3º Aniversário do ptAnime!

por Renato Sousa
3º Aniversário do ptAnime

Li uma vez um artigo, e não cito a fonte porque sinceramente já não me recordo dela, que projetos do género deste – de nome ptAnime – costumam ter uma duração média de 2 anos, acabando por morrerem nessa altura ou por deixarem de ser atualizados. É certo que isto é apenas um dado estatístico e que em contabilização entram todos aqueles blogs criados por adolescentes ou adultos que são apenas o resultado de uma paixão e não de um amor, se é que posso fazer este tipo de comparação. Seja como for, este artigo existe e chega até vós, caríssimos leitores, porque hoje o ptAnime celebra três anos de existência e continua de pedra e cal, sendo que vocês têm muita “culpa” nessa matéria. Por isso mesmo, cabe-me a mim fazer uma retrospetiva deste último ano de trabalho, do presente e do futuro deste projeto em nome de toda a equipa do ptAnime. Vamos a isso!

 

Um leitor deve-se sempre sentir confortável quando visita um espaço de redação!

Dos acontecimentos assinaláveis dos últimos 12 meses, o primeiro grande destaque vai para a mudança do aspeto visual e reestruturação das categorias presentes no nosso website. Os nossos seguidores mais antigos certamente que se lembram do tema anterior e de como tudo melhorou visualmente em dezembro passado. A aplicação do “GLOW” teve sempre como objetivo principal proporcionar aos leitores uma leitura mais agradável e um maior bem estar durante a navegação pelo nosso website. Já a modificação das categorias dos menus e sub-menus, que ainda não está totalmente concluída, visa facilitar a pesquisa das matérias que mais atraem cada tipo de leitor. Sem qualquer tipo de dúvida posso dizer que os resultados e feedback recebidos foram francamente positivos.

 

A ausência dos concursos sazonais e o aparecimento dos giveaways!

Costuma-se dizer que “parar é morrer”, uma expressão capaz de se aplicar em muitas situações, nomeadamente na do tempo. Atualmente, os giveaways são uma constante nas páginas de Facebook dos grandes projetos e empresas da atualiadade, sendo este tipo de ofertas ajustado aos mais diversos ramos do trabalho. O ptAnime também não quis ficar para trás e recentemente sorteou o primeiro volume das mangas “Death Note” e “Attack on Titan“. Para breve estão planeados mais giveways, portanto permaneçam atentos!

Não era o pretendido, mas este tipo de sorteios rápidos e de sorte realizados no Facebook, juntamente com o Concurso do Mundial de Futebol 2014, acabaram por ocultar em parte a ausência de concursos do ptAnime no Natal e Páscoa mais recentes. Essas eram épocas de marca para nós, pois durante tais festividades realizávamos sempre concursos dos mais diversos tipos que não se remetiam tanto à sorte mas sim ao esforço e à aplicação dos participantes na execução das tarefas pedidas, que muitas vezes estavam associadas ao próprio Natal ou Páscoa. Em dezembro de 2014 pretendemos trazer de volta este tipo de iniciativas sazonais.

 

3º Aniversário do ptAnime

 

A chegada das análises semanais às mangas do momento!

A interrupção das análises semanais aos episódios de séries como “One Piece” e “Naruto Shippuden” foi uma das decisões mais complicadas de tomar do ano passado, particularmente porque era eu mesmo quem as escrevia e sabia bem o trabalho e a dedicação que ali deixava. No entanto, a partir do momento em que vi a minha disponibilidade ser fortemente afetada por (outros) motivos profissionais tive de fazer uma escolha que afetou duramente esta rubrica. Felizmente, e porque temos uma excelente equipa de trabalho, a “compensação” desta medida surgiu por intermédio do João Simões e da Raquel Cupertino, que começaram a analisar semanalmente os capítulos das mangas mais lidas da atualidade. Ainda por cima quando a secção “Manga” era uma das que recebida menos atenção da nossa parte, pelo que até nesse sentido o aparecimento deste conteúdo foi muito positivo.

 

O foco naquilo que é realmente importante!

