Chihayafuru | Episódio 17

por Renato Sousa
Chihayafuru - Chihaya Ayase

World Offers No Escape

Este episódio de Chihayafuru parecia ter como principal objectivo o recrutar de novos membros para o clube de Karuta. Contudo, como os resultados não foram os esperados este girou num outro sentido.

 

Galeria de Imagens: Chihayafuru | Episódio 17

[pp_gallery gallery_id=”25533″ width=”230″ height=”150″]

 

Depois do recap que foi o capítulo anterior, este começou da melhor maneira. Tudo graças à prova de estafeta que decorreu na Escola Secundária de Mizusawa, onde participaram vários grupos desportivos (ténis, basebol, etc..) e um “não-desportivo” (Karuta, quem mais poderia ser?).

Curiosamente, os testemunhos não foram aqueles a que estamos habituados a ver nestas provas, mas sim os objectos representativos dos vários clubes. Chihaya e companhia por exemplo passavam uma carta entre si, os de ténis a raquete e por aí adiante.

Para nossa grande surpresa, a prova foi ganha pelos nossos amigos. Seria de esperar um bom resultado porque senão esta cena provavelmente nem apareceria, mas a vitória seria difícil. A verdade é que com muito esforço esta foi alcançada e o que se pretendida foi conseguido, fazer publicidade ao clube e, mais do que isso, provar que o Karuta afinal também pode ser considerado um desporto.

Segundo o que as cenas seguintes relataram, a vitória ainda conseguiu trazer alguns curiosos até ao clube, mas estes parece que se assustaram com a exigência do jogo. Uma última palavra para a prova de estafeta, esta foi incrivelmente agradável de se ver, não só pela parte original da passagem do testemunho como também pelo desempenho das nossas personagens queridas noutras actividades que não o Karuta.

Falhada a parte da recruta, com uma pequena reunião liderada por Taichi chegou-se à conclusão que cada um se devia focar um pouco mais nos seus objectivos individuais, tendo em conta os próximos torneios. Aqui não podia deixar passar a parte do telefonema da “namorada???” de Taichi a terminar a relação. Penso que, tal como eu, já ninguém se lembrava dela. Afinal, esta apareceu para aí no episódio 5 ou 6 e nunca mais deu de si. Parece que também já não havia por ali nada de especial dado que Taichi nem pestanejou perante a decisão da rapariga.

Mas se ainda haviam dúvidas sobre este assunto, elas desvaneceramm-se logo nos momento seguintes entre Chihaya e Mashima. Através de uma reflexão interior do rapaz é possível confirmar que este está apaixonado por Ayase, mas é incapaz de lho dizer.

As cenas seguintes trazem-nos de volta os torneios de Karuta. Mais concretamente, um torneio de Classe B onde Taichi e Nishida marcam presença e encontram-se por coincidência, já que nenhum deles tinha prevenido o outro sobre a sua participação. Nesta cena temos de volta Hiro Kinashi, membro dos Hokuou Academy. Nenhum dos dois membros dos Mizusawa vence o torneio portanto ainda nada de classe A para estes dois.

Enquanto decorreu este torneio, Chihaya também não quis estar parada e decidiu ir treinar no clube de Karuta pelo qual o Dr. Harada é responsável. O próprio chama a atenção da rapariga para o seu estilo de jogo e diz a esta para deixar de conquistar cartas através da sua velocidade, o que deixa tanto a ela como a nós a pensar qual o verdadeiro significado desta frase?

O episódio termina com Kanade e Tsutomu em destaque. O rapaz pelos dados estatísticos relevantes que guarda de todos os duelos que realiza no clube e nos torneios. Já no que diz respeito a Kanade, esta juntou-se ao clube mais pelo significado dos poemas contidos nas cartas do que propriamente pelo jogo. A rapariga intervém então com o objectivo de dar o devido destaque a esta vertente do Karuta nestes momentos finais onde são explicados alguns significados contidos nas cartas.

O discurso/explicação de Kanade consegue levar Chihaya até à biblioteca (coisa rara na rapariga) onde esta se irá “debruçar” sobre o livro “Interpretaton of Hundred Poets”, debaixo do olhar estupefacto da directora da escola. Será que o livro irá ajudar Ayase a melhorar o seu desempenho nos jogos de Karuta?

 

0 comentário


Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.