Tenki no Ko – Edifício Dilapidado do Filme é Real

por Usagi Wright
Tenki no Ko - Edifício Dilapidado do Filme é Real santuario

O website soranews24.com visitou o local em Tóquio onde se passa uma certa cena do filme anime Tenki no Ko: Weathering With You. Infelizmente, esse mesmo edifício irá desaparecer ainda este mês de agosto de 2019.

 

Tenki no Ko – Edifício Dilapidado do Filme é Real

Tenki no Ko - Edifício Dilapidado do Filme é Real 1

 

Logo no início do mais novo filme anime de Makoto Shinkai, “Weathering With You”, a protagonista feminina Hina sobe ao topo de um edifício em ruínas, em Tóquio. Permanecendo em silêncio na chuva, a estrutura está envolvida numa atmosfera tão palpável de perda e solidão, que quase parece algo que foi evocado pelo coração pesado da personagem.

 

 

Mas o estilo de direção de Shinkai não é apenas criar arte de fundo incrivelmente bonita, mas também pesquisar meticulosamente os locais no mundo real nos quais pode retirar inspiração. Assim como o hit de 2016, Your Name, parte do ambiente deste filme acontece no lado oeste do centro de Tóquio e o prédio que vemos na cena de abertura, e que possui um significado profundo, é um edifício real que pode ser “visitado”.

 

Tenki no Ko - Edifício Dilapidado do Filme é Real 2

 

Chamado de Yoyogi Kaikan, o prédio de oito andares fica a poucos passos da Estação Yoyogi, adjacente aos trilhos da Linha Yamanote, que circunda o centro da cidade. Originalmente construído em 1969, Yoyogi Kaikan teve um breve contato com a fama na década de 1970, quando foi usado como locação de filmagem do drama de televisão, Kizu Darake no Tenshi, mas rapidamente desapareceu dos holofotes, tornando-se apenas outro dos semi arranha-céus de Tóquio, cheio de restaurantes baratos, salões de pachinko e livrarias empoeiradas. Também foi, por um breve período, a casa do “No Name Sushi Restaurant”, que desde então se mudou para o bairro adjacente de Shinjuku.

 

Tenki no Ko - Edifício Dilapidado do Filme é Real 3

 

A fachada desgastada do edifício Yoyogi Kaikan também não é propaganda enganosa. No interior, um corrimão enferrujado guia-nos por uma escadaria em espiral (tecnicamente, a disposição dos degraus forma um triângulo) e o senhorio parece ser bastante brando quanto ao uso da escadaria para armazenar coisas.

 

Tenki no Ko - Edifício Dilapidado do Filme é Real 4

Tenki no Ko - Edifício Dilapidado do Filme é Real 5

Tenki no Ko - Edifício Dilapidado do Filme é Real 6

 

O surreal da situação é que o prédio não está “encostado” num canto qualquer esquecido da cidade. Como foi dito acima, é praticamente ao lado da Yoyogi Station, que está apenas à distância de uma viagem de dois minutos de comboio da Estação Shinjuku, a estação de comboio mais movimentada do mundo! É possível ver esta famosa estação a partir da plataforma de Yoyogi e, vista de cima, está o imponente edifício que é a sede da gigante de telecomunicações DoCoMo, que foi construído em 2000 e que com 272 metros de altura é um dos ícones distintivos do horizonte de Tóquio.

 

Tenki no Ko - Edifício Dilapidado do Filme é Real 7

 

Quando a Hina chega ao topo do prédio em Tenki no Ko: Weathering With You, ela encontra um santuário xintoísta. No entanto, Yoyogi Kaikan não possui um santuário no telhado e os rumores dizem que o que aparece no anime é inspirado no Asahi Inari Shrine, que fica num telhado no bairro de Ginza.

 

Tenki no Ko - Edifício Dilapidado do Filme é Real santuario

 

Santuários de telhado não são tão incomuns no Japão e aqueles dedicados a Inari, o Deus do comércio, são bastante fáceis de encontrar no topo de edifícios de escritórios, por isso é difícil dizer se este é 100% o edifício exato que inspirou o local no filme. Por outro lado, um vasto número de restaurantes de fast-food que aparecem no filme, são fáceis de “confirmar”, como a filial do McDonald’s, onde a Hina trabalha e conhece pela primeira vez o protagonista, Hodaka, que é a filial da Estação Seibu Shinjuku.

 

Tenki no Ko - Edifício Dilapidado do Filme é Real 8

 

E ainda a filial de Shinjuku Kabuki-cho da cadeia de ramen, Tenka Ippin, onde Hodaka é questionado pelos polícias.

 

Tenki no Ko - Edifício Dilapidado do Filme é Real 9

 

Vários outros locais do filme também são retirados da geografia real de Tóquio, como a estrada inclinada na saída sul da estação Tabata, onde a Hina mora com o seu irmão mais novo Nagi, os bancos do Shiba Park, onde os adolescentes saem com o Keisuke e a praça em Odaiba onde a Hina mostra “aquilo que vale”… só para não dizer aqui muitos spoilers.

 

 

Quem quiser e puder fazer uma visita a Tóquio, para visitar estes lugares do filme, deverá iniciar a jornada com o edifício Yoyogi Kaikan, já que o prédio está programado para ser demolido a partir do mês de agosto.

Informação do Edifício:
Yoyogi Kaikan / 代 々 木 会館
Endereço: Tokyo-to, Shibuya-ku, Yoyogi 1-35-1
東京 都 渋 谷 区 代 々 木 1 丁目 35 1 1

 


Conhece a nossa Loja ptAnime! 🙂

Caderno A5 Tonari no Totoro – Studio Ghibli

 


Artigos relacionados

Tenki no Ko – Vídeo Kurashiru ensina como fazer Chahan

Tenki no Ko – Bebida inspirada no Filme é criada no Japão


 

Fonte: SoraNews24
Créditos imagens: @SoraNews24, excepto as imagens do filme que foram retiradas do trailer

 

0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.