SAO – Reki Kawahara fala sobre Personagens Femininas

por Usagi Wright
SAO - Reki Kawahara fala sobre Personagens Femininas

O autor da tão conhecida obra Sword Art Online afirmou ter mudado de opinião no que diz respeito à escrita de personagens femininas, depois do feedback que recebeu em eventos fora do Japão.

 

SAO – Reki Kawahara fala sobre Personagens Femininas

SAO - Reki Kawahara fala sobre Personagens Femininas

 

Numa entrevista que foi publicada no Dengeki Online, o autor Reki Kawahara sentou-se com a artista Nio Nakatani do mangá Bloom Into You e a voice actress Ai Kayano (que dá a voz à Alice em Sword Art Online e à Sayaka em Bloom Into You) para discutir os seus pensamentos no trabalho um do outro.

Kawahara e a Nakatani professaram admiração pelo trabalho um do outro, onde a Nakatani comentou que gostava do facto das personagens femininas de Sword Art Online serem fortes. O Kawahara respondeu aqui que as personagens femininas irão ter mais voz sobre a sua própria história e vida de agora em diante.

Quando a voice actress Kayano perguntou o que desencadeou tal decisão, o Kawahara partilhou uma visão da sua mentalidade em evolução como autor. Ele disse que quando teve presente em eventos no exterior do Japão, recebeu feedback pela sua escrita e chegou à conclusão de que deveria escrever histórias de forma “politicamente correta” até certo ponto. Por esta razão, ele está a tentar dar mais voz às personagens femininas para que tenham mais poder de decisão sobre a sua história.

 

Sword art online e Bloom into you entrevista a reki kawahara

 

O Kawahara disse que as palavras de género neutro “protagonista” e “antagonista” são utilizadas no exterior, em vez das palavras de género “herói” e “heroína”. Ele disse que concorda que o género de um personagem não deve determinar o seu papel na história e que é errado tratar personagens femininos como troféus.

Neste ponto, houve alguma discussão sobre como a palavra “heroína” é usada no Japão. A Nakatani disse que acredita que a palavra é utilizada para se referir a personagens femininas que funcionam como motivações para o protagonista. O Kawahara afirmou que uma coisa que ele admira sobre o mangá yuri é que ambas os personagens de um casal yuri assumem o papel de “protagonistas” e motivam-se mutuamente, em vez de uma personagem feminina ser relegada ao papel de “heroína”.

Embora ele tenha tentado dar às suas personagens femininas mais poder de decisão, o Kawahara enfatizou que não iria subestimar a presença do Kirito na história. Ele só quereria incluir mais partes na história onde as personagens femininas vivessem as suas vidas separadas do Kirito.

Quando a Nakatani comentou que considera que as personagens femininas já exibem este poder de escolha e que não existiria um problema com elas, desde que as partes de “donzelas em perigo” fossem removidas do enredo, o Kawahara insistiu que quando começou a escrever Sword Art Online, não tinha tais questões em mente. Por causa disso, ele confirmou que as raparigas em volta do Kirito continuaram a aumentar sem pensar no papel que desempenhariam.

 

 

Na mesma entrevista, o Kawahara também revelou que é um grande fã de mangá yuri e do mangá Bloom Into You em particular. Ele disse que o mais próximo chegou de escrever yuri foi o relacionamento da Yuuki e da Asuna no arco “Mother’s Rosario” embora não conte isso como yuri uma vez que relacionamento era platónico entre as duas. O autor de Sword Art Online disse que gostaria de escrever uma história romântica entre raparigas, um dia.

O Kawahara já havia falado da sua percepção sobre as falhas que tinha quando iniciou a escrita. Em dezembro do ano passado, ele pediu desculpas às voice actress dos personagens Tiese e Rondo pela rude experiência que elas tiveram ao dar voz a vítimas de abuso sexual. Ele também explicou que a abundância excessiva de agressão sexual como um dispositivo de enredo na sua escrita foi devido às primeiras influências como autor e que preferiria não usar violação para expressar a catarse hoje em dia.

 


Sword Art Online: Alicization – Artigos Relacionados

Sword Art Online: Fatal Bullet – Análise Playstation 4

Gostos devem Evoluir!


 

Fonte: Anime News Network

 

Comentários via Facebook
0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.