Shigatsu wa Kimi no Uso | Primeiras Impressões

por Renato Sousa
Shigatsu wa Kimi no Uso | Outono 2014

Título: Shigatsu wa Kimi no Uso
Adaptação: Manga
Produtora: A-1 Pictures, Aniplex
Géneros: Musical, Drama, Shounen, Manga, Romance, Vida Escolar

 

Opening Shigatsu wa Kimi no Uso

“Hikaru Nara” – Goose House

 

 

Shigatsu wa Kimi no Uso | Enredo

O jovem Arima Kosei era um pianista extremamente talentoso. O rapaz era capaz de dominar qualquer competição relacionada com este instrumento musical, ou não fossem todos os miúdos da sua geração saberem o seu nome.

Todavia, após o falecimento da sua mãe, que também desempenhava o papel de instrutora do rapaz, Arima nunca mais foi o mesmo, pois mentalmente ficou bastante afetado.

Dois anos depois do triste acontecimento, Kosei continua incapaz de tocar sequer no seu piano e olha apenas para o mundo com tristeza e mágoa. Nem mesmo os seus amigos mais próximos, Tsubaki e Watari, conseguem mexer muito com ele.

Felizmente, certo dia, uma violinista de nome Miyazono Kaori aparece na sua vida para mexer completamente com ele, tentando que este regresse ao mundo da música. Será possível?

 

Shigatsu wa Kimi no Uso | A-1 Pictures

 

Os dois primeiros episódios vêm confirmar aquilo que a sinopse deixa perceber. Miyazono Kaori chegou para mexer com os comportamentos de Arima Kosei, pelo menos em relação à música. E quem não gosta de ver como vai alguém reagir depois de enfrentar uma grande tragédia? Depois de dar a vida quase que por perdida?

Shigatsu wa Kimi no Uso foca-se nisso mesmo, fazendo a história saltar do momento negativo para o positivo através do seu tema base, da arte escolhida como protagonista, ou seja: da música. Uma prova disso mesmo é o momento em que Kaori e Kosei se conhecem, algo que acontece ao ritmo da badalada matinal de Pazu no filme “Laputa: Castle in the Sky. O som familiar confere um significado especial à cena, emite nostalgia, para depois então nos divertir com as reações cómicas das personagens nos minutos seguintes. Até neste aspeto a obra exibe qualidade, é uma alegria tremenda!

O enredo parece girar em torno de quatro personagens apenas. Não se esperam grandes alterações neste aspeto, o que é bastante bom. Para uma trama com 22 episódios, este número de protagonistas primários e secundários está perfeito. Sim, poderá vir a acontecer uma separação, com a dupla referida anteriormente a ser alvo de mais atenção.

 

Shigatsu wa Kimi no Uso | Outono 2014

 

Shigatsu wa Kimi no Uso | Ambiente

Se em causa está uma série onde a música é a principal protagonista, é óbvio que para ter qualidade esta vertente teria de estar no seu melhor. Para já confirma-se, esta música é mesmo para os nossos ouvidos, com um bom clima sempre garantido, cena atrás de cena.

Em relação aos ambientes? Ui, são perfeitos! Um misto de cores que nunca mais acaba e que assentam da melhor maneira nos objetos que constituem os grandes palcos dos acontecimentos da história. Na verdade, em conjunto com os efeitos animados que dão vida às personagens e animais, estes dois fatores são aqueles que asseguram o interesse do espectador logo nos primeiros momentos, a par do opening que está fabuloso. Por seu lado, o ending é um pouco mais discreto.

 

Shigatsu wa Kimi no Uso | A-1 Pictures

 

Shigatsu wa Kimi no Uso | Potencial

Potencial? Todo e mais algum! Raríssimos são os animes cujos primeiros 5 minutos causam uma excelente impressão. Porém, este é um deles. Logo no arranque fiquei seguro da ideia: “isto vai ser muito bom!”, algo em que continuo a acreditar piamente. Os ambientes extremamente bem elaborados, a história que surge após uma grande tragédia e agora suscita o interesse do espectador para ver a reação de Arima Kosei, e a música. A música brilhante que não pára de tocar, minuto após minuto.

Shigatsu wa Kimi no Uso tem tudo para ser uma grande produção. Além do mais, não tem de ser feito numa grande correria, pois a série marca 22 episódios, pelo que deverá fazer-nos companhia até ao final do próximo inverno. Ainda bem!

Há séries de ação, de sci-fi, de comédia, de terror, de slice of life. E depois há este tipo de produções que mexem com o Ser Humano pela alegria que transmitem e pela capacidade de inquietarem o coração e estado de espírito de qualquer um por bons motivos. Definitivamente, recomenda-se!

 

Shigatsu wa Kimi no Uso | Trailer

 

 

 

0 comentário


Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.