Shin Chan de regresso à televisão portuguesa

por Cátia Coelho
Shin Chan e a Censura do Ânus – Artigo de Opinião

Depois de vários anos em hiato da televisão portuguesa, está confirmado que Shin Chan estará de regresso muito em breve no canal FOX Comedy!

 


Atualização: Shin Chan estreia na Fox Comedy no próximo dia 28 de junho, às 10h (Episódio 235), 10h20 (Episódio 236), 15h15 (Episódio 235) e 15h35 (Episódio 236)!


 

Tudo começou com uma publicação no Instagram oficial do Shin Chan Portugal, no dia 9 de junho de 2021, onde se pode ler, “Já passaram alguns anos desde que fomos embora da televisão, mas temos vontade de voltar a Portugal 😌 Achas que vamos encontrar uma casa nova? 📺 Em que canal gostarias de me ver? 😛”, acrescentando as hashtags #shinchanportugal #shinchanpt #shinnosukenohara e, a mais importante, #tvportugal indicando que a série anime voltaria à televisão portuguesa.

 

shin chan em portugal fox comedy

 

Os fãs de Crayon Shin-chan prontamente responderam à questão, sendo o Canal Biggs a hipótese mais apontada – uma vez que o anime era transmitido lá antes de entrar em hiato. Netflix, RTP2, SIC e Disney Channel foram outras possibilidades sugeridas, bem como a FOX Comedy, mas em menor escala.

Após este anúncio do Shin Chan Portugal foi possível ver que o canal da FOX Portugal adicionou o anime na secção da FOX Comedy.

 

Shin Chan de regresso à televisão portuguesa

shin chan em portugal fox comedy novos episodios

 

Para corroborar ainda mais a sua vinda para o canal, o ptAnime entrou em contacto com a FOX Comedy que numa primeira abordagem nos afirmou que “Até ao momento, não temos indicações sobre novas séries no FOX Comedy.”, contudo ao serem confrontados com a presença do anime na sua página logo deixaram escapar que, “Bom, era suposto ser surpresa, mas fica difícil com fãs assim 😅 Fica atenta às nossas redes sociais nos próximos dias, porque vamos revelar aos poucos tudo o que precisas de saber…“.

Até ao momento ainda não se sabe o dia de estreia de Shin Chan no canal, contudo já é possível ter algumas informações. Poderemos contar com episódios novos, do 235 ao 390, e a série será muito possivelmente dobrada em português de Portugal uma vez que foi o Instagram do Shin Chan Portugal (que divulga o anime com a conhecida dobragem portuguesa e que podem ver no seu canal de YouTube) que disse que estaria de volta aos ecrãs.

 

shin chan em portugal fox comedy novos episodios website

 

Foi já anunciado pela FOX Comedy que Shin Chan irá passar a versão dobrada de manhã e de tarde a versão original. Vejam o anúncio em vídeo abaixo:

 

 

 


 

De relembrar que em 2017 o Biggs foi alvo de centenas de queixas de vários organismos, entre eles o Ministério da Saúde, o Instituto de Apoio à Criança e a Ordem dos Enfermeiros que afirmaram que “duas personagens vestidas como enfermeiras, no âmbito de uma unidade de saúde, realizam um exame ao ânus da personagem principal – uma criança de cinco anos, de nome Shin Chan – exame que passa por penetração com os dedos e sugestão de penetração com objectos, acompanhado de comentários sobre a alegada perfeição do ânus e imagens e sons de sofrimento da mesma criança”, alegando estarmos perante uma cena de abuso sexual de menor, violência e pedofilia, além de uma inadequação do programa ao público infantil.

A Entidade Reguladora de Comunicação, ao qual as queixas foram remetidas, afirmou que “a cena que motivou as participações não pode ser considerada como pornográfica, uma vez que não representa atos sexuais, nem tem como propósito excitar o telespectador”, alterando no entanto o horário de transmissão do anime para as 22h30 já que “o tipo de humor que caracteriza a série ‘Shin Chan’ pode ser de difícil descodificação para o público infantil, sendo sobretudo destinado a públicos adolescentes”.

 

Shin Chan e a Censura do Ânus – Artigo de Opinião

 

A minha colega Raquel Cupertino escrevou na altura um excelente artigo de opinião (cliquem aqui ou na imagem acima) sobre a censura de que Shin Chan foi alvo e que recomendo a leitura. Deixo abaixo um excerto do mesmo para aguçar a vossa curiosidade.

