Título: Tada-kun wa Koi wo Shinai | Tada Never Falls in Love | Tada Doesn’t Fall in Love
Adaptação: Original
Estúdio: Doga Kobo
Demografia | Género: Comédia, Romance, Slice of Life
Primeiras Impressões: Disponível
Tada-kun wa Koi wo Shinai – Análise | Opening
“Otomodachi Film (オトモダチフィルム)” de Masayoshi Ooishi
Bastou-me a informação de que se tratavam dos mesmos produtores de Gekkan Shoujo Nozaki-kun para decidir assistir a Tada-kun wa Koi wo Shinai / Tada Never Falls in Love.
Produtores, não criadores! Todavia, é inevitável esta associação (tendo sido inclusive motivo de publicidade a Tada Never Falls in Love) dada a qualidade da primeira. Gekkan Shoujo Nozaki-kun trata-se de um manga estilo 4-koma (não o sendo a 100%) que foi maravilhosamente adaptado. É, inclusive, dos poucos animes que gostei mais da adaptação que do original, e isso é raro!
O mérito, claro está, encontra-se na equipa técnica por detrás dessa adaptação. Tal não significa que sejam criadores de originais de qualidade, mas devo dizer que não estiveram nada mal…
Tada-kun wa Koi wo Shinai – Análise
A descrição que povoou nas redes no momento da sua estreia retrata muito bem esta série:
uma comédia romântica de nos fazer rir e chorar.
Tada-kun wa Koi wo Shinai é um romance terno, com uma componente de comédia cliché que nos deixa a todos derretidos. Não se trata de nada mordaz ou com algum nível de malícia, em boa verdade não existe qualquer vilão! Até mesmo o antagonista amoroso é… irresistível!
Em termos de premissa, esta é exposta desde o primeiro episódio. Tal como referi nas primeiras impressões à obra, desde logo sabemos quais são os pares e, pelo menos, que existe algo de “especial” em relação à Teresa.
Um adorável cliché à Hollywood
Para os amantes de romances de adolescentes à Hollywood, Tada-kun é o tipo de série que nos deixa com um sorriso de orelha a orelha. Cresci com os livros de O Diário da Princesa, e o filme The Prince & Me é um dirty pleasure meu, como tal, Tada-kun wa Koi wo Shinai encaixou-me como uma luva!
Em suma, não é uma série para assistir tendo em conta o enredo, não será o final que vos irá atrair – apesar de ter sido muito bem executado – mas sim toda a piada e bom feeling desta obra.
Tal como o antecessor dos seus criadores, também Tada-kun wa Koi wo Shinai é recheado de momentos easy going e piadas de nos fazer gargalhar alto! Claro que há exageros, é uma “comédia fácil” que poderá cair ao lado de quem procura algo mais negro ou exigente narrativamente. É uma obra de autor e é nisso que se devem focar antes de começarem a assistir.
Na minha opinião, o ritmo narrativo deverá ser dos únicos defeitos a apontar. Ao contrário de Gekkan Shoujo Nozaki-kun, não temos a história contada em “sketches” onde o foco é comédia. Existe uma tentativa de criar um equilibro entre romance, comédia e drama que, por vezes, pode causar uma efeito um pouco pushing. Todavia, melhorou muito ao longo da série!
Tada-kun wa Koi wo Shinai – Ambiente
Prova disso foram os grandes momentos que Tada-kun wa Koi wo Shinai nos proporcionou. A gestão de imagem e animação foram tão incríveis, em determinadas cenas, que me deixaram embebecida.
Honestamente, as minhas expectativas eram mínimas relativamente a este departamento. Um dentro da média seria bom. Todavia, conseguiram um bem acima da média em todos os departamentos técnicos.
O cabelo da Teresa parecia real, a fotografia fazia jus ao tema do anime e a coloração foi tão bem colocada! A banda sonora é composta por sonoridades únicas, originais e que ficam no ouvido. Deixo-vos a sugestão: ouçam o OST da franquia, é qualquer coisa de incrível!
Caso para dizer que esta série foi a menina dos olhos dos criadores.
Tada-kun wa Koi wo Shinai – Juízo Final
Quero acreditar que este original tenha deixado os seus criadores orgulhosos. Não foi o romance mais incrível que já vi e não, não foi tão bom quanto Nozaki-kun. Não obstante, foi uma boa série de comédia e de romance! Não vou dizer que houveram momentos em que senti falta de “conteúdo”, porque o houve. Até porque não conseguiram desenvolver as personagens secundárias além do básico.
Não houve ligação sustentada com todas as personagens, não conseguimos nos imergir totalmente naquele ambiente cómico. O que é triste dado o potencial deste universo. Ainda assim, consegue cumprir o seu legado e contar uma bonita história de amor.
Análises
Tada-kun wa Koi wo Shinai
Dos mesmos produtores que Gekkan Shoujo Nozaki-kun, Tada-kun wa Koi wo Shinai trata-se de uma comédia romântica capaz de derreter os nossos corações.
Os Pros
- Banda Sonora
- Romance
Os Contras
- Falta de desenvolvimento dos personagens secundários.