Ravi – EP “R.OOK BOOK” Análise K-Pop

por Baltas
Ravi - EP "R.OOK BOOK" Análise K-Pop

Chegamos à altura de mais uma análise de álbuns de K-pop! Como já foi explicado no artigo anterior, esta análise é feita aos olhos de um ouvinte e apreciador de K-Pop. Não sou músico, nem tenho qualquer formação em música.

Nesta análise irei dar a minha opinião quanto às várias músicas presentes neste EP e, caso exista, do MV da música. Após análise individual a cada música, será feita uma geral ao EP.

Neste artigo, o EP selecionado é o “R.OOK BOOK” do Ravi.

 

Ravi – EP “R.OOK BOOK” Análise K-Pop

Ravi - EP "R.OOK BOOK" Análise K-Pop

 

01. R.OOK BOOK

 

Esta primeira música serve como uma introdução ao EP. Mostra um pouco do que está para vir neste álbum. O Ravi, com esta letra, dá um pouco de flex mas sem ser demasiado arrogante ou desrespeitoso.

A nível geral, é uma boa introdução, com uma som animado, pois começa já a delinear um pouco do estilo das músicas que estarão presentes.

 

02. TUXEDO

 

A faixa-principal deste EP. O vídeo está muito bom, cheio de classe, um ambiente de festa fantástico, como já tenho reparado, o Ravi arrasa com o guarda-roupa não só neste MV, mas em qualquer um deles. Ele tem mesmo um bom estilo de moda.

Esta música fica mesmo no ouvido, tem um instrumental bastante groovy, faz uso de sons mais distorcidos mas que acrescentam o tal som “groovy” que fica muito bem.

Resumindo e depois de muito “Flexin‘ “, o que o Ravi nos transmite neste MV, é que todos podemos festejar à grande e à fartazana e vestirmo-nos à maneira para aproveitarmos de vez em quando, não interessa o que as outras pessoas digam.

 

03. L.A.Y.E.R.E.D

 

Ao ouvir os primeiros segundos, eu consegui perceber logo que esta música iria ser num ritmo um pouco mais lento mas que mantém o estilo groovy. Gostei da SAAY pois acrescenta aquele toque feminino que complementa muito bem o rap do Ravi.

O refrão fica preso nas nossas cabeças e que faz-nos querer cantar juntamente com o Ravi a parte do “Yeah L.A.Y.E.R.E.D

A faixa transmite uma mensagem muito bonita que adorei pois o que transmite é que, independentemente do que tenhamos vestido, o que realmente brilha, somos nós. Não precisamos de nos vestir à maneira, com roupas caras, pois nós brilhamos por sermos nós mesmos.

 

04. See-Through

 

A minha música favorita deste EP. A nível de MV, (novamente) o Ravi arrasa completamente com o guarda-roupa que está mesmo fantástico.

O cenário noturno misturado com a iluminação e o tom de sépia parece que traz uma espécie de sensação de nostalgia para o MV. Todas as localizações foram muito bem escolhidas, tanto para o Ravi, como para o Cold Bay (este que também se mostra com grande qualidade).

Gosto bastante da voz do Cold Bay, parece um pouco “desafinada” mas que encaixa perfeitamente na música.

Esta faixa fala sobre aquela pessoa especial que nos leva ao limite, que nos deixa sem fôlego, consegue deixar-nos sem reação só com o toque.

 

05. RUNWAY

 

Logo desde o início adorei o que a guitarra trouxe para a instrumental desta música, ficou mesmo impressionante. Apesar desta faixa ter um instrumental relativamente (e aparentemente) mais simples do que as outras músicas, consegue transparecer o mesmo efeito que as outras canções.

Como já tenho vindo a reparar muito em outras músicas deste álbum , o Ravi tende a envolver bastante o tópico da moda nas suas músicas e esta é mais um exemplo disso.  Ele chega a referir algumas cidades que são conhecidas como capitais de moda.

 

06. U-NIVERSE (Cosmocorps)

 

O Ravi consegue um flow incrível com o seu rap nesta música, fiquei sem palavras. A faixa foge um pouco às restantes, no sentido em que através do seu som, conseguimos notar que transmite-nos um ambiente não tão alegre, comparada com as outras canções do EP.

Esta música pode certamente ser dedicada àquela pessoa que nos é especial. O Ravi transmite muito amor na letra, em frases como “in my dark life the colour that is you“.

Honestamente, a colaboração com o Rick Bridges deve ser a que menos gosto neste álbum.

 

07. HOODIE

 

Basicamente, esta descreve o que todos sentimos ao acordar, “que roupa vamos usar?“. O Ravi exprime o seu gosto por vários tipos de roupa, em vários tons diferentes mas que ao fim, o bom é o “HOODIE“.

O instrumental da música é bastante satisfatório, é animado mas ao mesmo tempo deixa-nos a sentir reconfortados e relaxados.

 

08. live – Bonus Track

 

A colaboração entre o Ravi e a Chungha tem sido das minhas preferidas nos últimos anos.

Atualmente o meu rapper preferido juntamente com uma das minhas cantoras a solo preferidas (ela e a Sunmi), tanto o Ravi como a Chungha mostram grande qualidade e dedicação numa faixa de sucesso.

O Ravi chega mesmo a cantar em dueto com a Chungha em vários momentos desta canção.  Adoro o quão bem estas duas vozes ficam bem uma com a outra e gostaria que esta música não fosse a única lançada por estes dois artistas fantásticos.

 

O EP a Nível Geral – Conclusão

O Ravi, neste EP, trouxe mesmo o seu “A-Game”, está mesmo fenomenal. Todas as músicas são uma diversão autêntica!

Na minha opinião, este álbum confirmou o Ravi como um dos grandes rappers K-Pop da atualidade! Não estou a dizer que é só por causa deste álbum pois já nos VIXX e em outras músicas a solo, o Ravi conseguiu mostrar os seus vários talentos.

As colaborações que ele fez com outros artistas mostram ser muito boas! Gostei em especial da “See-Through” com o Cold Bay e da “live” com a Chungha. No entanto não só de colaborações é composto este EP e as faixas a solo do Ravi são realmente soberbas.

Acho que tirando a última música, com a Chungha, todas as músicas presentes no álbum seguem o mesmo estilo. É claro que há aspetos que as diferenciam mas acabam por seguir todas a mesma linha o que é bom pois pode atrair um tipo específico de fãs e para quem esteja à espera de um só estilo musical, ficará muito agradado com isto.

Como eu adorava que o Ravi viesse numa tour à Europa enquanto estava a promover este EP…

 

As minhas músicas favoritas?

  • L.A.Y.E.R.E.D
  • See-Through
  • HOODIE

 

E vocês, o que acharam deste EP? Quais foram as vossas músicas preferidas? Comentem abaixo!

 

>> Para mais notícias sobre K-pop, clica AQUI!

 


Artigos relacionados

TXT – EP “The Dream Chapter: STAR” Análise K-Pop

TXT – EP “The Dream Chapter: STAR” Análise K-Pop

KNK – EP “S/S Collection” Análise K-Pop


 

0 comentário


Loading...

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.