Nome: Shinrei Tantei Yakumo
Número de episódios: 13
Estúdio: Bee Train
Data de estreia: Outono de 2010
Shinrei Tantei Yakumo – Enredo
Depois de um longo período de abstinência de séries sobre o oculto, encontrei uma obra com semelhanças irrefutáveis com um dos meus animes preferidos do género mistério-sobrenatural, Ghost Hunt, chamado de Shinrei Tantei Yakumo.
Além do protagonista arrogante com habilidades sociais inversamente proporcionais ao seu QI, temos ainda a parceira romântica – ou pretendente a – cuja tendência para arranjar confusões guia toda a trama. Enquanto resolvem os mistérios, o casal aproxima-se e o que era uma relação de conveniência parece começar a caminhar para algo mais…
Com tanta coisa semelhante dentro do género, o que traz esta série de novo?
Nada.
A sério, não traz mesmo nada. Shinrei Tantei Yakumo está a anos luz de Ghost Hunt (apesar de ser francamente similar no tratamento da história) e não desenvolve os elementos que o compõe de forma a que nos prenda ao ecrã.
Se me perguntarem se foi uma tortura assistir: não, não foi!
Shinrei Tantei Yakumo desenrola-se em torno de investigações criminais com recurso à componente sobrenatural, com fantasmas a participarem na resolução (ou produção) dos homicídios. A construção e o desenvolvimento destes casos de polícia são realmente bem executados. Para quem gosta de policiais dá gosto de assistir e tentar resolver os crimes com recurso às informações que vão sendo recolhidas ao longo dos episódios.
Infelizmente, o cliché e os momentos mortos entre as personagens sem um enquadramento que torne a linha narrativa principal fluida, criam quebras bastante acentuadas. Felizmente, e para amenizar estes momentos, há uma noção de aproveitamento do ambiente + enredo para produzir um bom cenário de mistério. Assim, é construída uma “história” coerente a cada novo episódio, pelo que, mesmo que nada nos atraia em termos de personagens, temos uma boa base por trás.
Claro que, para quem a tolerância ao menos bom é reduzida, a existência de clichés sucessivos no que diz respeito às relações das personagens torna-se penosa.
Shinrei Tantei Yakumo – Ambiente
Quanto ao ambiente, não é mau, é bom o suficiente para a série. Não sentimos necessidade de mais, porque esta também não nos faz exigir mais. É fluida o suficiente para não nos distrair e foca-se no que interessa em cada momento.
Apesar de tudo, existe uma discrepância complicada de digerir uma vez que há alguns episódios muito melhor dirigidos que outros. Em Shinrei Tantei Yakumo encontramos o mediano (que é a maioria da série) e momentos de uma qualidade acima da média, o que destoa um pouco tudo o resto. Felizmente como se tratam de episódios completos, acaba por não “prejudicar” a nossa experiência.
A banda sonora é na sua maioria adequada à obra. Com melodias em piano e outras electrónicas, encaixam na perfeição nos momentos em que surgem.
Shinrei Tantei Yakumo – Juízo Final
Conhecendo as mangas que adaptaram o novel, foi-me particularmente penoso assistir alguns dos casos de polícia. Sabem quando vêem algo que pode ser tão mas tão melhor, mas é só… aquilo? Pois bem, agora ponham-se no meu lugar: eu sabia efetivamente como era a sua versão melhorada!
Foi pena não terem aproveitado os casos de polícia descritos na manga na integra. São de facto muito bons e, apesar do romance ficar bastante aquém, tudo o resto compensa. Na série, apesar de todos os esforços de criarem um história completa em apenas 13 episódios é inevitável o sentimento de aborrecimento. Ainda assim, para quem for fã deste género em específico, sobretudo de obras como Ghost Hunt, esta continua a ser uma obra a adicionar.
Análises
Shinrei Tantei Yakumo
Shinrei Tantei Yakumo trata-se de uma série de mistério e sobrenatural cujo protagonista é capaz de ver coisas que mais ninguém vê... Curiosos?
Os Pros
- A componente policial da história (os casos em investigação)
Os Contras
- Desenvolvimento das personagens - demasiado cliché!