Sakurako-san no Ashimoto | Análise

por Raquel Cupertino

Título: Sakurako-san no Ashimoto ni wa Shitai ga Umatteiru
Adaptação: Light Novel
Produtora: TROYCA (Aldnoah.Zero)
Géneros: Mistério
Ficha Técnica: Disponível

 

Sakurako-san no Ashimoto | Opening

“Dear answer” – TRUE

 

Sakurako-san no Ashimoto | Enredo e Personagens

Shoutarou é um estudante do secundário com um hobby bastante peculiar: o de auxiliar a osteologa Sakurako. Na casa dos 20 anos, Sakurako é uma bela mulher, oriunda de uma família rica e fascinada por ossos. Os seus dias variam entre reconstruir espécimes mortos… e resolver casos misteriosos.

 

Sakurako

 

Nome completo: Sakurako-san no Ashimoto ni wa Shitai ga Umatteiru ou A Corpse is Buried Under Sakurako’s Feet (O corpo enterrado sobre os pés de Sakurako). O título é a visão espelhada do que esta obra nos proporciona, um mar de mensagens e alegorias subentendidas ao longo de toda a série. Sakurako-san no Ashimoto é por excelência uma obra de mistério e policial como há poucas, e vamos por isso explicar um pouco do que podemos encontrar nela.

 

Sakurako-san no Ashimoto ni wa Shitai ga Umatteiru - Sakurako

 

Sakurako-san no Ashimoto ni wa Shitai ga Umatteiru – Um Seinen de Mistério

Um seinen policial/mistério é raro, contudo se vos falar de Detective Conan, o número de leitores a gritar “eu conheço” sobe exponencialmente. Pessoalmente, foi uma das minhas animações preferidas em jovem adolescente e encaro-a como um exemplo do género na animação japonesa. Mas agora imaginemos o mistério, a procura e a resolução de casos complicados e repletos de artimanhas, mas produzido para um público mais adulto. Sem censura, com carga dramática exacerbada e uma abordagem profunda sobre filosofias como a vida e a morte – isto é Sakurako-san no Ashimoto ni wa Shitai ga Umatteiru.

 

Sakurako-san no Ashimoto ni wa Shitai ga Umatteiru - Ambiente Epi 1

 

A sua estrutura é semelhante às demais dentro do género, para os amantes de séries ocidentais de mistério/policial, não ficarão surpreendidos pelo desenvolvimento quase episódico do enredo, onde pequenos pormenores são inseridos para a formação de um plano maior. Um guia até ao derradeiro vilão começa a ser montado como um puzzle, onde o mais difícil é encontrar as peças largadas caprichosamente nas entrelinhas de mais um caso a ser resolvido pelo casal de investigadores.

 

Sakurako-san no Ashimoto ni wa Shitai ga Umatteiru - explicacao

 

Sakurako-san no Ashimoto | Ambiente

O estúdio Troyca trata-se de um estreante comparativamente aos demais estúdios, tais como Bones ou Kyoto Animation, mas com uma noção e compreensão de como trabalhar narrativa + animação acima da média. Basicamente conseguiu o que muitos não conseguem com recursos chorudos. Produziu algo coerente, com um ambiente harmonioso e repleto de mensagens visuais concordantes com o enredo. Tudo foi meticulosamente escolhido, e inclusive as alegorias visuais foram retratadas com um cuidado que nos fazia babar por mais um mistério, mais uma resolução, mais uma morte.

 

Sakurako-san no Ashimoto ni wa Shitai ga Umatteiru - Ambiente Epi 6

 

A riqueza de cores foi explorada com a sobriedade exigida pela obra em questão. Além da fluidez da animação, escusado será dizer que o design, fotografia e cenários foram igualmente muito bem produzidos e em harmonia com a narrativa. Os planos da câmara produziram um efeito cinematográfico belíssimo, e para melhorar, a emoção era também ela pintada sob o cenário envolvente, potenciando ao máximo as emoções que o enredo poderia proporcionar.

 

Sakurako-san no Ashimoto ni wa Shitai ga Umatteiru - Ambiente 2

 

A banda sonora teve tanto de bom como de mau, se tiverem a sorte de serem totalmente imergidos no universo de Sakurako-san no Ashimoto, talvez vos passe despercebido, se por outro lado se virem cativados pelo som envolvente poderão ter algumas surpresas. Infelizmente, nem sempre foi bem colocada e sobretudo a conjugação do tipo de música com o momento não foi bem conseguida.

Para salvar e demarcar indubitavelmente a obra, a banda sonora criou uma verdadeiro “tema musical da franquia”. Há sonoridades que onde quer que as ouvimos reconhecemos e associamos desde logo a determinada série, e Sakurako-san no Ashimoto conseguiu fazer essa proeza.

 

 

Sakurako-san no Ashimoto | Juízo Final

Sakurako-san no Ashimoto foi uma das agradáveis surpresas da temporada de outono de 2015. Depois do primeiro episódio a sensação que ora poderia dar muito certo, ora tremendamente errado foi deixada bem patente. Contudo, os episódios seguintes vieram dissuadir toda e qualquer ideia mais negativa quanto ao enredo e construção.

A qualidade da série mantém-se na sua generalidade constante, com alguns episódios particularmente deliciosos do ponto de vista da conjugação visual e narrativa (ressalvo o episódio 6).

Em suma, é um must see para qualquer fã do género mistério e policial. A série é bastante boa e consegue surpreender do início ao fim. Há falhas e lacunas que se desejam resolvidas numa nova temporada, no entanto, no panorama geral aconselho.

 

 

 

0 comentário


Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.