A arte criada por inteligência artificial (IA – AI, Artificial Intelligence) pode gerar controvérsia no mundo artístico, tendo já sido banida de plataformas proeminentes como a Skeb.
Contudo, uma editora de manga está interessada em explorar o seu potencial. Exemplo disso mesmo é o manga Cyberpunk Momotarou – obra criada pelo software de arte IA, Midjourney. A marca da Shinchosha, Bunch Comics, vai publicar o manga inteiramente colorido a 9 de março.
Shinchosha publica Manga Desenhado por Inteligência Artificial:
AIにマンガを描かせてみるテスト(1/n)#Midjourney #マンガが読めるハッシュタグ #ツイッタSF #サイバーパンク桃太郎 pic.twitter.com/ctA9BvpU9l
— Rootport💰🍹🍑 (@rootport) August 10, 2022
O criador do manga, Rootport, usou o software de IA para editar e montar o output numa história sci-fi coesa. A história inspira-se na lenda de Momotaro, chamado “Peach John” no manga. Um velho casal que gere um clube de strip em Neo Okayama descobre um rapaz inconsciente à sua porta. Ele tem amnésia, mas tem dada do “KBY” trancada na sua anca. É o destino de Peach John lutar contra inimigos formidáveis.
Rootport iniciou a postagem do manga no Twitter a 10 de agosto, onde rapidamente se tornou viral e recebeu cobertura de alguns dos principais meios de comunicação nipónicos, tais como NHK News Ohayō Nippon e News Zero (da Nippon Television).
O volume compilado terá uma versão atualizada do manga, histórias originais dos “bastidores”, e informações sobre como usar inteligência artificial.
Fonte: Anime News Network / Comic Natalie (para mais imagens)