Sakasama no Patema | Análise

por Raquel Cupertino
Top 22 Filmes Não Ghibli para Ver em Família

Sakasama no Patema é um filme dos conceituados Studio Rikka, com estreia em 2013. Numa época onde as distopias estão em voga no universo cinematográfico Europeu, Sakasama no Patema surge como uma pérola nipónica para os apreciadores do género.

Os dois mundos diferentes à primeira vista, mas extremamente semelhantes quanto à conduta pouco humana que exercem, criam um plano maior para um conjunto de situações fáceis de caminhar para um clímax que tudo tem para ser surpreendente.
A precariedade criativa humana e a formatação geracional transcritas pelos protagonistas representam o que de melhor e pior possui a obra. O início linear da narrativa por intermédio da introdução progressiva das personagens, guia-nos num mar de descoberta, e um pouco de frustração, para uma roda-viva de acontecimentos consecutivos e simultâneos.

 

Sakasama no Patema filme Ambiente gif

 

Sakasama no Patema | Enredo

Patema vive por baixo do solo, por entre túneis de um antigo e há muito abandonado, enorme complexo industrial. Embora seja uma princesa, ela rejeita as regras limitantes impostas pelo seu clã. Um dia, ao explorar uma zona proibida, ela dá de caras com uma estranha criatura, semelhante a um morcego, e durante a fuga, cai num precipício. Este enorme buraco, em plena “área proibida” dá acesso a um novo mundo à superfície, mundo este onde a física é invertida e se ela não se segurar, “cai” para o céu e perde-se para sempre.

Age é um estudante no mundo da superfície, uma sociedade totalitarista em que a população é formatada de modo a submeter-se à ordem e regras do “estado” e a odiar os “pecadores que caíram no céu”. Quando ele encontra Pantema presa a uma vedação a implorar-lhe para a ajudar, Age decide ajudá-la e saber mais sobre o “tão odiado ser invertido”. Juntos unem o seu peso para competir contra a gravidade e contra o mundo atual.

 

Sakasama no Patema filme imagem 1

 

O que de melhor podemos encontrar em Sakasama no Patema?

O filme possui boas personagens e uma forte componente dramática. Contudo, com a exceção do conceito do enredo e do ambiente, tudo o resto é pobremente explorado. As expetativas devem ser por isso comedidas.

Sakasama no Patema possui uma agradável cinematografia de ficção científica, no entanto tudo o resto é adereço. Ou seja, o que deveria ser o foco narrativo é um adorno de um plano maior, que no final é o que mais nos marca. Resumidamente, a obra faz-nos perder nela mesma, sentimos-nos confusos, desorientados, mas ao mesmo tempo, presos ao ecrã. Os duplos significados são uma constante e a complexidade da obra vai para lá de toda a beleza e divertimento que esta nos oferece.

 

Sakasama no Patema filme personagens gif

 

Mas afinal do que se trata Sakasama no Patema?

No início tudo leva a entender que se trata de um romance sobre os protagonistas da saga, contudo não o é. Quem assistir com a expetativa de que desfrutará de um amor impossível ficará desiludido.
O objetivo é encarar a obra como um original em aberto, sem ideias, expetativas, ilusões, para poder absorver todo o sumo que esta nos fornece. Até porque só assim pode ser, afinal temos pouco mais de hora e meia para absorver uma quantidade substancial de personagens e ainda mundos, ou direi universos?!

 

Sakasama no Patema filme Imagem 3

 

Posto isto, serão as personagens desenvolvidas?

Não, infelizmente não passam a linha dos clichés fáceis de causar impacto e ligação com o espetador. Acabamos por gostar delas não porque nos transmitem algo de novo, mas porque a ligação num ambiente de distopia é propícia para acentuar o vinculo entre espetador e miúdos revolucionários de espírito livre.

 

Sakasama no Patema filme gif 1

 

Sakasama no Patema | Ambiente

A animação é boa, consistente, e com uma transição bastante agradável entre a animação 2D e a 3D. Nota-se um conhecimento sublime na utilização dos planos de câmara e gestão de imagem, pelo que é certo muitos rodopios e movimentos de cabeça instantâneos enquanto tentamos acompanhar as várias perspetivas apresentadas ao longo da obra.

 

Sakasama no Patema filme Ambiente

 

Os cenários são outro ponto de enorme destaque: são simplesmente deslumbrantes. Afinal esta obra é conhecida por isso mesmo: as maravilhosas imagens de céu! A luz e coloração varia consoante o “mundo” em questão, conseguindo transmitir visualmente as características base da premissa. Tendo em conta que o ambiente é parte integrante da narrativa, os pormenores são dotados de significado e relativamente bem construídos. A fotografia e design são sem dúvida o ex-libris da franquia, dotados de identidade própria e força capaz de contar só por si, a história.

Ainda assim, a animação não é extraordinária, nem a fluidez acima da média. Tudo é bom, muito bom em determinados pináculos narrativos, no entanto nada de extraordinário.

 

Sakasama no Patema filme gif 2

 

A banda sonora possui boas faixas, sons e melodias que transmitem tranquilidade, sendo que o tema oficial é realmente muito bonito. Todavia, com a exceção da mesma, tudo o resto não passou do vulgarmente utilizado em obras do género. O ponto de destaque neste quesito é protagonizado na comédia proveniente da boa colocação da melodia. A paródia é instalada em pequenos momentos que nos permitem desfrutar e relaxar sob o clima de tensão e exasperação explorado pelo filme.

 

Sakasama no Patema filme cenario

 

Sakasama no Patema | Juízo Final

No panorama geral, Sakasama no Patema é uma obra épica, não pela qualidade absurda da mesma como um todo, mas pela premissa engenhosa e deslumbrante. Tudo o resto não passa de um conjunto de elementos amenos comparativamente com o fio condutor principal. A obra deve, indubitavelmente, constar nos reportórios dos amantes de cinema e anime. A narrativa é surpreendente, original, consegue pegar em vários temas e elementos da literatura de ficção científica e desenvolvê-los em paralelo com um universo social pesado. O drama não é demasiado forte, no entanto não deve ser encarado de forma leviana, uma vez que é repleto de segundos significados, podendo toda ela ser considerada uma analogia maior. É uma obra que deverá ser apreciada com mente e espírito preparados para absorver e gozar da animação com a sua total força.

 

 

 

0 comentário


Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.