REAL de Takehiko Inoue – Uma obra a ser valorizada

por Roberto Filho
REAL de Takehiko Inoue - Uma obra a ser valorizada

Alguma vez já foram sugados para dentro de uma obra? Quem sabe uma série, um filme, um manga ou um anime? Algumas vezes vejo-me sugado para dentro de algum universo, perdido nas suas maravilhas e possibilidades. Outras vezes sinto-me chocado em perceber uma realidade que sempre esteve ali, mas que até ao momento eu nunca havia percebido. Na minha última recomendação falei de Ao no Flag, hoje venho falar de REAL!

 

REAL de Takehiko Inoue – Uma obra a ser valorizada

REAL de Takehiko Inoue - Uma obra a ser valorizada

 

Takehiko Inoue, o mestre

Comecemos pelo início: Takehiko Inoue. Há duas coisas que precisamos saber sobre Inoue-sensei, primeiro: ele é um monstro; segundo: ele ama basquetebol. Conheci Inoue-sensei ao ler o clássico Slam Dunk, e caso não tenham lido, leiam, Slam Dunk é uma leitura obrigatória para amantes de Shounen e Basquetebol.

Além de Slam Dunk, Inoue também publicou Buzzers Beater e REAL, todos sobre basquetebol. Claro, o mestre também é o responsável por Vagabond, um dos maiores mangas já feitos, e não terminados. O motivo de eu falar que Inoue é um monstro é a sua arte, os desenhos de Inoue beiram ao ridículo! O realismo passado nos seus traços por diversas vezes assustam.

 

REAL de Takehiko Inoue - Uma obra a ser valorizada - Vagabond

 

REAL de Takehiko Inoue - Uma obra a ser valorizada - Slam Dunk

 

A realidade nua e crua

REAL não é qualquer história sobre basquetebol, caso o fosse eu poderia vir falar aqui do próprio Slam Dunk ou até de Kuroko no Basket. Para iniciarmos REAL é um Seinen, então o público dele é um público mais maduro, com uma história um pouco mais séria. Nela acompanhamos três personagens: Tomomi Nomiya; Kiyoharu Togawa e Hisanobu Takahashi.

Mas afinal o que faz de REAL algo assim tão bom? Bem, o tema! REAL não é somente um manga sobre basquetebol, ele é um manga sobre Basquetebol em Cadeira de Rodas! E isso é a coisa mais maravilhosa do mundo! Posso parecer um pouco empolgado, mas é assim que me sinto ao ler REAL. Se não bastasse este tema diferente, REAL trata sobre superação, sobre adaptar-se a uma situação e evoluir com ela.

 

REAL de Takehiko Inoue - Uma obra a ser valorizada - História

 

Estou a falar muito mas ao mesmo tempo não falei nada. Vou tentar organizar os meus pensamentos um pouco ao falar dos personagens. Nomiya é um jovem perfeitamente normal, mas por ser extremamente violento e impulsivo ele acaba por ser expulso do colégio e sofre um acidente de moto, deixando uma pessoa gravemente ferida. Togawa tem uma grave e rara doença, esta o fez perder uma perna. Ele encontrou no basquetebol motivação para viver. Takahashi era colega de sala de Nomiya, e também sofre um acidente mas, no caso dele, este perde os movimentos das pernas.

 

REAL de Takehiko Inoue - arte

 

Quando caímos, temos que levantar

De uma forma ou de outra os personagens ensinam-nos diferentes formas de superação e adaptação. Eu acho incrível com o ser humano é capaz de superar as próprias limitações. Na vida pode parecer que uma deficiência é a barreira a ser superada, mas REAL mostra que, às vezes, nós somos a maior barreira a ser enfrentada.

 

REAL de Takehiko Inoue - Emoção

 

Nomiya apesar de ser fisicamente perfeito está perdido na vida, sem estudo, sem emprego, sem um sonho para perseguir. Mesmo que lento, vemos Nomiya progredir e por diversas vezes vacilar, afinal de contas não melhoramos de um dia para o outro. Togawa tem muito bem definido o que ele quer, e a onde ele quer chegar, mas como fazer isso é o mais complicado! Já Tahakashi, bem talvez o dele seja o mais sofrido de ver, como ele está em reabilitação vemos ele lutar com a depressão, o desespero, a frustração. Para alguém que jogava basquetebol perder o movimento das pernas é um golpe difícil de aguentar.

 

REAL de Takehiko Inoue - uma história emocionante

 

O mundo é difícil para todos e não somente para os personagens principais, REAL tem diversos personagens secundários que recebem a devida atenção. A história fica riquíssima quando temos vários capítulos dedicados somente no desenvolver destes personagens secundários. Nada em REAL é superficial, tudo é detalhadamente contado e explorado.

 

REAL de Takehiko Inoue

 

 

REAL de Takehiko Inoue

 

Renovado para um novo dia

Chamem-me de louco, eu não ligo. Ler REAL deu-me um animo absurdo, estou num turbilhão de pensamentos sobre esta obra e sobre a realidade que ela traz. Diariamente vemos pessoas que, apesar de tudo, dão o seu melhor para superar os limites! E acho extremamente justo e bom quando essas pessoas também recebem um espaço nos mangas e animes. REAL me toca da mesma forma que Koe no Katachi tocou, é algo real, expresso nas páginas do manga.

 

REAL de Takehiko Inoue

 

Depois de um longo hiatus REAL voltou a ser lançado, está agora com 86 capítulos e a preparar-se para entrar num novo momento. Agora é a hora! Parem tudo que estão a fazer e vão ler REAL! Prometo que não irão se arrepender! Não prometo que irão gostar de todos os personagens, porque assim como pessoas normais, eles têm defeitos de carácter, porém tudo isso ajuda a trazer a realidade do manga.

 

REAL de Takehiko Inoue - superação

 

Já conheciam REAL? Já lhe deram uma hipótese? Os que já leram, o que acharam? E aqueles que agora irão dar uma chance, voltem a este artigo e comentem o que acharam! Eu vou ficar por aqui, não se esqueçam de seguir o ptAnime nas redes sociais!! Até à próxima!

 

Leitura recomendada:

REAL – Manga de Takehiko Inoue PROSSEGUE em Novembro

 

0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.