Tite Kubo – A Emocional Inspiração que o fez continuar Bleach

por João Simões
Tite Kubo - A Emocional Inspiração que o fez continuar Bleach

A quantidade de trabalho que advém da publicação semanal de uma manga é colossal. É difícil imaginar a prejudicial quantidade de horas necessária, por dia, durante anos, para criar uma manga. Ao mesmo tempo, essa mesma manga pode significar coisas inimagináveis para os leitores.

Depois de terminar Bleach em agosto, e de lançar a coleção final em novembro de 2016, o autor Tite Kubo voltou ao Twitter, onde partilhou uma emocionante história.

 

tite-kubo-a-emocional-inspiracao-muito-obrigado-1

 

Esta é a tradução do artigo publicado no Tumblr de um fã, intitulado por Tenshi’s Cave:

Kubo não se sentia satisfeito após o término de Bleach. Perseguia-lhe a constante impressão de que estava algo por fazer. E essa foi uma das razões que o levou a (re)ativar o Twitter, para agradecer aos seus fieis leitores. “Consegui publicar Bleach durante 15 anos, e mesmo assim posso afirmar que consegui escrever o último capítulo tal e qual como pretendia desde o capítulo número um. Tudo isto se deve aos meus leitores.”

Recebeu mais de dez mil cartas ao longo de todos estes anos, desde crianças de 3 anos até idosas de 78. E afirma que leu e guardou todas as cartas, pois serviram de energia sempre que lhe apeteceu desistir.

Ainda assim, mesmo com toda a força de vontade, a saúde dele começou a ceder por volta do décimo ano de publicação. O médico disse-lhe que não passava de uma constipação. E acabava por ser, em coisa de dois dias a situação resolvia-se. Com o passar do tempo isto mudou. Por vezes tinha que ficar uma semana de cama. Sempre que a Jump estava de pausa, ele aproveitava para ficar uma semana de cama só para repousar o máximo possível. Contudo, também esta técnica começou a falhar passado algum tempo. Sempre que melhorava ligeiramente, ficava de novo gripado. Não importava o que ele fazia, andava sempre neste ciclo infinito.

 

tite-kubo-a-emocional-inspiracao-muito-obrigado-2

 

Começou a sentir-se patético, como se estivesse a falhar enquanto mangaka. Porque, para ele, um mangaka é alguém que consegue entregar a sua manga com uma determinada qualidade num período de tempo pré-estabelecido. Então começou a questionar-se se deveria continuar com Bleach.

Deveria parar? Mesmo que só tenha metade da história contada? O que faço, termino-a?

Ele pensou nisto todos os dias… até ao dia em que recebeu uma carta. Uma simples carta. Não tinha nome nem morada nela. Era de um rapaz doente (de algo incurável), cujos medicamentos deixaram de funcionar e encontrava-se hospitalizado, preso à cama. Afirmou que deixou de conseguir divertir-se, porque tudo o fazia lembrar o tempo em que estava saudável com os amigos. Descobriu que tinha 18 meses de vida.

Foi quando decidiu deixar-se envolver completamente no mundo da manga como forma de aproveitar os seus últimos dias. Após ler algumas mangas, tropeçou em Bleach. “Querer ler o próximo volume de Bleach foi a primeira vez, desde que fui hospitalizado, que pensei no Amanhã”. Bleach mudou completamente mundo dele. Bleach devolveu-lhe a vontade de querer viver.

 

tite-kubo-a-emocional-inspiracao-muito-obrigado-3

 

O rapaz pediu que esta carta fosse enviada a Tite Kubo, mas só quando morresse. Por outras palavras, o rapaz já faleceu. A carta terminava com um pedido:

Kubo-sensei, eu tenho um pedido: por favor desenvolva Bleach da maneira que sempre o quis desenvolver, mesmo até ao seu final. Porque isso seria o que eu gostaria de ter lido.

 

Com isto Kubo quis mostrar o que lhe deu a motivação necessária para levar Bleach até ao fim mesmo nas condições fracas de saúde nas quais se encontrava. Mas, não só. Ao expor esta história Kubo tem esperança em descobrir a pessoa que lhe escreveu a carta. Entende que não será nada fácil, e que até pode ser um pedido egoísta, mas pede a todos os leitores de Bleach que o ajudem.

Quero arranjar forma de lhe expressar a minha gratidão. Porque eu sei que já não é possível ele ler esta manga de agradecimento.

 

tite-kubo-a-emocional-inspiracao-muito-obrigado

Muito obrigado!!!

 

O redator da Tenshi’s Cave tem consciência que por cá, pelo ocidente, não seremos grande ajuda para o Kubo-sensei, mas sentiu que esta história era boa demais para ficar por partilhar pelos fãs ocidentais que não percebem japonês.

 

Se quiserem ver as publicações originais visitem o Twitter do Kubo-sensei:

Tite_official

 

Fonte: Crunchyroll

 


Também deverás gostar de:

Bleach Capítulo 686

Capa Manga Bleach Volume 74

Tite Kubo fez Cosplay de Uma das Suas Personagens


Para mais novidades, segue-nos na nossa página do Facebook!

1 comentário


Loading...

Também deverás gostar de

1 comentário

Poderoso 21 Novembro, 2016 - 5:51

Tienen que regresar el animé por favor Tite sama, no moriré en paz dejando este mundo sino llevan en anime a la pantalla, mi vida no tendría sentido si no lo hacrs , por favor haga un arreglo con el canal tv tokio porque moriré en paz si ese deseo se hace realidad. Anime bleach la guerra de los 1000 años, ojala y suceda. Espero que se cumpla. Por favor.

Responder

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.