Depois de vários anos em hiato da televisão portuguesa, está confirmado que Shin Chan estará de regresso muito em breve no canal FOX Comedy!
Atualização: Shin Chan estreia na Fox Comedy no próximo dia 28 de junho, às 10h (Episódio 235), 10h20 (Episódio 236), 15h15 (Episódio 235) e 15h35 (Episódio 236)!
Tudo começou com uma publicação no Instagram oficial do Shin Chan Portugal, no dia 9 de junho de 2021, onde se pode ler, “Já passaram alguns anos desde que fomos embora da televisão, mas temos vontade de voltar a Portugal Achas que vamos encontrar uma casa nova? Em que canal gostarias de me ver? “, acrescentando as hashtags #shinchanportugal #shinchanpt #shinnosukenohara e, a mais importante, #tvportugal indicando que a série anime voltaria à televisão portuguesa.
Os fãs de Crayon Shin-chan prontamente responderam à questão, sendo o Canal Biggs a hipótese mais apontada – uma vez que o anime era transmitido lá antes de entrar em hiato. Netflix, RTP2, SIC e Disney Channel foram outras possibilidades sugeridas, bem como a FOX Comedy, mas em menor escala.
Após este anúncio do Shin Chan Portugal foi possível ver que o canal da FOX Portugal adicionou o anime na secção da FOX Comedy.
Shin Chan de regresso à televisão portuguesa
Para corroborar ainda mais a sua vinda para o canal, o ptAnime entrou em contacto com a FOX Comedy que numa primeira abordagem nos afirmou que “Até ao momento, não temos indicações sobre novas séries no FOX Comedy.”, contudo ao serem confrontados com a presença do anime na sua página logo deixaram escapar que, “Bom, era suposto ser surpresa, mas fica difícil com fãs assim Fica atenta às nossas redes sociais nos próximos dias, porque vamos revelar aos poucos tudo o que precisas de saber…“.
Até ao momento ainda não se sabe o dia de estreia de Shin Chan no canal, contudo já é possível ter algumas informações. Poderemos contar com episódios novos, do 235 ao 390, e a série será muito possivelmente dobrada em português de Portugal uma vez que foi o Instagram do Shin Chan Portugal (que divulga o anime com a conhecida dobragem portuguesa e que podem ver no seu canal de YouTube) que disse que estaria de volta aos ecrãs.
Foi já anunciado pela FOX Comedy que Shin Chan irá passar a versão dobrada de manhã e de tarde a versão original. Vejam o anúncio em vídeo abaixo:
De relembrar que em 2017 o Biggs foi alvo de centenas de queixas de vários organismos, entre eles o Ministério da Saúde, o Instituto de Apoio à Criança e a Ordem dos Enfermeiros que afirmaram que “duas personagens vestidas como enfermeiras, no âmbito de uma unidade de saúde, realizam um exame ao ânus da personagem principal – uma criança de cinco anos, de nome Shin Chan – exame que passa por penetração com os dedos e sugestão de penetração com objectos, acompanhado de comentários sobre a alegada perfeição do ânus e imagens e sons de sofrimento da mesma criança”, alegando estarmos perante uma cena de abuso sexual de menor, violência e pedofilia, além de uma inadequação do programa ao público infantil.
A Entidade Reguladora de Comunicação, ao qual as queixas foram remetidas, afirmou que “a cena que motivou as participações não pode ser considerada como pornográfica, uma vez que não representa atos sexuais, nem tem como propósito excitar o telespectador”, alterando no entanto o horário de transmissão do anime para as 22h30 já que “o tipo de humor que caracteriza a série ‘Shin Chan’ pode ser de difícil descodificação para o público infantil, sendo sobretudo destinado a públicos adolescentes”.
A minha colega Raquel Cupertino escrevou na altura um excelente artigo de opinião (cliquem aqui ou na imagem acima) sobre a censura de que Shin Chan foi alvo e que recomendo a leitura. Deixo abaixo um excerto do mesmo para aguçar a vossa curiosidade.
Vamos lá ver uma coisa, segundo Bronfenbrenner, as crianças são afetadas diretamente pelo microssistema envolvente – estando nele contido A FAMÍLIA – sendo que a televisão não faz parte do agregado familiar, como acredito que muitos pensem. Esta é apenas um acessório de transmissão de media, portanto é algo que está no EXOSSISTEMA (Exo = fora -> fica a dica), logo o impacto que a televisão poderá ter nas crianças está intimamente ligado à educação que os pais ou encarregados de educação lhes fornecem (às crianças, não à televisão).
Pais e encarregados de educação, o vosso papel é educar os VOSSOS FILHOS, não a televisão e o que esta transmite – apesar de ter vontade de fazer isso às vezes, admito – Querem se queixar? Querem opinar? Acho muito bem! Venham as opiniões CONSTRUTIVAS, e com CONHECIMENTO. Porque ofenderem um desenho animado com base na interpretação de uma cena, categorizando-o como pérfido, como só mentes adultas deturpadas pelo mundo conseguem ver malícia, isso não é opinar. Isso é, à bom português, “mandar a posta ao ar”.
Artigos relacionados:
Detective Conan e Crayon Shin-chan 2020 – Filmes ADIADOS
Anime abandona Horário Nobre no Japão!
Sendai Editora publica o seu primeiro mangá em Portugal