Como primeiro desafio nesta plataforma, gostava de dar a conhecer o Slam Dunk.
A obra é comumente celebrada e premiada entre entusiastas de mangas. No entanto, para muitos poderá ser uma novidade afinal, ao ser publicada entre 1990 e 1996 e adaptada em anime entre 1993 e 1996, poderá ver o seu brilhantismo esquecido no tempo. Logo, parto numa missão para não só reanimar a paixão dos que a bem conhecem, como de novos leitores que procuram novos conteúdos.
Slam Dunk – O génio do Basquetebol | Parte 1
O afundanço mais incrível
Antes de começar. O que é o Slam Dunk em uma frase?
É o testemunho de um autor que ama basquetebol
Tanto que, se não fores alheio ao desporto e adorares a época dos anos 90, poderás deliciar-te enquanto lês a manga ou vês o anime, procurando as várias simbologias criadas com situações/personagens reais do mundo do basquetebol. Tanto que moldou uma geração no Japão. Takehiko Inoue marcou uma geração e motivou uma paixão num desporto, até lá ignorado. Compara-se a influência de Michael Jordan e a comercialidade de basquetebol para o mundo, para Sakuragi e o Japão.
Prosseguindo!
É indiscutível que existem várias obras que são memoráveis e permitem mergulhar em um mundo a que para muitos só nos pensamentos chegámos. Aliás, quantos não são os animes que nada mais são do que a extrapolação da nossa fantasia, daqueles pensamentos que ocupam a mente nos quais imaginamos fazer o impossível, viver a emoção do público a torcer por nós?
Estas obras são fantásticas, mas ao mesmo tempo roubam-nos uma realidade mais palpável. Aqui surge o Slam Dunk como uma representação mais fidedigna da realidade. A obra não vive só de momentos chamativos. Nada disso, existem e são incríveis, mas é toda a envolvente que narra a passo brilhante os vários momentos do jogo e do treino que é necessário para lá chegares.
Slam Dunk – O génio do Basquetebol
A obra celebra basquetebol e não oferece simpatia ao mundo fantasioso que é. Vive-se não só a alegria das vitórias como a dor da derrota. As personagens evoluem e lutam pelo seu objetivo. Não basta querer, não basta ser o protagonista.
O meu conselho?
Deixem-se levar pelo barulhento, impaciente, cómico, gabarolas, cabeça quente (e muito mais) Sakuragi, numa jornada que o leva a tornar-se um jogador de basquetebol. Ainda que a comédia dirija a história, há várias camadas subjacentes de desenvolvimento de jornada.
É uma história hilariante que se disfarça inicialmente, até abrir-se a um mundo de jogadores que são atletas por um desporto que amam. Os devaneios diminuem, a intensidade dos jogos aumenta, a garra das personagens cresce e vê-se uma história completa, que permite testemunhar o crescimento das várias personagens e, acima de tudo, prende o leitor. Prende de tal forma que nasce uma paixão pelo desporto, pelas personagens, pelos sonhos lá vividos.
Espero que apreciem a obra e fico a aguardar pelo vosso comentário. Digam lá se não é uma obra-prima!
Mas calma, não é o fim. A história do Slam Dunk, não termina aqui. Na segunda parte deste artigo poderão acompanhar-me nos momentos que considerei mais marcantes para a história. Porém, não posso deixar de fazer o alerta de spoiler. É um retrato da história e, como tal, é mais aconselhável a leitores conhecedores da obra, mas encorajo vivamente a lerem e utilizarem estes momentos como um episódio piloto para vos agarrar à obra.