Relatório Indústria Anime 2017 – Valores atingem Recordes

por João Simões
Relatório Indústria Anime 2016 - Conclusões

A Associação de Animações Japonesas (AJA) publicou o seu “Relatório 2017 da Indústria Anime”, que examina as tendências da indústria em 2016.

 

Relatório Indústria Anime 2017 – Valores atingem Recordes

Relatório Indústria Anime 2017 - Valores atingem Recordes

 

De acordo com o relatório, o valor total de mercado para a indústria anime em 2016 foi de, aproximadamente, 14.8 biliões de euros, representando um aumento de 9% relativamente a 2015. Estes resultados continuam a tendência ascendente da indústria, que já em 2015 tinha apresentado uma subida de 12% relativamente a 2014.

Desde desse ano que a AJA atribui parte do sucesso da indústria à venda dos direitos de streaming na China e em 2013 o relatório denotou um incremento em eventos e exposições relacionados a anime, duas tendências que se mantiveram ao longo de 2016. A AJA afirma que estes valores são maioritariamente compostos pelas exportações, sendo que a China leva mais de metade desta percentagem.

 


Vendas de Blu-ray e DVD descem no Japão

Quanto Custas à Indústria quando Vês Anime Ilegalmente?


 

O relatório menciona que, apesar de resultados muito positivos, esta é uma possível bolha que poderá rebentar, levando ao declínio significativo. Isto deve-se às tensões geopolíticas que têm acontecido, bem como ao reforço da lei chinesa (de 2006) que proíbe a transmissão de animações estrangeiras durante horário nobre.

Outra grande percentagem dos valores é atribuída à ascensão de eventos como por exemplo: concertos, convenções, teatros, musicais, cinema, múseus e cafés de anime, mas não contabiliza o merchandise vendido nestes locais.

Por fim, o relatório menciona o sucesso de Kimi n na Wa (your name.) de Makoto Shinkai como um fator deste crescimento, sem descurar, claro, que a indústria já estava em crescimento antes do lançamento do filme.

 

Indústria Anime cresceu em 2015

Continua a crescer, continua!! – GIF de Shirobako

 

A AJA tem estado a publicar relatórios anuais desde 2009, quando a indústria anime estava em declínio.

 


Artigos Relacionados com a Indústria Anime


 

Fonte: Anime News Network

 

0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.