As coisas estão longe da normalidade no Japão, mas os esforços dos profissionais de saúde e o facto dos cidadão estarem a fazer o seu melhor para permanecerem em casa levaram a uma redução de casos em Tokyo e demais locais.
Entretanto, parece que os seiyuu (atores vocais de anime), que em larga medida estiveram em standby durante os primeiros dias da crise, estão aos poucos a voltar ao trabalho.
Quem o diz é Matsuo Yamaguchi, também conhecido como Kappei Yamaguchi, a voz de Usopp (One Piece), L (Death Note), Shinichi Kudo (Detective Conan) e de muitas outras personagens icónicas.
Seiyuu atualiza sobre estado atual da indústria – COVID-19:
少しずつ僕らの仕事も再開されだしてるけど、この状況下なものでひとりでの収録がほとんど。
登場人物の数に関わらず、ガヤ録りも一人ずつやらなきゃいけないモノもあるそうで。
一つの作品録り終わるのにどんだけの時間が掛かることやら
仕事が再開したら再開したで、スタッフさんの身体が心配です— 山口勝平 (@ENma_Dororon) May 13, 2020
Yamaguchi escreveu no Twitter que:
O nosso trabalho está a recomeçar pouco a pouco, mas estamos, maioritariamente, a gravar as nossas interpretações um de cada vez.
No Japão, as sessões de gravação são, tipicamente, feitas numa sala grande com vários seiyuu ao mesmo tempo, de forma a que consigam interpretar em resposta à performance dos seus colegas. Este método serve também para acelerar o processo.
(Dêem uma vista de olhos ao vídeo abaixo para verem um exemplo disto.)
https://www.youtube.com/watch?v=gHNtGTu_sEc
Yamaguchi prosseguiu dizendo:
Demora mesmo muito tempo fazer a gravação para apenas uma série.
O seiyuu seguiu a afirmação com o emoji de suor. Depois, expressou preocupação pelo bem estar dos membros das equipas técnicas que estão a trabalhar nas séries.
Tudo isto dá a entender que criar um anime na situação atual é um acto de equilibrismo delicado, entre tentar seguir em frente enquanto se tenta manter em segurança todos os envolvidos.
Artigos relacionados:
- Hayao Miyazaki – Produção do Novo Filme não afectada pela COVID-19
- Eiichiro Oda fala sobre efeito da COVID-19 em One Piece
- Lista de Anime e Manga afectados pela COVID-19
Fonte: Otaku USA Magazine (artigo por Matt Schley)