Steins;Gate 0 – Opinião Episódio 1

por Arthifis
Steins;Gate 0 Episódio 1 Rintarou sério

Título: Steins;Gate 0
Episódio: 1
Temporada de Estreia: Primavera 2018
Estúdio: White Fox
Fonte: Visual Novel
Género:
Sci-fi, Thriller

 


Vê aqui todas as opiniões semanais de Steins;Gate 0


 

Steins;Gate 0 – Opinião Episódio 1

Vou ser franco desde início! Por minha decisão entrei no mundo de Steins;Gate 0 completamente às escuras! Sei que o Anime provém da visual novel de mesmo nome que saiu no fim do ano de 2016, mas ainda não tive oportunidade de jogar. Adicionalmente, nem sequer li a sinopse de Steins;Gate 0 antes de começar a ver. A ideia é entrar em Steins;Gate 0 sem saber o que vai passar minimamente e ser surpreendido o máximo possível.

A única parte que sabia sobre a história é que é passada numa linha do tempo paralela à que vemos no final do primeiro Steins;Gate e continuada no filme Steins;Gate: Fuka Ryouiki no Déjà vu. Se nunca viram estas obras então recomendo vivamente que leiam a nossa análise que podem encontrar aqui, vejam a primeira série de Steins;Gate e depois então voltem aqui para este artigo. A razão é muito simples, logo no primeiro episódio existem spoilers do final da primeira obra.

 

Steins;Gate 0 - Opinião Episódio 1 - Steins Gate 0

 

O Contexto de Steins;Gate 0 no que toca a linhas do tempo

A história começa num futuro em que o Rintarou não conseguiu salvar o mundo da evolução da máquina do tempo e consequentemente não conseguiu parar a terceira guerra mundial. Vemos um monte de destroços e, num dos prédios destruídos, poderemos encontrar a Mayuri com uma criança abraçada a ela. Começa bem! Logo de início ficas com a pulga atrás da orelha a tentar perceber o que está a acontecer. Será este o futuro que irá acontecer no fim desta linha do tempo do futuro? Ou estamos a ver outra linha do tempo completamente diferente? Ou é simplesmente uma probabilidade?

 

Steins;Gate 0 - Opinião Episódio 1 - Steins Gate 0 - Mayuri Chora

 

No entanto, só esta surpresa não chega! A criança que está agarrada à Mayuri é uma fotocópia em pequeno da Kurisu. Aqui temos logo mais uma questão! Será aquela criança filha da Kurisu? Sendo assim, a Kurisu acaba por sobreviver nesta linha de tempo? Honestamente já tenho uma teoria em relação a isso que irei escrever no final 😀

Concluindo, esta cena está feita para intrigar o público e… Conseguiu! Pelo menos para mim! Principalmente porque a Mayuri sente-se culpada! Percebe-se que ela sente que se tivesse dado a mão ao Rintarou que este futuro não se tinha concretizado.

 

Steins;Gate 0 - Opinião Episódio 1 - Steins Gate 0 - criança pequena Kurisu

 

Voltando ao presente de Steins;Gate 0

Rapidamente se volta ao presente onde está a decorrer a história de Steins;Gate 0 e perto de metade do episódio é contextualizar-nos no presente de cada personagem. No entanto, sem nunca explicar bem qual é a linha temporal em que estamos.

Honestamente, sinto que esta contextualização não tem a melhor execução. Para alguém que nunca ouviu falar de Steins;Gate esqueçam! Este Anime vai ser simplesmente confuso e não irão entender praticamente nada do primeiro episódio! Para os que viram Steins;Gate há algum tempo… Sugiro que revejam pelo menos os últimos episódios! Mesmo para os que viram a obra há relativamente pouco tempo dou esta sugestão. O problema aqui é que não existe nenhum recap. As personagens aparecem e estão todas juntas como se simplesmente o Anime estivesse a continuar a temporada que acabou numa semana passada! Se não se lembram bem das personagens, não irão lá chegar rapidamente através destes episódios. Se não se lembram bem dos detalhes do final pode acontecer que só consigam entender o que de fato está a acontecer no final do episódio.

