Exchange Hellos and Goodbyes
Chegou o dia do tão aguardado torneio de Karuta que dá acesso aos campeonatos nacionais deste desporto. Os Mizusawa High, equipa de Chihaya e companhia, está, como nós sabemos, pela primeira vez neste tipo de torneios onde surgem equipas já com bastante experiência. Como se já não bastasse, Tsutomu ainda cria um grave problema no interior da equipa. No meio de situações tão complicadas como estas, veremos se os Mizusawa já têm o espírito de equipa necessário para as superarem.
Galeria de Imagens: Chihayafuru | Episódio 10
[pp_gallery gallery_id=”25526″ width=”230″ height=”150″]
Ultrapassada a fase da recruta de membros para tornar o clube de Karuta oficial e de um treino exaustivo, este episódio número 10 traz-nos finalmente aquilo que já era previsível há vários episódios atrás, e que nos deixou desde logo ansiosos por ver. Falo, como é óbvio, da primeira participação do clube de Karuta criado por Chihaya e Taichi num torneio a sério.
Nesta primeira competição vai estar em jogo o acesso aos nacionais de Karuta que Chihaya tanto anseia alcançar, para assim poder reencontrar Arata Wataya. Como já disse, os progressos dos nossos amigos serão seriamente postos à prova, assim como o seu espírito de equipa que inicialmente não será o melhor. Isto porque particularmente Tsutomu vai ter grandes dificuldades em conquistar uma carta diante dos seus adversários e, por consequência, ganhar um jogo para ele não passa de uma miragem.
Desmotivado, o rapaz irá abandonar a equipa temporariamente. A concentração dos outros elementos no torneio era tão grande que nem se aperceberam do problema de Tsutomu. Os Mizusawa High partem assim para as meias finas com menos um elemento, ou seja, um dos cinco jogos está automaticamente perdido. Tudo parecia estar controlado já que Tsutomu é dos mais fracos jogadores da equipa. Pois, parecia! A verdade é que quando os outros tiveram conhecimento, a moral e a concentração da equipa ficou abalada. Como se já não bastasse, ainda tinham pela frente um adversário bem barulhento e auto-motivador.
Automaticamente, nesta altura começamos a pensar no cliché, “Quando eles estiverem quase a perder o Tsutomu aparece e eles viram o jogo”. Não é bem isso que acontece! Eu chamar-lhe ia um “meio-cliché”. Isto porque quem consegue “injetar” tranquilidade na equipa, quando tudo parecia perdido, é Taichi. Aí as coisas começam a virar para o lado dos Mizusawa. Agora sim, vem o típico acontecimento. Tsutomu aparece na sala do jogo para dar apoio a Chihaya, que tem no seu duelo de Karuta a esperança de levar a equipa à final.
De realçar também neste episódio a roupa das personagens. Kanade conseguiu convencer os elementos da sua equipa a usarem Hakamas durante a competição e, portanto, temos um vestuário diferente daquele a que estamos habituados a ver.
Como também já é hábito, sempre que o nome de Arata vem à baila nas conversas entre Chihaya e Taichi a tensão entre estes dois aumenta e o mistério sobre o que irá acontecer a este triângulo amoroso (Arata, Chihaya, Taichi) também. Sem saber o que nos reserva os próximos episódios, a verdade é que Chihayafuru tem estado a grande nível e esperemos que continue assim. Venha a final do torneio!