Super Neptunia RPG – Análise

por Bruno Sales
Super Neptunia RPG - Análise

Esta sexta-feira estreou na Europa, para a playstation 4 e Switch, o novo jogo da franquia Neptunia intitulado de Super Neptunia RPG. O jogo é um Side-scrolling RPG produzido pelo Artisan Studios e distribuido pela Idea Factory International.

Super Neptunia RPG é o primeiro jogo em que a Compile Hearts colabora com um estúdio ocidental, Artisan Studios.

 

Super Neptunia RPG  – Análise

Desde o lançamento dos jogos re:birth, e do anime, que a franquia Neptunia tem vindo a ganhar popularidade no ocidente. Porém, em 2018, foi anunciado o primeiro jogo da franquia co-produzido por um estúdio ocidental, o que despertou uma curiosidade nos fãs de como um JRPG seria adaptado por um estúdio mais deslocado do oriente.

Graças à Idea Factory International podemos analisar em primeira mão esta adaptação ocidental de Neptunia.

 

Super Neptunia RPG - Análise

 

Com o conhecimento por parte dos fãs que o jogo seria co-produzido por um estúdio ocidental várias questões foram levantadas. Assim iremos responder a algumas dessas questões ao longo do artigo.

 

Super Neptunia RPG  – História

Super Neptunia RPG segue Neptune e as suas amigas numa aventura em busca das suas memórias perdidas com a ajuda de uma rapariga chamada Chrome e um livro misterioso. Enquanto, ao mesmo tempo, inimigos tentam fazer o mundo voltar a ser um jogo 2D.

A história do jogo relembra os jogos originais onde Neptune embarca também numa viagem em busca das suas memórias perdidas. O jogo mantém ainda as piadas, referências e quebras da quarta parede constantes que já são familiares para os fãs da franquia.

 

Super Neptunia RPG Captura de ecrã 02

Referência a Pokémon.

 

Desse modo a história cómica e fácil de seguir do jogo possibilita uma experiência divertida para todos os jogadores. Embora as personagens principais sejam as mesmas dos jogos anteriores, a história é completamente original o que torna ainda Super Neptunia RPG um jogo acessível que pode ser jogado sem conhecimento dos jogos anteriores.

 

Super Neptunia RPG  – Jogabilidade

Super Neptunia RPG mistura os géneros 2D Side Scrolling e RPG para criar uma experiência única.  O jogo apresenta um bonito mundo 2D na forma de side scrolling, ao estilo ocidental, enquanto adiciona elementos RPG e uma mecânica de batalha pouco usual. Criando assim um jogo da franquia Neptunia com uma jogabilidade única.

 

Super Neptunia RPG Captura de ecrã 03

 

Em termos de desempenho na versão testada, Nintendo Switch, tanto no modo portátil como docked, o jogo correu fluidamente. Assim sendo Super Neptunia RPG pode ser aproveitado ao máximo tanto em casa como na rua.

 

Super Neptunia RPG  – Arte

O jogo não apresenta apenas uma jogabilidade única como também um estilo de arte diferente. Como resultado do auxílio de co-produção de um estúdio ocidental, a direção artística do jogo afastou-se um pouco da arte que os fãs estão habituados.

Assim sendo a direção artística do jogo relembra uma mistura entre a arte dos mais conhecidos jogos europeus e anime. Principalmente no ambiente do jogo nota-se uma forte inspiração em jogos europeus como Rayman Origins. Inspiração esta que tornou este jogo numa experiência única de Neptunia.

 

Super neptunia rpg captura de ecrã 04

 

Super Neptunia RPG  – Análise | Juízo final

A co-produção do jogo com um estúdio ocidental ajudou a criar uma experiência única e diferente dentro da franquia.

Assim recomendo este jogo a todos os fãs de Neptunia que procuram jogar um jogo diferente do que estão habituados e com uma abordagem mais ocidental.

Para quem não conhece a franquia ou não gosta de JRPG, este é um bom jogo para ficar a conhecer o universo de Neptunia!

 

 

 

0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.