Título: Shimoneta
Adaptação: Light Novel
Estúdio: J.C Staff (Bakuman, Danmachi)
Géneros: Comédia, Ecchi, Escolar
Ficha Técnica: Disponível
Shimoneta | Enredo
Pelo bem desta história vamos considerar por um momento, que num futuro próximo o governo instala medidas drásticas ao ponto de a terrível censura que já ocupa os nossos ecrãs, ocupar também as nossas vidas quotidianas. Em Shimoneta um mundo assim é uma realidade cruel, onde os humanos vivem com tecnologias grudadas nos pescoços, que permitem ao governo controlar palavras e/ou ações mais perversas. Isto tudo para que a Lei da Ordem e Moralidade Pública na Criação de Crianças Saudáveis seja cumprida à risca. Mas como estamos habituados, quanto mais sufocante for uma lei, maior a probabilidade da criação de organizações de resistência contra essa mesma lei.
Esta obra apresenta-nos um conceito que à partida nos parece completamente lunático e irreal. Mas na verdade não passa de uma boa sátira, num tom exagerado mas moderado, perante aquilo que já acontece na nossa realidade atual relativamente à insensata censura. A narrativa é conduzida através de diálogos estrategicamente construídos, na medida em que não me recordo de ter presenciado um menos bem elaborado.
A personagem principal para já é o genérico dos genéricos, o típico dos típicos, e possivelmente assim vai ficar, uma vez que não é a partir dela que o enredo progride. Em contrapartida, existem pelo menos já dois destaques de personagens bastante criativas e cómicas, que poderão segurar sem qualquer tipo de problema este departamento.
Claro que o humor não é algo que serve a toda a gente, muito menos um humor sexual que é algo ainda mais específico. Mas como é que podemos ignorar uma obra que tem uma personagem principal a usar cuecas na cabeça como mascara de herói?
Shimoneta | Ambiente
Como construir uma linha, uma fronteira entre o conceito de piada sexual e ainda assim poder ser visto por uma audiência de menores? É neste aspeto que a produção do visual brilha. O design de personagens não é nada de original, a animação apesar de consistente não ultrapassa muito além da barra do mediano.
Contudo, os canhões desta obra estão centralizados nas suas metáforas visuais, que revelam apenas a quantidade de frames necessária para que o nosso cérebro crie o resto das imagens mentais, e claro por consequência a piada sexual visual.
No departamento vocal para já destacam-se as mesmas personagens que destaquei na caraterização, o que não é algo de anormal, pois um departamento acaba por puxar pelo outro, consolidando os dois grandes resultados. A banda sonora tem os seus momentos, mas para já passou um pouco despercebida. Já o design de som, está perfeitamente integrado ajudando a dar mais força a todas as analogias visuais criadas pela restante equipa!
Shimoneta | Potencial
O humor é algo completamente subjetivo, dependendo sempre de indivíduo para indivíduo. Mesmo tendo isto em conta, e falando de forma objetiva, o humor de Shimoneta é indubitavelmente bom e muito criativo, é um lufada de ar fresco dentro do género, sobressaindo-se pelo meio da catrefada de ecchie que são lançados a nível sazonal.
Porém, até que ponto conseguirá a obra aguentar este ritmo louco de forma sólida? Até que ponto conseguirá manter este nível de entretenimento sem se deixa cair na repetição?
Análises
Shimoneta
O humor de Shimoneta é indubitavelmente bom e muito criativo, é uma lufada de ar fresco dentro do género, sobressaindo-se pelo meio da catrefada de ecchie que são lançados a nível sazonal.
Os Pros
- Conceito
- Metáforas narrativas e visuais inteligentes
Os Contras
- Personagem principal genérica