Esta é a oitava curta do evento Japan Animator Expo. Mais uma bela relíquia para maravilhar os amantes de animação!
Tomorrow From There | Sinopse
Um vídeo promocional para uma música da artista Avaivartika. Este aproveita para retratar visualmente o ciclo muitas vezes aborrecido, cansativo e triste, de uma jovem que tem que conciliar trabalho e estudo, enquanto vive sozinha.
Tomorrow From There | Enredo
A premissa desta curta é de longe a mais forte da Animator Expo, mostrando-se convencional e até bastante típica.
A narrativa aborda um pouco da problemática de muitos jovens da sociedade contemporânea. Demonstrando deste modo algumas das consequências de ter que coordenar estudos e trabalho enquanto vive sozinho. A uniformidade dos dias torna-se um padrão aborrecido, e o cansaço exaustivo do trabalho não dá espaço para o estudo adequado para a escola, perpetuando então um desanimo pelo dia a dia monótono que se vai gerando.
A pergunta será sempre, como quebrar esta rotina? A resposta correta, se encontrada, dá lugar a uma nova motivação e a consequentes energias renovadas. Tanto a primeira instância como a segunda são mostradas pela personagem principal. A resposta está no encontrar aquilo que gostamos de fazer por nós próprios no meio de um dia negro. Esses pequenos momentos, serão os alimentos cruciais para quebrar a rotina, de modo a conseguir entrar de forma positiva no dia seguinte.
Tomorrow From There | Ambiente
O visual assemelha-se a um pedaço maravilhoso retirado do universo de Mawaru Penguindrum. Bem, a verdade é que o realizador desta curta esteve envolvido na produção de Penguindrum, apesar de não ser o criador da mesma.
O uso das cores é o ponto forte dos cenários, a forma como jogaram os contrastes com os brilhos, dá origem a um ambiente apetitoso e muito polido. Absorve-nos a atenção, guia a narrativa, e faz-nos querer viver lá. A execução da animação é de topo, tudo extremamente fluído e minucioso. Não obstante, era o espectável da equipa extremamente experiente que esteve envolvida nesta curta-metragem.
A música, ou melhor, o tema musical é o núcleo e aquilo que conduz a história, e tenho quase a certeza que quem entender japonês, conseguirá acompanhar a letra da música, e deverá compreender melhor o que a história pretende transmitir. Por isso se algum de vocês entendeu a letra e não se importar de partilhar o significado, nós agradecemos.
A linguagem visual utilizada, como um todo é fantástica, e sem ela, a curta-metragem desceria para um nível menos bom.
Tomorrow From There | Juízo Final
Não é a melhor curta do Animator Expo, mas também não é a pior. E, embora não seja a melhor, com certeza que se localiza entre as melhores e, mais importante, localiza-se no mundo das boas experiências visuais e sonoras.
Tomorrow From There é aquele tipo de obras, que nos faz bem ver de vez em quando, só sentar, encostar as costas e relaxar, sem ter que pensar muito sobre o universo complexo para entender tudo e mais alguma coisa sobre as camadas narrativas.
Dito isto, é um título recomendado, mas quando o forem ver, vejam com a perspetiva de relaxamento em mente, e não com um intuito de absorver algo preenchido de substância.
Análises
Tomorrow From There
É um título recomendado mas, quando o forem ver, vejam com a perspetiva de relaxamento em mente e não com um intuito de absorver algo preenchido de substância.