Realizadores Anime – Pagamentos Baixos em Projetos de Topo

por Pedro Costa

Foi uma semana difícil para a indústria anime.

Notícias sobre a P.A. Works cobrar uma taxa de uso de secretária para inbetween freelancers, desencadeou uma discussão sobre condições de trabalho.

Agora, dois proeminentes realizadores anime falaram sobre como o baixo pagamento não é algo que apenas afeta os animadores. Até os realizadores têm problemas em pôr o “pão na mesa”.

 

Realizadores Anime – Pagamentos Baixos em Projetos de Topo:

Mitsuo Iso criou e realizou a globalmente reconhecida série anime, Dennou Coil, em 2007. Ele revelou no Twitter que, apesar de a série ocupar um horário de destaque na NHK Educational TV, ele apenas lucrou 200,000 yen (~1700 euros), provenientes do projeto original.

 

Realizadores Anime - Pagamentos Baixos em Projetos de Topo

 

Dennou Coil foi elogiado pelos críticos e venceu prestigiosos prémios, como o Seiun Award, e foi homenageado no Japan Media Arts Festival.

 

 

Realizadores Anime - Pagamentos Baixos em Projetos de Topo

 

Sunao Katabuchi (realizador de Black Lagoon) desabafou sobre como ele lutou no seu mais recente projeto, o financiado por campanha pública Kono Sekai no Katasumi ni/In This Corner of the World, o qual estreia nos cinemas Japoneses este mês de novembro.

O projeto excedeu o seu objetivo de angariação inicial de 20 milhões de yen (~173,000 euros) em 181% (angariando cerca de 39 milhões de yen ou cerca de 338,000 euros) masKatabuchi partilhou como, em algumas ocasiões, ele estava tão falido que apenas conseguia contribuir com 100 yen (~90 cêntimos) por dia, para o orçamento de alimentação da sua família.

 

In This Corner of the World divulga Trailer Completo

 

Tal facto lança dúvidas sobre a teoria de que o modelo de crowdfunding pode, significativamente, ajudar a indústria anime, e explica o porquê de animes financiados desta forma serem ainda raros.

Apesar do crescimento que a indústria anime tem sentido nos últimos três anos, anedotas provenientes de elementos pertencentes à indústria, têm pintado um quadro bem negro ou, simplesmente, têm exposto como as coisas sempre se processaram.

 


Artigos Relacionados com a Indústria Anime


 

Fonte: GoBoiano

 

1 comentário


Loading...

Também deverás gostar de

1 comentário

Leandro Santos 12 Novembro, 2016 - 17:55

isto demonstra que esta industria é tão desigual como qualquer outra..

se bem que me custa a acreditar que alguns tenham ganho tão pouco dinheiro, uma coisa é ganharem pouco, agora referir que só podiam contribuir com 90 cêntimos custa-me um pouco a acreditar.

mas sim, a indústria tem que distribuir melhor os rendimentos senão corre um serio risco

Responder

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.