Títulos de Light Novels – A Evolução do Tamanho ao longo dos Tempos

por João Simões

Os light novels começaram a ser muito populares ao longo da última década. Conforme são mais conhecidos, começa-se a notar uma tendência para os títulos exageradamente longos.

Esta moda não é exclusiva aos light novels, existem livros e filmes japoneses com títulos longos.

Contudo, os light novels conseguem exceder aquilo que é padrão, mesmo para o Japão, sendo que alguns são capazes de colocar uma pseudo-sinopse no título.

 

Títulos de Light Novels – A Evolução do Tamanho ao longo dos Tempos

Títulos de Light Novels - A Evolução do Tamanho ao longo dos Tempos

 

O utilizador de Twitter, @GenreCodeLovers, publicou uma série de tweets, onde faz uma contabilização dos caracteres japoneses, por cada título de light novel existente, e analisa a sua evolução ao longo dos tempos. Será que sempre foi assim?

Para efeitos de análise, @GenreCodeLovers afirma que pesquisou toda a informação na base de dados nipónica para light novels: Ranobe Mori (Light Novel Forest).

 

Nesta análise foram contabilizados todos os light novels editados entre 1975 e 2018. Como se pode verificar pela imagem acima, o tamanho médio dos títulos tem vindo a aumentar.

Na imagem abaixo podemos ver estas conclusões de forma mais visualmente compreensível.

 

Nesta terceira análise podemos ver a média dos tamanhos distribuídos por cada editora. A editora que leva o prémio é a Kadokawa Sneaker Bunko, que é responsável por The Melancholy of Haruhi Suzumiya e por Konosuba – God’s Blessing on This Wonderful World!.

A Kadokawa, em 2011, dominava 48% do mercado dos light novels.

 

 

De acordo com a base de dados do site Ranobe Mori, a série com o título mais longo é “I’m A High School Boy and a Successful Light Novel Author, But I’m Being Strangled By A Female Classmate Who’s A Voice Actress And Is Younger Than Me” (Danshi Kōkōsei de Urekko Light Novel Sakka o Shiteiru Keredo, Toshishita no Classmate de Seiyū no Onnanoko ni Kubi o Shimerareteiru.), escrita por Keiichi Sigsawa.

Informação que se mostra fidedigna quando cruzada com um ranking passado, realizado pelo site DDNavi, em 2014.

Depois disto, @GenreCodeLovers organizou a informação para demonstrar o maior título por cada ano. Em 2016 o maior título foi “Sword Art Online Alternative Gun Gale Online” que está longe de ser realmente longo quando comparado com os títulos que o sucederam.

O título mais curto foi “Kino’s Journey”, que em japonês tem uma longevidade de apenas 4 caracteres.

 

Os resultados obtidos nas análises de @GenreCodeLovers foram corroborados por outros estudos criados por fãs, que demonstram claramente que o tamanho dos títulos de light novel tem vindo a aumentar ao longo dos tempos. Sendo esta uma prática inexistente no passado.

Um destes fãs deixou um apontamento muito importante a ter em conta: só porque um título é longo não se deve considerar logo que estamos perante um clickbait, uma vez que eles são escritos foneticamente com katakana, o que tende a aumentar a contagem de caracteres japoneses.

 


Gostarias de publicar o teu manga ou light novel, em formato físico, de forma gratuita?

Vê aqui como:

Publica o teu Romance ou Banda Desenhada – Concurso Universo Manga


 


Já conheces a nossa loja!? Não?

Clica na imagem abaixo para ver mais 🙂

Lista Anime Primavera 2019


 

Fonte: Anime News Network

 

0 comentário


Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.