As My Sleeves Are Wet With Dew
Terminados os exames escolares na Mizusawa High School, somos imediatamente levados até ao torneio de qualificação da zona Este do Japão, cujo vencedor terá direito a participar na competição de Karuta mais importante que existe. Será que Nishida e Chihaya vão ter sucesso?
Galeria de Imagens: Chihayafuru | Episódio 21
[pp_gallery gallery_id=”25537″ width=”230″ height=”150″]
O companheirismo e o trabalho de equipa sempre foram evidentes neste anime através dos Mizusawa. Neste episódio tivemos mais três provas da presença destas atitudes, logo na parte inicial.
Terminado o último exame escolar, Chihaya direcciona-se logo para a sala do clube para voltar aos treinos de Karuta. Ainda no mesmo dia, quando abandonava a escola, a rapariga é informada pela directora que passou em todos os exames e que assim pode ir descansada para o Queen Qualifier. Imediatamente, Chihaya parte em direcção a Tsutomu para agradecer a sua ajuda nos estudos, sendo ao mesmo tempo felicitada pelos outros companheiros de equipa.
O segundo exemplo ocorre durante o treino no clube. Mashima tinha até então estado a recitar os 100 poemas das cartas de Karuta de cor e salteado enquanto os seus amigos jogavam. No final, Nishida, que sempre teve uma grande rivalidade com Taichi, alerta o amigo que decorar todas as cartas pode ser prejudicial durante o jogo e que poderá ser isso que o está a impedir de vencer um torneio de classe B.
Por último, temos a partida de toda a equipa dos Mizusawa para o local onde se vai realizar o Qualifier da zona Este do Japão, quando apenas Chihaya e Nishida vão participar. Este torneio garante ao vencedor presença no torneio mais importante de Karuta. No que toca ao sorteio, este não dita lá grande sorte aos nossos dois participantes. Chihaya vai enfrentar Ririka Tachikawa enquanto que Nishida tem como adversário o já bem conhecido Akito Sudo.
Ambos os jogos seriam interessantes de ver, mas a verdade é que apenas nos é mostrado o de Chihaya. É nesse jogo que os conhecidos e desconhecidos da rapariga estão totalmente concentrados. A razão de ser de tudo isto tem a ver com a sua adversária. Ririka, uma pré-adolescente já adquiriu grande reputação no mundo do Karuta, e é mesmo apontada como a próxima Queen do desporto.
Tal como aconteceu com Wakamiya Shinobu, Chihaya começa logo a ser devastada pela sua adversária. Contudo, este duelo vai ter um desfecho diferente. A experiência que Chihaya tem vindo a adquirir, fruto dos treinos e dos adversários que enfrentou no passado, vai ajudá-la bastante neste encontro, assim como as dicas do Sensei Harada.
A jovem não vai recorrer àquela que sempre foi a sua melhor arma, a velocidade de reacção. Vai sim tentar acertar o seu timing com o da pessoa que está a pronunciar os poemas para poder reagir na altura certa. Desta forma, Chihaya irá conseguir recuperar a desvantagem inicial, contando também com a ajuda de alguns erros da adversária. Com o aproximar do desfecho do encontro, ai sim, Chihaya irá fazer uso da sua velocidade para devastar a sua adversária.
Este encontro prova mais do que tudo que a jovem ainda tem muito que aprender no Karuta, apesar do seu talento. O mesmo se passa com a própria Ririka, mas essa ainda é muito nova e tem uma história de vida engraçada como é perceptível ao longo do episódio. Infelizmente para Nishida, este ainda vem assistir à vitória de Chihaya porque deverá ter sido cilindrado por Sudo.
Quem conseguiu a mesma proeza de Chihaya foi Arata no Qualifier do lado Oeste. O jovem é informado por Taichi do sucesso da amiga na primeira ronda, mantendo-se assim o contacto entre os dois. O desempenho de ambos na segunda ronda fica guardado para o próximo capítulo do anime que é aguardado com ansiedade.
Na minha opinião, este foi o melhor episódio de Chihayafuru no que toca à ligação entre a parte séria e a parte cómica. Achei-a simplesmente perfeita. Muitas vezes nos animes, quando se tende a acrescentar um pouco de diversão para aliviar a tensão e descontrair o espectador, a cena acaba por ficar um bocadinho exagerada. Aqui tal não aconteceu, graças à suavidade com que a vertente mais divertida foi embutida na cena. Sem dúvida, muito bem elaborada!