O jornal Mainichi Shimbun reportou, no primeiro dia do mês, que o Studio Khara avançou com um processo contra o estúdio GAINAX, sobre uma dívida de 100 milhões de yen (cerca de 815,000 €) que a GAINAX alegadamente deve à Khara.
Studio Khara vs Studio GAINAX – Discórdia:
De acordo com o processo na Tachikawa Branch, do Tribunal de Tokyo, as empresas tinham um acordo que ditava que a Khara receberia royalties derivadas das receitas da GAINAX, obtidas através de trabalhos em propriedades nas quais, o fundador do Studio Khara e co-fundador GAINAX, Hideaki Anno, tivesse trabalhado.
A Khara alega que a GAINAX tem atrasado o pagamento destas royalties. A Gainax incorreu numa grande dívida com a Khara, quando esta lhe emprestou 100 milhões de yen, em agosto 2014, mas até à data, ainda não recebeu pagamento do empréstimo e está a processar o estúdio nessa quantia.
Na altura, a GAINAX recusou oferecer qualquer comentário ao Mainichi Shimbun, e o advogado do estúdio Khara também se absteve de dar detalhes.
De acordo com uma empresa privada de investigação de crédito, que o Mainichi Shimbun cita, a GAINAX teve receitas de 240 milhões de yen (cerca de 1.95 milhões de euros) durante o período que terminou a julho 2016, o que representa um décimo daquilo que arrecadou há cinco anos atrás.
Studio Khara vs Studio GAINAX – Cordialidade:
Posteriormente, no dia 6 de dezembro para ser mais preciso, o presidente da GAINAX, Hiroyuki Yamaga, postou um pedido de desculpas no website da empresa, relativo às notícias do dia 2 de dezembro sobre o processo legal.
Yamaga-san pediu desculpa a todas as partes envolvidas, por causar preocupação. Ele afirmou que a empresa está em fase de reestruturação, mas o plano é, mais uma vez, colocar a produção de projetos no centro dos seus negócios. Ele pediu apoio às partes envolvidas para que eles possam continuar a fazer animação que as pessoas adoram.
Adicionalmente, Yamaga-san afirmou que a GAINAX não tem quaisquer ligações de capital às empresas Yonago Gainax, Fukushima Gainax, Gainax West, e outras empresas em Kyoto e Niigata, e expressou um profundo arrependimento pela forma como as notícias de 2 de dezembro, lhes causaram preocupações.
Hideaki Anno e Hiroyuki Yamaga, foram amigos e colegas de escola na Osaka University of Arts.Em conjunto com Toshio Okada, Yoshiyuki Sadamoto, Shinji Higuchi, Yasuhiro Takeda, e Takami Akai, co-fundaram a GAINAX em 1985 (a companhia era conhecida pelo nome Daicon Film, depois de terem realizado curtas anime para as convenções sci-fi, Daicon III e IV).
Na GAINAX, Anno-sensei realizou algumas das mais icónicas franquias do estúdio, sendo a mais notável Neon Genesis Evangelion, mas também Gunbuster, Nadia – The Secret of Blue Water, e Kare Kano.
Anno-sensei deixou a GAINAX em 2007, para fundar o Studio Khara, onde ele trabalhou numa nova série de filmes anime de Evangelion (imagem acima), em colaboração com a GAINAX.
Desde então, Hideaki Annno realizou o filme Shin Godzilla, ao lado do co-fundador GAINAX, Shinji Higuchi.
Também deverás gostar de:
Gainax – Contenção de Custos e Novo Estúdio
Último Filme Rebuild of Evangelion em Desenvolvimento
Hideaki Anno pede Desculpa pelo atraso de Evangelion
Hideaki Anno em 1984 – Adversidades e Falta de Meias
Hideaki Anno apoia criação de Centro Nacional de Manga
Panty and Stocking com Novidades a Caminho?
Fontes: Anime News Network #1/#2