imagem para saber mais!