No passado dia 5 de Fevereiro, a Tekken World Tour chegou ao seu final e com ela, Katsuhiro Harada revelou mais detalhes do próximo título da franquia Tekken que incluem novas mecânicas e uma nova personagem que é nada mais do que Nina Williams.
Tekken 8 – Nina Williams e Novas Mecânicas Reveladas
Num vídeo de 37 minutos, Katsuhiro Harada e Kohei Ikeda, diretor de Tekken 8, falaram de várias mecânicas do jogo, usando exemplos numa recente alpha build do jogo. Inicialmente, ambos relembraram o tema do jogo, sendo a palavra “agressive” a mensagem que querem passar. Isto inclui atenuar os visuais e o estilo de jogo para tornar as batalhas mais excitantes para ambos os jogadores e espetadores.
Comecemos com o primeiro de quatro pontos discutidos nesta apresentação: o sistema de Rage. Neste título, os Rage Drives foram removidos por completo, devido à adição do sistema de Heat que falaremos mais tarde.
Também dentro do Rage, temos a confirmação de que todos os Rage Art terão o mesmo input de uso, que será “baixo + frente + soco esquerdo + soco direito”. Os Rage Arts também serão possíveis de ter atalho no controlo que poderá ser mapeado, como em Tekken 7. Se no Tekken 7 este movimento era no R1 (PlayStation 4) por predefinição, no Tekken 8 será no R2 (PlayStation 5).
Devido a este comando comum, certos fãs ficarão preocupados com certas personagens perderem movimentos que antes se usavam assim, com o Sonic Fang do Steve Fox.
Uma re-adição de Tekken Tag Tournament 2 são os danos recuperáveis. Desta vez estes danos não serão recuperáveis por tempo, portanto como funcionarão? O jogador que estiver na ofensiva aplica chip damage no adversário que bloqueia.
Este dano ficará marcado a cinzento na barra de vida e poderá ser recuperada aos poucos. Também confirmado por Harada e Ikeda é que não se poderá perder a ronda com este chip damage, apesar de não terem demonstrado na apresentação, o que deixou certos fãs confusos.
Como se poderá então desfazer a vida cinzenta do adversário? Tal e qual no Tag 2, só teremos de provocar dano no adversário e parte da vida cinzenta também irá descer com a vida normal.
Como se poderá recuperar a vida cinzenta? A palavra-chave do jogo é “agressive”, portanto só teremos de ripostar e infligir dano no nosso adversário e a nossa vida cinzenta será recuperada aos poucos.
O seguinte tópico foi o Heat System, um sistema descrito como “um período de tempo onde é incrivelmente vantajoso para um atacante avançar”. Existe uma pequena barra azul chamada de Heat Timer, abaixo da barra de vida, que demonstra quanto tempo nos resta de Heat (10 segundos se o jogador não fizer nada).
Quando o jogador em Heat ataca o oponente, acertando os golpes ou sendo bloqueado, o tempo de Heat restante congela por um pouco, dando mais incentivo ao jogador a manter-se na ofensiva.
Existem duas maneiras de entrar em Heat. A primeira é com um movimento chamado de Heat Burst que é uma ação de um só botão e por predefinição é no R1 (PlayStation 5). A segunda maneira é com movimentos chamados Heat Engagers. Cada personagem terá por média cinco Heat Engangers e estes serão os movimentos recomendados de se aprender, segundo Harada e Ikeda.
Ao lado do Heat Timer existem dois ícones parecidos com o número 8. Estes ícones representam a nova Heat Energy. Esta energia permite aos jogadores ativarem ações Heat especiais. Se o Heat for ativado com um Heat Burst, os jogadores receberão uma energia. Se for ativado com um Heat Engager, receberão duas.
As duas ações especiais que se podem usar são o Heat Smash e o Heat Dash. O Heat Smash é um movimento rápido e poderoso (comparável aos antigos Rage Drives) que usa todas as Heat Energies de uma vez só. O Heat Dash é uma investida que cancela um Heat Engager e que se pode usar para continuar, alargar ou até mesmo criar novos combos. Cada Dash consome uma única energia. Gastando as Heat Energy faz com que o período Heat acabe imediatamente.
Dentro do Heat, as personagens receberão bónus próprios para as mesmas. Os movimentos mais fortes de Paul irão causar um guard break, as matracas de Law irão ser mais fortes podendo causar efeitos de screw e o King receberá um efeito de Power Crush num movimento novo dele. Estes são apenas os exemplos demonstrados.
Em seguida, Harada e Ikeda falaram dos estilos de controlo. Arcade Style, um controlo que segue os controlos tradicionais de Tekken e Special Style, um estilo que combina os Easy Combos e as mecânicas Assists de Tekken 7. Estes modos podem ser mudados em tempo real com o premir do L1 (PlayStation 5), por predefinição.
No Special Style cada botão será equivalente a uma única ação. Em termos de PlayStation 5, o quadrado será um Heat Engager, o triângulo será o Easy Combo (combo automático), a cruz será um movimento com efeito Power Crush, o círculo será um movimento Low e o R1 será o Heat Burst/Smash. Depois de se pressionar o triângulo, dependendo do botão que se repita, o combo automático será diferente.
Com este estilo, os jogadores casuais poderão divertir-se sem problemas e talvez ficar tempo o suficiente para quererem aprender a personagem mais a fundo com os controlos arcade.
Para terminar a apresentação, ambos apresentaram testes alpha locais em torneios de Tekken disponíveis para participantes dos mesmos. O primeiro teste será na EVO Japan, no final de Março.
Depois de umas piadas em palco, Harada revelou também o trailer para Nina Williams que não só contém o novo design e combate da mesma, mas também podemos ouvir o novo announcer e ainda antes do trailer começar, podemos ver a nova animação do logo da Bandai Namco onde Jin e Kazuya usam os seus novos designs.
Tekken 8 ainda não tem uma data de lançamento prevista, mas está confirmado para as consolas da geração mais recente e PC.
Artigos Relacionados:
Fonte: Press Release Bandai Namco Entertainment Europe