Desde o início do projeto que se tentou abordar um pouco de tudo o que é normal neste tipo de sites informativos no que diz respeito a artigos. Notícias, análises, jogos, outras matérias específicas do nicho de mercado escolhido e claro, as rubricas criadas em função dos temas. Como é sabido, a nossa equipa de trabalho não é assim tão alargada quanto isso, ainda que tenha vindo a crescer. Por esta razão, trocamos a variedade por aquilo que é realmente importante. As rubricas têm estado paradas em detrimento de outros assuntos, isto é: notícias de Anime e e Manga, análises detalhadas a todo o tipo de obras e acompanhamento das temporadas atuais de Anime. Tudo isto teve e vai continuar a ter um crescimento acentuado no número de artigos publicados e qualidade dos mesmos.

 

3º Aniversário do ptAnime

 

O aparecimento da Cultura Japonesa

Uma vez que todos os assuntos abordados neste nosso espaço são construídos em torno do Japão, porque não criar uma secção exclusiva para se conhecer melhor o povo nipónico e suas culturas? Foi com esta ideia em mente que a Sara Guerreiro se juntou à nossa equipa e que agora vos tem apresentado artigos extremamente interessantes sobre o País do Sol Nascente. Continuem a acompanhar esta rubrica no futuro, pois não se vão arrepender.

 

Socializar tem sido uma tarefa complicada!

Os primeiros anos de qualquer projeto implicam sempre uma dedicação extra no que toca à parte da divulgação. Infelizmente para nós, por esta altura já contávamos com mais alguns seguidores. Não tanto no Twitter nem no Tumblr, pois nem sempre damos as maiores das atenções, mas 1112 “Gostos” na página do Facebook é realmente pouco, afetando claramente a nossa visibilidade e aparecimento ao público que acompanha estes tipos de entretenimento que são a Manga e o Anime. Repensar e melhorar as estratégias de divulgação do ptAnime nos próximos tempos é prioritário para nós, sendo que também contamos sempre com a tua ajuda para o crescimento desta comunidade. Divulga-nos!

Em contrapartida, é curioso que a Loja do ptAnime tem funcionado muito bem tendo em conta a rara divulgação que tem recebido da nossa parte. Temos recebido algumas encomendas de Mangas por e-mail e os clientes têm-nos dado sempre bom feedback, o que nos deixa bastante orgulhosos.

 

3º Aniversário do ptAnime

 

Que comece a afirmação fora de portas!

Com o aumentar do número de eventos em Portugal relacionados com o Japão é normal que o ptAnime não se deixe ficar pelo trabalho desenvolvido no seu centro de redação. A aparição em eventos como o IberAnime, ComicCon, entre outros, vai continuar mas de uma forma bem mais ativa da nossa parte, com vista a podermos-vos oferecer o maior acompanhamento possível. Esperem por nós!

Associado a este processo está o estabelecimento de novas parcerias da nossa parte. No que diz respeito a eventos tenho de mencionar a Yume Project com quem poderemos vir a trabalhar bastante no futuro. Fora disso, o destaque é para a EquipaBestWishes, cujos trabalhos podem seguir com grande atenção no respetivo canal do youtube.

Ainda antes de concluir, não esqueço a riqueza extra conferida ao site do ptAnime por intermédio das entrevistas que vários elementos conhecidos e dinamizadores do ramo nos concederam com o maior carinho possível nos últimos tempos. Estou-me a referir ao Miguel Moreira, à Tat-Tat, à Nuei Neko e ao Kiramekirai. Se os desconhecem, então aproveitem esta excelente oportunidade. Vale a pena!

Sem mais nada a acrescentar, resta-me agradecer a todos vocês que nos acompanham e que nos dão apoio para seguir em frente com este projeto. Quando aqui se trabalha com muito gosto e ainda se tem o apoio de pessoas fantásticas como vocês é realmente qualquer coisa de especial e super motivador. Nos momentos mais importantes nunca me esqueço de vos agradecer em nome de toda a equipa e, embora isso pareça repetitivo e maçador, a verdade é que nunca me canso de o fazer por sentir que é totalmente justo e merecido da vossa parte. Obrigado a todos e que para o ano esteja aqui a contar-vos novas peripécias de um ptAnime com uma dimensão ainda maior.

 

Parabéns!!!

 

0 comentário


Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.