Título: Skate-Leading☆Stars
Adaptação: Original
Produtora: J.C.Staff(Toradora!, Shokugeki no Souma, One Punch Man 2nd Season)
Género/Demografia: Desporto
Skate-Leading Stars – Primeiras Impressões
Skate-Leading Stars é a nova aposta desta temporada de inverno em patinagem do gelo. Devo dizer que quando vi que iria sair um anime a abordar este desporto, ainda para mais original, associei a Yuri!!! on Ice, e como eu a maioria.
É difícil lançarem uma série sobre patinagem no gelo sem pensarmos no peso do seu antecessor. Yuri!!! on Ice não foi perfeito mas foi muito bem executado e marcou-nos irremediavelmente pela qualidade técnica demonstrada pelo grande estúdio MAPPA. Skate-Leading Stars é uma aposta da J.C. Staff, que é um grande estúdio, mas que suscitou dúvidas quanto à qualidade de execução de um original como este.
Mas eis que fiquei surpreendida…
A animação está boa! A execução foi competente nas coreografias de patinagem artística no gelo a solo. Os primeiros minutos da série mostram que a J.C. Staff sabe o que faz e não quer ficar atrás do estúdio MAPPA. Em boa verdade, muitos dos frames pareceram-me claramente inspirados em Yuri!!! on Ice e não há problema algum com isso.
Ao longo da série, tudo o que era tecnicamente mais exigente estava bom, a animação está acima da média e a coloração muito agradável. É um anime bonitinho e que, a manter-se assim, será bastante agradável de assistir nesse quesito.
O problema está na narrativa…
Então, estamos a falar de uma série que aborda uma modalidade de Skate Leading… um desporto que não existe! E que consiste em patinagem artística no gelo com 5 elementos por equipa, existe um “Leader”, duas “Wings” e dois “Guards”. Cada um dos elementos é pontuado segundo determinadas manobras que têm que fazer.
Uma espécie de “cheerleader” em patinagem no gelo que mais não serve que para adicionar o máximo de personagens ao elenco. De preferência bishounen…
Segundo ponto que me deu muita comichão foi o protagonista melodramático. Kensei Maeshima vive atormentado pelo seu passado onde foi derrotado numa competição a solo pelo seu auto-proclamado rival Reo Shinozaki. Reo não só o ultrapassa em patinagem no gelo, como não o reconhece como adversário, algo fatal para o pequeno Kensei que acaba por desistir da modalidade.
Anos mais tarde, já no secundário, Kensei demonstra ser absurdamente bom em tudo… com um poder especial para “copiar” qualquer passo, manobra ou atividade física, seja qual for a modalidade. Uma espécie de Rise de Kuroko no Basket overpower – correção, ainda mais overpower – capaz de fazer o impossível: sem treino no ringue, imitar o rival na perfeição…
Além de overpower sem razão aparente, o protagonista possui uma personalidade excêntrica e melodramática, onde o drama do passado dita os seus passos e ações não muito simpáticas para com os seus ex-amigos.
Skate-Leading Stars – Primeiras Impressões
Potencial
Uma série recheada de rapazes retirados de um qualquer visual novel bishounen, alguns deles cujo design fez-me lembrar Diabolik Lovers, tem o potencial para ser popular para um grupo muito específico.
Todavia, isso não significa que considere que tenha potencial para ser um bom anime, que duvido. A razão principal prende-se pelo desporto em questão. Os criadores de Skate-Leading Stars foram mais longe do que criar um anime de patinagem artística no gelo – algo por si já complexo -, decidiram criar um desporto baseado nele mas de equipa…
Para piorar, o primeiro episódio não mostra o novo desporto em ação, em vez disso, temos as exibições dos dois protagonistas da série em patinagem artística solo. É um pouco estranho lançarem um episódio no qual transmitem uma explicação no início, sem qualquer tipo de demonstração, e esperarem que compreendêssemos o que se vai passar.
Mas não deixa de ser uma boa jogada de marketing…
Estou curiosa e com certeza vou ver o segundo episódio assim que saia. Apenas suspeito que, pelo andar da carruagem, não passe de um anime estilo bishounen cliché com um conjunto de personagens-tipo bishounen, cujo objetivo é nos sentirmos atraídas pela beleza e personalidade dos personagens. Com o melodrama em relação ao protagonista e todo o seu estilo overpower, Skate-Leading Star deixa-me sem grandes expectativas de ser algo mais do que aparenta.
E estas foram as minhas Skate-Leading Stars – Primeiras Impressões! E vocês, qual a vossa opinião desta série? Será ela no novo Yuri!!! on Ice?
Análises
Skate-Leading Stars
Skate-Leading Stars é a nova aposta desta temporada de inverno em patinagem do gelo. Devo dizer que quando vi que iria sair um anime a abordar este desporto, ainda para mais original, associei a Yuri!!! on Ice, e como eu a maioria. A história segue Kensei Maeshima um atleta de patinagem do gelo que vive atormentado pelo seu passado onde foi derrotado numa competição a solo pelo seu auto-proclamado rival Reo Shinozaki.
Os Pros
- Animação
- Coreografias de patinagem no gelo
Os Contras
- Personagens-tipo
- Não vimos skate-leading