Sailor Moon Anime – Um Clássico Deslumbrante

8 Abril, 2017  Por Raquel Cupertino
0


Em 1992 estreou, ainda era eu uma bebé, a adaptação anime da obra mahou shoujo de Naoko Takeuchi: Bishoujo Senshi Sailor Moon. Mal sabia que esta seria uma das obras que marcaria irrevogavelmente a minha infância.

 

Bishoujo Senshi Sailor Moon – 1992

Sailor Moon Anime - Um Clássico Deslumbrante

 

Estreou em 1995 na SIC, no programa Buéréré, e mais tarde a TVI adquire a licença para transmitir a série no programa Batatoon. Tendo uma memória ridiculamente boa no que diz respeito à infância (seria fantástico que fosse igualmente boa em factos atuais… só que não), lembro-me praticamente das duas transmissões e o quanto Sailor Moon me marcou enquanto criança. Gonçalo continua a ser o meu nome preferido de rapaz e acredito que assim o seja… sempre! 

 

Sailor Moon Anime - Um Clássico Deslumbrante

 

Com a estreia de Sailor Moon Crystal, na euforia dos 20 anos desde a sua estreia, a onde de nostalgia regressou em força. Embrenhada nessa mesma onda, vi o primeiro episódio da nova série. Por expetativas excessivas ou não, terminei os primeiros com um misto de nostalgia e um toque de “bom mas não tão bom quanto o primeiro”. Claro que o facto de se tratar de uma adaptação de uma animação tão adorada quanto Sailor Moon teve o seu peso nas críticas que se seguiram. No entanto, terá sido só isso?

 

Sailor Moon Anime - Um Clássico Deslumbrante

Bishoujo Senshi Sailor Moon Crystal

 

Será que o novo anime perde apenas por ter sido uma adaptação de algo já muito bom? Ou será a primeira adaptação, de facto, melhor que a primeira? Terá sido a influência da ligação emocional à primeira adaptação decisiva para a cotação desta segunda?

Uma vez que “desisti temporariamente” de Sailor Moon Crystal, não conseguirei dar uma opinião concreta e minimamente justa sobre este ponto. No entanto, encontrei um artigo que poderá jogar a favor à opinião de que: Sailor Moon é mesmo muito bom!

 

Sailor Moon Anime – Um Clássico Deslumbrante

Por cortesia de ogatoketa11, foram partilhadas algumas imagens relativas aos cenários do clássico Sailor Moon, no website Kotaku, que gostaria de partilhar convosco.

 

Sailor Moon Anime - Um Clássico Deslumbrante

 

Estes são alguns exemplos dos cenários produzidos para a primeira adaptação Sailor Moon. Reparem no uso dos tons pastel, o quão bem estes se enquadram na demografia e género da série. Existe algo mais apelativo que um shoujo em tons rosa e pastel????

 

Sailor Moon Anime - Um Clássico Deslumbrante

 

Para os mais familiares com o manga shoujo clássico, o recurso a elementos ilustrativos de “brilho” são uma prática comum. As “bolhas de luz” que vêem acima são, sobretudo, uma manifestação visual do que a própria obra representa. Hoje em dia, infelizmente, já não é tão comum encontrarmos tantos efeitos 2D deste tipo.

 

Sailor Moon Anime - Um Clássico Deslumbrante

 

Exitem animações belíssimas com recurso às mais variadas técnicas de animação atuais. Contudo, o que encontramos nesta produção de cerca de 25 anos, é algo soberbo tendo em conta os recursos daquele tempo. Verdadeiras obras de arte que merecem a nossa admiração. Podemos afirmar com a certeza que, desde pequenos, assistimos a uma série de topo!

Sortudos, einh?

 

Sailor Moon Anime - Um Clássico Deslumbrante

 

É verdade, podemos dizer que somos pessoas bastante previligiadas. Nascida na orgulhosa década de 90, adoro poder me gabar de que assisti desde cedo ao melhor que a animação japonesa produziu. Sailor Moon Crystal tem o seu mérito ao tentar readaptar a obra original (desta vez sem censura ou filtro), e gostei do que assisti! Mas… Acho que não posso ser tão censurada assim em achar que o antigo tem outro encanto =)

Deixo-vos com algumas imagens de cenários divulgadas pelos fãs, no Twitter:


Escusado será dizer que os interiores possuiam, também, o seu encanto:

 


Artigo baseado no artigo do website Kotaku.

 


Queres comprar um t-shirt Sailor Moon original como a imagem abaixo? Sabe mais AQUI.

 

Comentários do Facebook









Também deverás gostar de




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


Outras Histórias
Capa Manga Prison School Volume 24 revelada! A Kodansha, editora da Weekly Young Magazine, já revelou aquela que será a capa do volume 24 da manga Prison School (Kangoku...
Partilhas