Simbologia Death Note – A Influência Cristã?!

23 Abril, 2017  Por Cátia Coelho
2


Olá gente! Sejam bem-vindos a mais uma rubrica original do ptAnime: Simbolismo em Anime.

Espero que existam por aí mais pessoas que, como eu, tenham interesse em perceber as mensagens ocultas que os animes nos proporcionam e nós deixamos escapar – apesar de muitas poderem ser apenas teorias da conspiração!

Vou tentar não “martelar muito nas teclas” e escrever artigos gigantescos (bem, o primeiro já o é…). Se isso acontecer avisem-me que estou a ser chata, mas entendam que estou a tentar condensar muita informação num curto espaço 😉

 

Simbologia Death Note - A Influência Cristã

 

Vamos então começar com Death Note, um anime cheio de significados ocultos. Aqui estão apenas alguns reunidos. Acompanhem-me!

 

Simbologia Death Note – A Influência Cristã?!

 

Misa e as Rosas vermelhas

Simbologia Death Note - A Influência Cristã

Imagem retirada do segundo opening “What’s Up People?!”

 

A bem conhecida personagem Misa aparece, no segundo opening deitada em cima de rosas vermelhas que, vulgarmente, simbolizam o amor, a paixão, o desejo.

Porém, a rosa possui uma simbologia muito importante na religião cristã, vejamos: a mesma representa o sangue de Jesus e a ressurreição, bem como “o cálice que recolhe o sangue de Cristo” (nota: já no Islão, a mesma faz referência ao sangue do profeta e dos seus filhos). Assim, o cálice (Misa) recolhe (ajuda/suporta) o sangue de Cristo (Cristo igual a Deus e Kira igual a Deus do novo mundo).

 

Simbologia Death Note - A Influência Cristã

 

No entanto, e tendo em atenção que a religião predominante no Japão não é o Cristianismo, podemos ligar as rosas vermelhas ao significado que as mesmas têm em território japonês: romance, que pode significar o amor puro de Misa por Kira.

 

A Impossibilidade da Rosa Azul

Simbologia Death Note - A Influência Cristã

Gif retirado do segundo opening “What’s Up People?!”

 

No segundo opening do anime é possível visualizar as míticas rosas azuis. Estas flores não existem de forma natural e são, portanto, tidas como o símbolo do impossível e do inatingível (nota: são geralmente descritas na literatura também como símbolo de amor, mistério e prosperidade).

 

Simbologia Death Note - A Influência Cristã

Segundo o Cristianismo, é Deus quem detém o poder de dar e tirar a vida humana. Kira, através do Death Note, tenta utilizar o poder e autoridade que se encontra restrito a uma entidade superior. No entanto, e desde o início, este poder é limitado, e acaba por impossibilitar as intenções do vilão de se tornar um Deus.

 

A Maçã do Pecado

Simbologia Death Note - A Influência Cristã

Imagem retirada do primeiro opening “the WORLD”

 

As maçãs são símbolos que incorporam uma variedade de significados dentro de uma diversidade de contextos: elas podem significar conhecimento, sabedoria, luxo, alegria ou morte. Falando em específico da religião cristã, mais concretamente do Jardim do Éden, esta fruta foi o primeiro símbolo da tentação e do Pecado Original (nota: na ideologia secular, as maçãs funcionam como um símbolo para a totalidade, como um “cosmos” ou “universo”, devido à sua forma esférica quase perfeita).

 

Simbologia Death Note - A Influência Cristã

Imagem retirada do primeiro opening “the WORLD”

 

No anime, a maçã aparece ao longo da série. Neste caso em concreto, os significados que se destacam são os do conhecimento, sabedoria e a queda/morte. Light ao trincar a maçã, no primeiro tema de abertura, está a absorver o conhecimento que inevitavelmente o levará à queda (tal como ocorreu com Adão e Eva).

No entanto, no Death Note 13: How to ReadTsugumi Ohba afirma que não existiu nenhuma razão subjacente para a escolha da maçã, apenas o gosto pelo contraste do vermelho com o escuro de Ryuk.

 

Os Corvos da Má Sorte e as Pombas da Paz

Simbologia Death Note - A Influência Cristã

Imagem retirada do segundo opening “What’s Up People?!”

 

Os corvos só muito recentemente ganharam um significado negativo. Para muitas culturas esta ave simboliza aspectos positivos: por exemplo, para os índios, o corvo simboliza a criatividade e o sol, para os chineses e japoneses o corvo simboliza a gratidão, o amor familiar e o mensageiro divino que representa o bom presságio.

Deste modo, a simbologia que vou utilizar em seguida vai contra o significado deste animal no Japão, porém o seu relacionamento com a visão (negra) cristã faz muito sentido no tipo de anime que é. Ora acompanhem-me!

 

Simbologia Death Note - A Influência Cristã

Imagem retirada do primeiro ending “Alumina”

 

No primeiro ending, e no final do anime, bastantes corvos aparecem junto a Light, bem como junto a Ryuk quando este se encontra em cima de uma árvore. As asas do shinigami são a representação das de um corvo que sendo o pássaro símbolo da má sorte e da morte, também Ryuk – ao trazer o Death Note para a vida do futuro Kira – é o símbolo da desgraça.

A música “Alumina” possui muitos significados e, mesmo antes do refrão, Light é posicionado frente a um fundo azul com pombas brancas*** a voar… onde a imagem é então invertida e sob um fundo vermelho vários corvos aparecem. Concordam comigo agora que os corvos não são tidos em Death Note como uma coisa boa?!

 

Simbolismo em Anime - Death Note e a Influência Cristã?

Imagem retirada do primeiro ending “Alumina”

 

Simbolismo em Anime - Death Note e a Influência Cristã?

Imagem retirada do primeiro ending “Alumina”

 

Por último, o facto de Ryuk ser mostrado junto a corvos também pode estar relacionado ao fato de que estes seres geralmente se reúnem ao lado de um animal ou pessoa prestes a morrer (apenas à espera que a pessoa ou o animal faleça) assim como o Ryuk espera, durante quase toda a história, a altura da morte de Light.

*** NotaNo cristianismo, o Espírito Santo é simbolizado como uma pomba e aparece como um durante o batismo de Jesus. Elas também são um símbolo comum para a paz. Já no Islão, acredita-se que as pombas distraíram os inimigos de Maomé durante a Hégira.

 


 

E assim termina a primeira parte deste “Simbologia Death Note – A Influência Cristã”!

Realmente Death Note é um anime com vários significados e que pode ser lido de várias maneiras com inúmeras interpretações. Foi por esse motivo que apenas realizei esta primeira parte, para que o texto não ficasse demasiado extenso e cansativo. Gostariam de uma Parte II deste anime ou devo partir para um diferente?

Por fim, o que acham desta ideia? Devo pensar numa rubrica diferente? Digam de vossa justiça! 🙂

 

Comentários do Facebook




Cátia Coelho
Advogada estagiária, apaixonada por anime e chocolate. Praticante de Karaté com uns toques de voluntariado.







Também deverás gostar de




2 Comentários

Ótimo artigo! Parabéns pelo site



Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


Outras Histórias
Osamu Tezuka - Wonder 3 com Campanha na Kickstarter A editora norte-americana Digital Manga Inc. lançou uma campanha na Kickstarter para reunir e publicar o manga Wonder 3 (Wonder...
Partilhas