A Shueisha anunciou que irá lançar um novo serviço de manga de leitura vertical denominado Jump Toon, em 2024. A empresa tem como objetivo produzir manga de sucesso no formato de manga vertical, tirando partido do seu conhecimento da indústria de manga em formato tradicional.
Shueisha lança Novo Serviço de Manga Vertical

A Shueisha anunciou também um novo prémio de manga para o serviço, chamado Jump Toon Award. O manga vencedor receberá 1 milhão de ienes (cerca de 7.000 dólares) e um contrato de serialização para o seu manga no Jump Toon. O editor da Shueisha, Takanori Asada, que já trabalhou com mangas como Bleach e One Piece, e que é também o novo diretor do departamento editorial da Jump Toon, será o juiz, juntamente com o diretor executivo da empresa sul-coreana de webtoons Red Seven, Hyungseok Lee.
A Shueisha aceitará candidaturas ao prémio até 31 de agosto e anunciará o vencedor no início de outubro.
A Production I.G lançou a aplicação Tate Anime (Vertical Anime) em junho de 2017 e terminou o serviço em maio de 2018. A aplicação foi relançada em junho de 2018 com o novo nome Anime Beans e terminou o serviço em 31 de março deste ano. A aplicação Tate Anime oferecia anime de curta duração (cerca de três minutos) que era atualizado nos dias de semana e cada série tinha 10 episódios. Os anime eram apresentados verticalmente para smartphones.
A Echoes, a Bandai e a Bandai Namco Filmworks criaram uma nova empresa comum para uma editora e um serviço de manga de deslocação vertical, denominada Bandana Comic, em fevereiro deste ano. O sítio será lançado algures depois do Verão e o serviço terá início no final de 2023.
Fonte: Anime News Network