Sword Art Online Extra Edition | Análise

por João Simões
Sword Art Online

Aproximadamente após um ano do término de Sword Art Online, a 31 de dezembro de 2013, a A-1 Pictures lançou Sword Art Online Extra Edition. Esta foi produzida e distribuída exatamente pela mesma equipa que esteve presente na primeira temporada.

 

Anime Sword Art Online Extra Edition

 

Sword Art Online Extra Edition | A História

Yui pelo meio de uma conversa com Kirito e Asuna, decidiu que gostaria de ver uma baleia real. Kirito, de forma a concretizar o desejo, revela que existe uma quest subaquática no Alfeim Online, que poderá ter uma baleia. Contudo, Leafa não sabe nadar o que lhes torna impossível a tarefa de começar a quest. Asuna e o resto do grupo decidem treinar Suguha numa piscina no mundo real e enquanto isto Kirito encontra-se com um empresario relacionado com o mundo virtual.

 

Sword Art Online Extra Edition | Análise

Uma das coisas que mais desiludiu os fãs neste episódio especial, foi o fato de se sentirem enganados. Mas enganados em que ponto? Ora, o título por si só induz em erro, uma vez que nos diz: “Edição Extra”. Ficamos logo entusiasmados a pensar: “aqui vamos nós ver 1h40 minutos de conteúdo original, que possivelmente irá servir de ponte para a futura segunda temporada”, mas não é isso que acontece.

 

Anime Sword Art Online Extra Edition

 

Na verdade o que nos fornecem é um episódio na sua maioria composto por fan-service, alternado com a recapitulação da história da primeira temporada. A premissa é simples, Kirito, Asuna, Silica e Lis levam Suguha à piscina escolar durante o verão, para que ela possa aprender a nadar. Enquanto isto, Kirito é levado a pensar que iria ter uma reunião com uma conselheira escolar, no entanto foi tudo previamente preparado para que ele não pudesse recusar uma reunião com Seijirou Kikouka. Este é empresário e um dos membros do ministério dos assuntos relacionados com o mundo virtual.

Marcou a reunião com Kirito para que ele o ajudasse a reconstruir de uma forma mais real todos os eventos desde o início de Sword Art Online até ao momento atual. Dito isto, já dá para entender o rumo que o episódio toma. Enquanto Kirito conta os momentos mais relevantes, vamos vendo uma recapitulação sucessiva de tudo o que aconteceu. Enquanto isto, Asuna e as amigas ensinam Suguha a nadar, acrescentando sucessivamente fan service pouco subtil e sem qualquer tipo de lógica. Por vezes interrompem o treino e relembram como cada uma conheceu Kirito, o que acaba por complementar a recapitulação que o mesmo se encontra a realizar.

 

Anime Sword Art Online Extra Edition

 

Nos 20 minutos finais, é-nos dado aquilo pelo qual iniciamos a visualização do episódio: conteúdo extra! Assim que a reunião de Kirito termina e Suguha aprende a nadar, o grupo dirige-se para os fundos oceânicos de forma a poder completar a quest. Este conteúdo extra foi levemente rebuscado, na medida em que o seu teor narrativo foi relativamente igual ou até inferior a algumas das quests que vimos na primeira temporada. Não acrescentou nada de novo, não desenvolveu nem um pouco as personagens e nem deixou uma introdução forte para a segunda temporada. O único ponto que merece mesmo ser mencionado está no fato de podermos ver, não só os acontecimentos a serem narrados por Kirito, mas também pelo fato de obtermos algumas explicações das ações que foram tomadas, e mais importante, a perspetiva da personagem principal sobre todos os acontecimentos.

Relativamente a aspetos técnicos, nada mudou, visto que na sua maioria são imagens reaproveitadas. Já nos 20 minutos de conteúdo novo, a animação, ambiente, desenho e banda sonora mantêm-se no mesmo nível, tendo até alguns picos negativos, nomeadamente no desenho.

 

Sword Art Online Extra Edition

 

Sword Art Online Extra Edition | Juízo Final

Se acabaram de ver a primeira temporada é completamente desaconselhável a visualização deste episódio, pois vão exigir que a vossa hora e quarenta vos seja reembolsada.

Concluindo, para quem ainda não viu o episódio, guardem-no para quando pensarem iniciar a visualização da segunda temporada. Este episódio com a finalidade certa, pode transformar a desilusão, em tempo bem aproveitado. Na medida em que vos irá situar na história, relembrar com uma nostalgia épica os momentos mais marcantes da primeira temporada e até avivar-vos a memória sobre determinadas personagens, as suas histórias e as formas como cada uma se foi inserindo no enredo. Deixando ainda um ténue elo de ligação com a segunda temporada.

 

 

 

0 comentário


Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.