Título: Steins;Gate 0 (Steins Gate 0)
Episódio: 13
Temporada de Estreia: Primavera 2018
Estúdio: White Fox
Fonte: Visual Novel
Género: Sci-fi, Thriller
Vê aqui todas as opiniões semanais de Steins;Gate 0
Steins;Gate 0 – Opinião Episódio 13
Oh… Meu… Deus… Este episódio foi tão bom! Redimiram-se completamente versus o último episódio! Finalmente a história começa a desenrolar e começamos a ter algumas repostas! Achei extremamente bem executado os dois eventos a decorrer em paralelo, a evolução de Kagari enquanto personagem e a procura de Rintaro por respostas.
Steins;Gate 0 Episódio 13: Resumo
Muito resumidamente, temos duas evoluções na história a acontecer ao mesmo tempo. Kagari a desenvolver como personagem e as suas relações com a mãe – Mayushi – e Suzuha.
Nesta vertente, Kagari tenta passar o máximo de tempo com a mãe. Algo que faz a Suzuha sentir inveja e ambas acabam por discutir. Por sua vez, a Mayuri decide fazer uma festa surpresa (que não é surpresa) à Kagari, festa essa que também será a possibilidade de Kagari e Suzuha fazerem as pazes. No entanto, a Kagari nunca chega a essa festa! Mas, já explico essa parte no final.
Ao mesmo tempo, temos Rintaro a tentar perceber o porquê da Kagari não ter recuperado a memória toda. O que é sugerido a Rintaro é essa falha de memória ter sido induzida por uma forma não natural. Algo que para mim faz todo o sentido visto que ela esteve em cativeiro uma data de anos (12 para ser mais preciso). No entanto, Moeka descobre um local onde a Kagari poderá ter estado em cativeiro. Ambos seguem as coordenadas e chegam a um edifício vazio que parece abandonado por muito tempo. No entanto, Moeka rapidamente percebe que é uma farsa. Pelos vidros, o edifício deve estar abandonado há seis meses, um ano no máximo. Ambos continuam a explorar e, finalmente, descobrem a câmara onde a Kagari passou 12 anos da vida dela.
Ao mesmo tempo que isto se sucede, outra coisa acontece. Finalmente, sem haver qualquer tipo de coincidência (a meu ver), Kagari ouve de novo uma música de Mozart que lhe trás todas as memórias de volta. O que é revelado é excelente! Kagari é uma evolução do Amadeus presente. Assim que acorda, diz que está a ouvir a voz de Deus (quem a está a controlar) e desaparece.
Steins;Gate 0 Episódio 13: Opinião
Existem várias razões por ter gostado deste episódio. Vamos tentar ir por partes:
Primeiro: ter duas partes da história a avançar em paralelo de uma forma excecional. De um lado temos uma parte mais emocional, relações a evoluir, emoções à flor da pele… Por outro lado, temos uma parte mais racional, a procura de respostas, a tentativa de desvendar a história por trás da Kagari. No entanto, ambas chegam ao seu clímax no mesmo tempo e interligam-se de forma a dar um “Owo” e ficar de boca aberta a olhar para o ecrã.
Segundo: Estamos finalmente a começar a receber respostas e que fazem sentido! Algo que sempre adorei em Steins;Gate é que eles conseguem arranjar as melhores respostas para a causa-efeito. Este episódio demonstrou o que estava à espera para a segunda parte do Anime. Ou seja, explicações que fazem todo o sentido para o que nós ainda não estamos a perceber.
Terceiro: Finalmente, senti que algo aconteceu sem haver coincidências. Não é difícil a Moeka saber o que procurar para encontrar o edifício. Em relação à Kagari, bem, visto que vai andar uma carrinha pela cidade toda a tocar a música de Mozart, é claro que ela mais cedo ou mais tarde iria ouvir. No entanto, penso que essa carrinha/concerto de Mozart não apareceu por acaso 🙂
Concluindo, este sim foi um episódio à Steins;Gate! Eu bem disse para esperarem que as coisas iriam ser todas explicadas! É verdade que no momento em que a Mayuri disse que ia fazer uma festa, já estava à espera que a Kagari não fosse aparecer. No entanto, pensava que ela ia ser novamente raptada, não que desvendassem já o Amadeus e ela começar a ser controlada.
Steins;Gate 0 Episódio 13: Teorias
Depois de um episódio daqueles é claro que tenho de ir buscar o meu baú de teorias, ver o que ainda faz sentido e fazer mais algumas.
Fico contente de ver que acertei na questão da Kagari ter o Amadeus implementado no cérebro dela. No entanto, não estava de todo à espera que fosse na altura em que ela já vivia com a Mayuri. Pensei que já o tivessem feito ANTES de ela ser adotada pela Mayuri.
Embora estivesse à espera que ela fosse a Amadeus 2.0, não pensei de facto que a mente dela estivesse a ser controlada. No entanto, isso explica o porquê de ela ter apontado a arma à Suzuha. Estava à espera que houvesse agentes do futuro no presente, só não pensei que fosse a Kagari.
Quero adicionar uma outra teoria, que neste caso acho que todos já pensaram nisso. Portanto, como já vimos a Kagari recebeu uma lavagem cerebral gigante e tem o Amadeus dentro do cérebro dela. Outra coisa que podemos tomar como certo é que a memória da Kagari foi apagada e também alterada. Desta forma, penso que a forma de desligar/ligar a parte Amadeus no cérebro da Kagari é através da música de Mozart, a mesma música que ela ouviu neste episódio. Daí dizer anteriormente que acho que aquela carrinha não estava ali por acaso.
De qualquer das formas, vou continuar a precisar que seja explicado a forma que levou a Kagari a ouvir a música no último episódio, como também ela ter desmaiado mesmo ao pé do pai do Luka.
Steins;Gate 0 Episódio 13: Conclusão
É por estes episódios que eu adoro o franchise de Steins;Gate! É também por este tipo de eventos que não quero jogar o jogo até acabar de ver o Anime. Fui apanhado de surpresa e a experiência foi muito melhor por isso.
As peças do Puzzle começam a ser montadas! Não posso esperar pelo próximo episódio e para o plot ficar ainda mais complexo! 😀
Até à próxima!