Shoujo Fujuubun Manga – Análise

por André Rodrigues
Shoujo Fujuubun Manga - Análise

Título: Shoujo Fujuubun | Imperfect Girl |  Insufficient Girl
Autor: Isin Nisio (História), Mitsuru Hattori (Arte)
Volumes: 3
Capítulos: 27
Revista: Young Magazine (Weekly)
Demografia | Género: Seinen | Mistério

 

NisiOisiN (Ishin Nishio) pode soar familiar para uns e para outros nem por isso, mas quase todos devemos conhecer o seu trabalho na brilhante série de light novels “Monogatari”, que originou uma das séries de anime mais famosas de todos os tempos. E para curiosidade de muitos, graças a ser raptado por uma criança, podemos experienciar as suas obras como as conhecemos atualmente. Já que supostamente Shoujo Fujuubun (ou Imperfect Girl) foi baseado numa experiência real que o famoso escritor passou durante o seu início de carreira (Mesmo que seja estranho de mais para acreditar).

 

Shoujo Fujuubun Manga - Análise - Volume

 

Shoujo Fujuubun foi escrito por NisiOisiN em parceria com o artista Mitsuru Hattori e publicado na Young Magazine. De momento a obra encontra-se terminada com 3 volumes, num total de 27 capítulos.

 

Shoujo Fujuubun Manga – Análise

A história roda em volta de um estudante universitário, aspirante a escritor, que num certo dia testemunha um acidente que causa a morte de uma estudante. Estranhamente, nesse mesmo momento o protagonista avista outra estudante, a amiga da rapariga morta, a salvar, calmamente, o seu jogo de gameboy que se encontrava a jogar, antes de correr para o corpo da amiga. Logo após este acontecimento desastroso, o protagonista tenta seguir com a sua vida, mas por ter visto o que viu, é raptado pela rapariga e a partir daí toda a trama desenrola-se.

 

Shoujo Fujuubun Manga - Análise - O início

 

Já que se trata de uma autobiografia, a narrativa é maioritariamente contada da perspetiva do protagonista, dando-nos assim sempre a noção de tudo o que sente e pensa, que ajuda bastante a nos sentirmos mais conectados com o personagem e ao mesmo tempo assistir ao seu desenvolvimento. Ao mesmo tempo, outros aspetos são contados pelo autor (protagonista 10 anos mais velho) como narrador da história numa forma de diálogo com o leitor, onde continua a reforçar a ligação referida anteriormente.

O desenvolvimento do protagonista, principalmente como escritor, é algo bastante interessante, mas a relação entre o raptor e vítima é, na minha opinião, onde a história realmente ganha o seu valor. Talvez devido a uma pitada de Síndrome de Estocolmo (quando a vítima raptada começa a desenvolver sentimentos de amizade, ou até amor, pelo raptor) ajuda este processo de desenvolvimento, mas se não fosse graças a essa relação não acredito que a história e o grande mistério se desenvolvessem tão bem.

 

Shoujo Fujuubun Manga - Análise - Personagens

 

Shoujo Fujuubun – A arte

A arte que acompanha todo o enredo é fantástica e encaixa perfeitamente com o tema e o clima sério do manga, dando sempre um aspeto sombrio. Principalmente, em certos momentos e no design da rapariga onde o artista realmente consegue transmitir uma mistura entre um lado assustador e um lado fofo, que nem sempre é algo fácil de encontrar esse equilíbrio. E ainda, um fator que achei bastante interessante comentar, foi na representação de peixes em volta da rapariga, em certas cenas, que exalta a presença de algo que a perturba e o sufocamento que sente a estar presa a esse algo.

 

Shoujo Fujuubun Manga - Análise - Arte

 

 

Shoujo Fujuubun – Juízo Final

Entretanto, terei de ficar por aqui e não vou puder contar muito mais, já que há que ter cuidado com spoilers. Mas garanto-vos que se derem uma chance a Shoujo Fujuubun, principalmente se gostarem de obras de mistério e psicológico, irão ficar completamente colados e ainda a desejar por uma adaptação para anime, tal como eu.

Espero que tenham gostado, obrigado e até a um próximo artigo.

 

 

0 comentário


Loading...

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.