SAO Alicization – War of Underworld 2 – Análise

por Roberto Filho
SAO 2020 imagem de destaque

Parece que foi ontem que falei minhas primeiras impressões de SAO Alicization – War of Underworld 2. Sendo que este é o anime mais curto que acompanhei nesta temporada e o último “primeiras impressões” que fiz. Sword Art Online desenrolou-se de uma forma esperada, mas com muitas surpresas! Agarrem seus AmuSphere e Link Start!

 

Bercouli - SAO Alicization – War of Underworld 2 – Análise

 

SAO Alicization – War of Underworld 2 – Análise

Neste ponto fica difícil de resumir a história de SAO. Se há alguém aqui que não conhece a história de SAO, volte às outras análises aqui do ptAnime, será o suficiente para entender a grande confusão em que WoU se encontra! Kirito ainda em estado vegetativo, Shinon e Leafa a entrar em cena! Da mesma forma que tudo parece solucionar-se, nada está resolvido!

War of Underworld passa por um grave problema de “montanha russa”. Começamos a temporada com novos heróis a juntar-se ao grupo, para logo em seguida as coisas ficarem difíceis de novo. Para então, novos heróis aparecerem, desta vez Silica, Klein e todo o grupo de ALO, para o quê? Exato! Novamente as coisas voltarem a ficar difíceis, pois mais player invadem Underworld.

Temos então mais dois momentos de alívio, Eiji e Yuna, ambos de Ordinal Scale, aparecem para auxiliar Asuna.  Mas como eles aqui são somente um extra, de nada adianta. Após isto Yuuki, de Mother’s Rosario, também aparece, somente como um “espírito” a dar forças a Asuna. E novamente não adianta. O anime fica num, aparente, eterno ciclo de esforço e derrota. Isto até Kirito acordar.

 

Asuna Klein Sword Art Online Alicization War of Underwolrd

 

O grande herói

Por questões óbvias, até Kirito recuperar-se do seu estado vegetativo, nada é resolvido. Do instante em que ele acorda, até o final, é tudo muito rápido e estranho. De repente, as leis de Underworld não se aplicam mais a ele, voar, recuperar partes do corpo, usar qualquer comando do sistema. Kirito torna-se um player de nível superior aos avatares de Asuna, Shinon e Leafa, estas que usam avatares dos deuses.

Por fim, Kirito enfrenta Gabriel numa batalha digna de Dragon Ball Z. Ambos voam o tempo inteiro, Gabriel nitidamente teve várias formas, parecia até um Zamasu no final de tudo. E bem, Kirito termina com a sua própria versão da Genki Dama, após receber o “pensamento e energia” de todos. Não acho que foi mau, pelo contrário, gostei bastante, mas foi sim, bem diferente de tudo que vimos até então em SAO.

 

Gabriel Kirito Sword Art Online 2020

 

200 anos num piscar de olhos

O desenrolar final da história serve somente para frustrar o telespectador. Alice é retirada de Underworld, tornando-se a primeira IA “perfeita”. Kirito e Asuna ficam presos em Underworld, por um período de 200 anos. Período este que Fluctlight algum deveria aguentar, mas o deles aguenta. Após voltarem ao mundo normal, Kirito e Asuna têm as suas memórias destes 200 anos apagadas.

Alice, como uma IA perfeita, recebe um corpo robótico, idêntico ao seu corpo em Underworld. Aqui abre-se uma discussão muito interessante que ainda não foi bem explorada mas, certamente, o será no futuro. Sendo Alice um IA perfeita e tendo raciocínio semelhante ao de um humano, deverá ela considerada humana ou robô?

Além desta “pergunta” que fica em aberto temos mais um mistério. Higa, um dos cientistas responsáveis pelo Underworld, realizou um backup da Fluctlight de Kirito, um backup com os 200 anos de Underworld nele. Este backup, uma Fluctlight completamente independente de Kirito, decide “proteger” o Underworld. Proteger do quê? Dos humanos? De outra ameaça?

 

Kirito e Asuna War of Underworld SAO Alicization – War of Underworld 2 – Análise

 

A história que nunca acaba

Para finalizar tudo com chave de ouro Alice recebe uma mensagem misteriosa. Esta mensagem revela o IP para que possa entrar (fazer log in) em Underworld, assim Kirito, Asuna e Alice entram em Underworld. Quando realizam este log in eles veem-se no espaço, à distância é possível ver o “planeta Terra” que na verdade é  Underworld. Eles então percebem duas naves espaciais, dois jatos na verdade, essas naves estão a batalhar contra um monstro espacial e os três heróis as auxiliam nisto.

Este final foi tão estranho, fora de qualquer coisa que eu poderia imaginar, que fui obrigado a recorrer à Light Novel. Não era possível aquele ser o final, deveria haver alguma informação que o anime ocultou, correto? CORRETO? Bem. Para minha surpresa, a Light Novel termina exatamente assim! Até mesmo as falas finais e a imagem de Kirito a abrir uma porta, encontram-se na Light Novel. De facto há um pouco mais de informação como a apresentação dos pilotos das naves e em como os Pilotos da Integridade eram conhecidos como os Cavaleiros da Integridade. Ou seja, na Light Novel a coisa é um pouco mais fluida, mas as informações são igualmente escassas.

 

Kirito e Alice Sword Art Online

 

SAO Alicization War of Underworld 2 – Julgamento Final

Em um arco cheio de altos e baixo Sword Art Online saiu muito do que era o seu foco inicial. Iniciando-se como um anime onde pessoas presas dentro de um jogo precisavam sobreviver e, finalizando como um anime sobre IA e “criação de vida”. Certamente SAO está a ir por um caminho que não agrada a todos. Para mim as coisas vão bem, mas não tanto assim.

Como fã de SAO entendo o que está a acontecer e ainda gosto bastante da história! Fico agora à espera da próxima adaptação, pois a Light Novel ainda não terminou! Até lá, teremos Progressive, que certamente dará uma nova vida à franquia! O que vocês acharam de Sword Art Online: War of Underworld 2?

 

 

0 comentário


Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.