Será Magic: The Gathering Animated Series uma Série Anime?

por João Simões
Será Magic: The Gathering Animated Series uma Série Anime?

No dia 2 de junho, a Netflix publicou uma press-release a anunciar que estão a unir forças com os irmãos Russo (Captain America: The Winter Soldier, Avengers: Infinity War), com a Allspark Animation (My Little Pony: Friendship Is Magic) e com a Wizards of the Coast (Magic: The Gathering) para produzir a primeira série animada do globalmente famoso jogo de cartas (trading card game) Magic: The Gathering.

 

Será Magic: The Gathering Animated Series uma Série Anime

 

Nesta detalhada press-release é-nos revelado, além do acima mencionado, os seguintes detalhes sobre a sua produção:

  • Os irmãos Russo vão supervisionar a criação de todas as linhas narrativas, com especial atenção em expandir as histórias dos Planeswalkers;
  • Além do cargo de supervisão narrativa, os irmãos Russo serão Produtores Executivos;
  • Na equipa de animação estarão presentes talentos que fizeram parte de projetos como: Into the Spider-Verse, Batman: The Animated Series, Star Wars: The Clone Wars, Firefly, Agent Carter, Ultimate Spider-Man e os filmes The Lego;
  • O estúdio Octopie estará encarregue da supervisão da animação da série, sendo que Todd Makurath, Eric Calderon e Dave Newberg estarão encarregues da Produção. Mike Larocca e Isaac Krauss serão Produtores Executivos;
  • Henry Gilroy (Star Wars Rebels, Star Wars: The Clone Wars) e Jose Molina (The Tick, Agent Carter) serão os Escritores-Chefe, e também estão creditados como Co-Produtores Executivos;
  • Yoriaki Mochizuki está creditado como Supervisor-Chefe e como Co-Produtor Executivo;
  • A animação da série será desenvolvida pela Bardel Entertainment.

 


Press-Release na integra: Netflix


 

A partir desta origem começaram a nascer diversos artigos, nacionais e internacionais, a noticiar que a franquia de Magic: The Gathering iria receber uma adaptação anime. Provavelmente uma (ou mais fontes) terá colocado Anime no título e a partir daí foi efeito “bola de neve”.

Se até agora não é óbvio que não estamos perante uma série de anime, vou tentar deixar ainda mais claro:

Será Magic: The Gathering Animated Series uma Série Anime?

Vamos a isto!

 

A própria Netflix, como produtora, faz essa distinção no decorrer da press-release. No momento do anúncio a Netflix escreve “Animated Series” para designar esta produção:

Mais à frente, a Netflix contextualiza o seu catálogo de animação, falando dos títulos Anime e dos títulos que são Animated Series:

Parece-me óbvio que estamos bem longe de poder atribuir a designação de anime a esta produção.

Poderá acontecer de, no futuro, podermos alegar que a animação, design e narrativa se assemelham a Anime e aí iniciar a discussão do poder, ou não, ser contabilizado como anime. À semelhança de casos como Avatar: The Last Airbender e Castlevania.

Todavia, se ainda não existem imagens nem teasers, estamos longe dessa conversa.

No caso de acharem que estou a exagerar, convido-vos a escrever as palavras-chave “magic the gathering anime” no Google. Vejam a quantidade de sites que estão a tratar esta adaptação como anime. Alguns deles são entidades com reputação e credibilidade.

 

Reacção do Sato depois de fazer a pesquisa.

 

Este é apenas mais um caso que demonstra o quão fácil – e rápido – é espalhar desinformação. Deixo, mais uma vez, este apelo, tanto a escritores como a leitores: tenham cuidado com as fontes que usam para noticiar ou para ler. O combate à desinformação parte primeiramente de quem escreve, mas, de seguida, parte de quem lê.

Se se continuar a dar visualizações a sites que usam e abusam dos leitores desatentos, será cada vez mais difícil tanto informar corretamente como andar corretamente informado.

 

Para finalizar deixo esta imagem que comunica e resume muito bem esta problemática. A imagem foi retirada de um Twitter que noticiou esta adaptação como anime. Nela pode ler-se a conversa entre dois comentadores:

Tradução:

“Que parte desta produção, desde realizadores a estúdio de animação, faz dela um anime?”

“Já lá vão os anos 90, anime é agora uma palavra usada para marketing.”

 


Relativamente à problemática da Desinformação recomendo as seguintes visualizações:


 


Já conheces a nossa loja!? Não?

Clica na imagem abaixo para ver mais 🙂Lista Anime Primavera 2019


 

Comentários via Facebook
0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.