 

Vamos lá ver uma coisa, segundo Bronfenbrenner, as crianças são afetadas diretamente pelo microssistema envolvente – estando nele contido A FAMÍLIA – sendo que a televisão não faz parte do agregado familiar, como acredito que muitos pensem. Esta é apenas um acessório de transmissão de media, portanto é algo que está no EXOSSISTEMA (Exo = fora -> fica a dica), logo o impacto que a televisão poderá ter nas crianças está intimamente ligado à educação que os pais ou encarregados de educação lhes fornecem (às crianças, não à televisão).

 

Pais e encarregados de educação, o vosso papel é educar os VOSSOS FILHOS, não a televisão e o que esta transmite – apesar de ter vontade de fazer isso às vezes, admito – Querem se queixar? Querem opinar? Acho muito bem! Venham as opiniões CONSTRUTIVAS, e com CONHECIMENTO. Porque ofenderem um desenho animado com base na interpretação de uma cena, categorizando-o como pérfido, como só mentes adultas deturpadas pelo mundo conseguem ver malícia, isso não é opinar. Isso é, à bom português, “mandar a posta ao ar”.

 


Artigos relacionados:

Detective Conan e Crayon Shin-chan 2020 – Filmes ADIADOS

Anime abandona Horário Nobre no Japão!

Sendai Editora publica o seu primeiro mangá em Portugal


 

5 comentários


Também deverás gostar de

5 comentários

Gumq 13 Junho, 2021 - 0:04

Adorei tudo sobre a notícia! A única coisa que achei estranha foi a descrição no site da Fox Comedy, onde diz que o cão dos Nohara se chama “Nevado”, que é o nome dele na dobragem Espanhola. O nome dele na dobragem Portuguesa é Floquito.

Responder
Cátia Coelho 13 Junho, 2021 - 12:09

Olá Gumq! Muito bem apanhado. Isto deve ter sido de uma tradução directa da Fox Comedy de Espanha e quem traduziu aqui em Portugal nunca viu o anime, então errou no nome do cão!

Responder
animorealista 15 Junho, 2021 - 1:22

Um utilizador que veio num chat que eu conheço recebeu notícias por mail sobre as versões que vão ser emitidas deste anime na Fox Comedy. Eis o que ele recebeu:

“ESTREIA: Segunda-feira, dia 28 de junho, de manhã (versão dobrada) e à tarde (versão original legendad), em episódio duplo
EMISSÃO: Segunda a sexta-feira, de manhã (versão dobrada) e à tarde (versão original legendada), em episódio duplo

“Shin chan” é uma série anime japonesa, transgressora e divertida, criada por Yoshito Usui. O conteúdo televisivo é baseado na manga original “Crayon Shin Chan”, de 1990, e estreou-se na televisão em 1992, sendo ainda hoje emitido. É uma das mais longas séries de anime com maior audiência até hoje.

Shinnosuke “Shinchan” Nohara é o protagonista, um menino endiabrado de 5 anos, que mora na cidade japonesa de Kasaukabe, província de Saitama. Shin chan mora com os pais, Hiroshi e Misae Nohara, a irmã mais nova Himawari e o seu cão. O passatempo preferido da criança é importunar os adultos à sua volta e está constantemente a fazer a “dança do rabo”, algo que tira todos do sério…
A sua mãe é doméstica, destemida e adora fazer sestas, já o seu pai trabalha num escritório, é fumador e um verdadeiro pinga-amor.

Para além da sua família, Shin chan conta com os amigos de escola: Nené, apaixonada por Shin chan; Kazama, o mais inteligente e convencido; Masao, o chorão e medroso do grupo; e Boo-chan, o rapaz que tem sempre o nariz a pingar!”

Pelo visto, vai haver pela primeira vez uma versão legendada deste anime para jogar pelo seguro dos espectadores para não haver reclamações à séries como aconteceu há anos atrás no Biggs.

Responder
Cátia Coelho 15 Junho, 2021 - 16:43

Olá! Desde já muito obrigada pela informação, já que a FOX não anunciou nada sobre isso. Vou tentar confirmar com eles o que me deixaste aqui para depois poder actualizar o artigo.

Não esperava que lançassem as duas versões, sinceramente. Muito interessante.

Obrigada de novo 🙂

Responder
David 18 Junho, 2021 - 19:00

Alguém me sabe dizer qual foi o último episódio de Shin Chan emitido em Portugal? O episódio 235 já deu no Biggs? Ou é estreia em Portugal?

Responder

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.