Concluindo, não esperem um recap neste episódio, simplesmente porque não o vão ter! É verdade que o episódio explica em que linha do tempo está, mas não de uma forma minimamente aprofundada.

 

O que fazem então as personagens de Steins;Gate 0 nesta linha de tempo?

Basicamente, todos continuam com a vida que sempre tiveram! Na realidade, a única pessoa que está diferente e a seguir um novo rumo de vida é o Rintarou.

Desta forma, o laboratório ainda está no mesmo sítio! No entanto, só uma pessoa continua a trabalhar na máquina do tempo – Itaru. Isto, com a ajuda da sua filha (vinda do futuro) Suzuha. Os restantes continuam com as vidas iguais às que tinham no primeiro Steins;Gate.

 

Steins;Gate 0 - Opinião Episódio 1 - Steins Gate 0 - laboratório

 

Agora, quando falamos do Rintarou, aí a conversa muda. Como vos disse, o Rintarou está com alguns problemas psicológicos e abandonou o laboratório. A razão dos problemas psicológicos é fácil de entender – Kurisu. Consequentemente, o abandono do laboratório e da construção da máquina do tempo provém do mesmo acontecimento. No presente, Rintarou está muito mais adulto, bem mais sério – já não se auto-intitula um cientista maluco – e dá aulas numa Universidade!

 

Afinal, em que linha de tempo estamos?

Demora um bocado até ser desvendado, finalmente, qual a linha de tempo que estamos. A linha do tempo de Steins;Gate 0 é numa linha em que o Rintarou não fez o último push para salvar a Kurisu. Sim, ouviram bem! Steins;Gate 0 é passado numa linha de tempo em que para salvar a Mayuri teve de deixar a Kurisu morrer!

No entanto, a Kurisu vai dar que falar em Steins;Gate 0 de qualquer das formas! No final do episódio acontece um evento em que a faculdade de Rintarou está a hospedar. Este, como professor acabado de entrar, está a ajudar na recepção dos convidados. Aqui conhece uma rapariga chamada de Maho Hiyajou, uma lolita de 21 anos que vem da mesma faculdade de Mitsuru.

 

Steins;Gate 0 - Opinião Episódio 1 - Steins Gate 0 - Maho

 

Nesta conferência é comunicado uma invenção que foi possível ser executada devido aos estudos de Kurisu sobre memória! Não vou entrar em detalhes, visto que nem eu percebo muito bem! No entanto, a ideia principal é, devido aos estudos da Kurisu, conseguiram construir uma inteligência artificial que contém memórias e emoções como um humano!

 

Steins;Gate 0 – Opinião Episódio 1 – Últimas Opiniões e Teorias sobre Steins;Gate 0

Desde a animação até ao áudio, Steins;Gate 0 tem uma vibe muito mais sombria que a primeira obra, algo que me agrada bastante. Além do mais, é fácil de ver a gigante melhoria entre a animação da primeira obra para esta. No entanto, esta parte não me surpreende tanto. Parecendo que não já passaram 7 anos!

 

Steins;Gate 0 - Opinião Episódio 1 - Steins Gate 0 - Rintarou Sangue

 

Algo que estranhei foi a voz do Rintarou que está diferente, tem um tom mais grave que na primeira obra. Algo que penso ser para demonstrar ainda mais que nesta linha de tempo Rintarou é mais sóbrio e menos energético. No entanto, estou à espera que isso mude nos próximos episódios. Pelo menos, do que vi, a pessoa que lhe dá voz é a mesma! 😀

Finalmente, em relação a teorias – tenho duas!

Primeira – Steins;Gate 0 não irá ser centrado em viagem no tempo como a primeira obra. Irá sim, ser focada nesta nova invenção que foi possível ser construída devido aos estudos da Kurisu.

Segunda – A rapariga que vimos no início do episódio não é filha da Kurisu! Penso que será um robô feito à imagem dela através da invenção que nos é explicada no fim do episódio!

É tudo por hoje! Comentem o que acharam deste primeiro episódio e quais são as vossas teorias em relação a Steins;Gate 0! Quem já jogou a Visual Novel não vale! 😀


Steins;Gate 0 - Opinião Episódio 1 - Steins Gate 0 - caras

Até à Próxima!

 

0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.