Tetris 99 – Análise | Nintendo Switch

por Xpop
Tetris 99 - Análise | Nintendo Switch

Título: Tetris 99
Developer: Arika
Distribuidora: Nintendo
Plataforma: Nintendo Switch
Data de Lançamento: 14 de fevereiro de 2019
Gênero: Puzzle/Multiplayer

 

Se perguntarmos a uma pessoa qual foi o jogo que mais influenciou a indústria dos videojogos, as respostas poderão ser muito variadas.

Jogadores mais antigos poderão falar de Pac-man, Super Mario, Metroid, ou Mega Man, adolescentes que tiveram uma infância feliz irão falar de Counter Strike 1.6 ou Doom e as criancinhas chatas vão falar de Fortnite porque Fortnite is Love, Fortnite is Life. Mas um dos nomes que possivelmente também poderá ser falado, é Tetris.

Com uma ideia simples de empilhar “tetraminós” e formar linhas horizontais para ganhar pontos, Tetris tornou-se um jogo viciante e influente para a indústria dos videojogos com mais de 170 milhões de cópias vendidas, múltiplas variações do jogo para várias plataformas e, ocasionalmente, causar um processo judicial na União Soviética.

Mas o que pode acontecer quando a Nintendo decide combinar a fórmula do Battle Royale com um dos jogos mais populares de todos os tempos? Hoje iremos descobrir isso ao analisar o novo título da franquia, Tetris 99.

 

Tetris 99 – Análise

Tetris 99 - Análise

 

Revelado durante a Nintendo Direct 02.13.2019, Tetris 99 é um jogo do estilo Battle Royale em que 99 jogadores jogam Tetris enquanto que enviam “lixo” para atrapalhar o jogo uns dos outros ao limpar linhas do seu jogo, até só haver um jogador de pé.

 

Uma ideia nunca pensada:

Battle Royale é um género de jogo que explodiu em 2018, devido a jogos como Fortnite e Player Unknowns Battlegrounds, e que foi bastante polarizante para muitos jogadores por causa da quantidade de jogos que decidiram adotar esse género sem inovar em qualquer aspeto.

Poderíamos dizer que Tetris 99 é um simples cash-in a um género de jogos que a cada mês recebe mais ódio do que o Ash a não vencer a Liga Pokémon. Mas é exatamente por isso que as aparências iludem.

Apenas umas mãos cheias de jogos conseguiram trazer algo diferente a esse género, mas como dizia o ditado “Em cavalo vencedor não se mexe” e foi exatamente isso que Tetris 99 fez. Ou não fez.

 

Tetris 99 - Análise

 

Tetris 99 apenas pegou numa ideia simples, mas nunca pensada: adicionou multiplayer e criou um jogo interessante e inovador sem ter de alterar nada na jogabilidade original de Tetris ou nas mecânicas de Battle Royale.

Arrisco mesmo a dizer que após o sucesso de Tetris 99, vários jogos retro poderão ser lançados no futuro com um estilo Battle Royale parecido. Se eles irão funcionar ou não, já é uma questão para outra altura.

 

Falta de ajuda:

Apesar de Tetris 99 ser um jogo bastante simples, que manteve a jogabilidade original dos seus antecessores, não significa que não tenhamos dificuldade em perceber, no início, como é que funciona a jogabilidade deste novo título e esta poderá ser a maior falha do jogo até à data.

A falta de um tutorial no jogo é um erro bastante grave, porque os jogadores novos que começaram a jogar Tetris 99 vão ficar extremamente confusos com os 99 tabuleiros de Tetris que estão no écran e em como interagir com eles. Isto também é uma falha enorme se tivermos em consideração os jogadores que nunca experimentaram Tetris.

A parte com maior dificuldade de compreensão é possivelmente como atrapalhamos os outros jogadores. Podemos escolher um jogador em específico usando o analógico esquerdo para dificultar o jogo, ou escolher uma das 4 opções que irá escolher, automaticamente, qual o jogador que estamos a prejudicar.

O parágrafo anterior poderá ser bastante aborrecido de se ler, mas apenas serve para demonstrar a reação inicial que teremos ao jogar Tetris 99 pela primeira vez. Contudo, mesmo sendo uma falha grave, isso não nos tira a diversão do jogo após jogarmos umas boas partidas e compreendermos os controlos.

 

Tetris 99 - Análise

 

Veredito:

Com um conceito simples e muitas horas de entretenimento (tal como o original) Tetris 99 é aquele jogo que não tinha necessidade de ser criado, mas que quando é lançado os jogadores não tem motivos de queixa.

 

 

E tu que achaste de Tetris 99? Diz-nos nos comentários! Não jogaste ainda? De que estás à espera?

 

 


Artigos Relacionados:

Kingdom Hearts III – Primeiras Impressões


 

0 comentário


Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.