Top 10 Anime Gundam – Tiago Garcia

por Tiago Garcia

De forma a melhor guiar interessados em mecha, especificamente Gundam, elaborei uma lista de sugestões desta franquia. Um esforço essencial, pois trata-se de uma franquia com histórias que valem a pena ver e ponderar sobre. Este serve de um seguimento mais concreto a um anterior antigo que redigi, tentando transmitir a importância de Gundam. Como qualificadores desta lista existem dois:

 

  • Primeiro, as seleções e descrições que abaixo se seguem nascem da minha experiência e apreciação pessoal da franquia. Como tal, é por isso que existe uma predominância da Universal Century nesta lista.

 

  • Segundo, devido à minha incapacidade de hierarquizar obras de tão alta excelência, a ordem não é indicativa de superioridade ou inferioridade. Tentarei por o que acho melhor e mais importante nas posições superiores, mas prefiro não dar garantias.

 

Menções Honrosas:

 

#1- New Mobile Report Gundam Wing + New Mobile Report Gundam Wing: Endless Waltz
Top 10 Anime Gundam - Tiago Garcia

 

Para quem já estava vivo na década de 90, esta foi a grande introdução de Gundam para o Ocidente. Além do seu elenco mecânico memorável, as suas personagens marcaram profundamente uma geração. Aquilo que distingue esta série é que apelou tanto a jovens rapazes como raparigas. Gundam Wing representa um grande triunfo, juntamente com The Vision of Escaflowne, em trazer mecha para o público feminino. Só não o incluo na lista porque, para ser honesto, não tem o mesmo nível de qualidade dos seus predecessores. Além disso, o seu apelo torna-se sobretudo nostálgico agora que já passaram cerca de 20 anos. A audiência contemporânea de anime espera algo mais e talvez não encontre a mesma magia na sua estética característica da década de 90. Uma sugestão mais para quem procura viver uma altura anterior da sua vida ou para curiosos do passado.

 

#2- Mobile Suit Gundam 00 + Mobile Suit Gundam 00: Awakening of the Trailblazer
Top 10 Anime Gundam - Tiago Garcia

 

Uma obra mais recente, Gundam 00 é a minha série de escolha para novatos da franquia. Esta foi capaz de traduzir as ideias e espírito das séries anteriores para um ambiente mais moderno. Em adição a isto, é capaz de introduzir e comentar sobre facetas do conflito e desigualdade moderna. Mesmo hoje em dia, vejo uma das cenas da segunda temporada, que expõe a crueldade e desumanidade de ataques de drones, como profético, especialmente para 2008. Pega em todas as lições aprendidas com Gundam Wing, refina o que funciona e descarta as partes mais questionáveis. Porém, mesmo assim não a considero 100% digna de estar em lista. Apesar de ser das séries alternativas que mais perto chega à qualidade demonstrada pelas obras UC, não as iguala. É um à parte que faço mas nunca deixarei de o recomendar tanto como série e como ponto de entrada para a franquia.

 

Top 10 Anime Gundam – Tiago Garcia

 

#10- Mobile Suit Gundam Thunderbolt: December Sky

Top 10 Anime Gundam - Tiago Garcia

 

A mais nova e recente das obras nesta lista, Gundam Thunderbolt é uma história única em anime. Voltando para as raízes de trauma pós-guerra que fizeram nascer o género, encosta-se nas partes mais sombrias e detestáveis da guerra. Faz isto recorrendo, sobretudo, a um estilo mais seinen que exarcebra o sofrimento dos seus participantes. Esta ideia é levada a um novo nível com o protagonismo de inválidos de guerra. Vemos uma completa nova perversão da medicina, não tão descabida, para por amputados de volta em combate. Também expande no sofrimento do protagonista clássico Gundam, Amuro Ray, com uma condenação violenta do uso de crianças em guerra. Uma história assombrosa de perda, desespero e tragédia. Um fado lúgrebe digno do mais conceituado poeta. Uma excelente sugestão para quem queira perceber quais as temáticas trabalhadas nesta franquia com o benefício de acessibilidade e animação moderna.

 

#9- Mobile Suit Gundam: 08th MS Team

Top 10 Anime Gundam - Tiago Garcia

 

O primeira da Santa Trindade de OVAs Gundam. Este é uma escolha extremamente popular para os fãs ocidentais da franquia. Na sua forma mais básica, 08th MS Team é Guerra do Vietnam com Robôs Gigantes. Recorre imenso à linguagem visual de filmes de guerra do sudoeste asiático, não só passando a sua ação lá mas também demonstrando os rigores e dificuldades de operar máquinas e equipamento militar deste género em selva cerrada. O ênfase que esta obra dá ao realismo típico da franquia é a razão porque é tão popular no Ocidente. A história, além de ser contida e fácil de acompanhar, foge às ideias e temas mais esotéricos da franquia. Como tal, acaba por ser algo de mais digerível para o espetador e um exemplo da diversidade da franquia. Uma história tensa, personagens memoráveis e um ênfase num estilo mais ocidental e realista são as forças desta obra.

 

#8-∀ Gundam (Turn A Gundam)
Top 10 Anime Gundam - Tiago Garcia

 

O culminar de um percurso artístico de décadas, ∀ Gundam é uma das grandes obra-primas de anime. Yoshiyuki Tomino, o pai do género real robot e Gundam, tece um derradeiro final para a sua franquia que retorna ao género super robot. Esta é uma obra que deverá aliciar fãs mais casuais de anime com a sua estética e design visual, partilhando sensibilidades Miyazakianas. O mundo de∀ Gundam coloca o seu olhar para um futuro impossivelmente distante da humanidade. Aí a loucura maniqueísta da guerra faz-nos retornar para um nível tecnológico pré-industrial. Os mechs neste futuro são relíquias de um passado esquecido, sendo compreendidos com superstição. A história procura servir de um meta-comentário à evolução do género mecha e anime. Simultaneamente, também serve da derradeira mensagem de Tomino no seu extenso comentário e meditação acerca da guerra.

 

#7- Mobile Suit Gundam: Char’s Counterattack

Top 10 Anime Gundam - Tiago Garcia

 

O clímax e pathos da grande rivalidade da Universal Century, o duelo mortal entre Amuro Ray e Char Aznable. Este último finalmente cumpre o seu destino como herdeiro de Zeon e procura dar término de uma vez por todas à opressão da Federação Terrestre, realizando o sonho de independência do colono espacial. A Londo Bell irá estar nas primeiras fileiras deste novo conflito, com Amuro a servir de Ponta-de-Lança. Esta trata-se de uma história verdadeiramente emocional, culminando quase 10 anos de narrativa. Neste duelo, as duas personagens são analisadas e desnudadas para a audiência, demonstrando o ódio entre eles e as cicatrizes das suas vidas belicosas. Não se trata de uma obra aproximável para um novato, pois requer imenso conhecimento prévio da parte do espetador. Mesmo assim, trata-se de um final digno para a mais titânica rivalidade de anime.

 

#6- Mobile Suit Gundam 0083: Stardust Memory
Top 10 Anime Gundam - Tiago Garcia

 

O meu favorito da Santa Trindade de OVAs. Stardust Memory olha de perto para o trauma e falhanços de reconciliação do pós-guerra. Esta é uma história verdadeiramente singular na qual o êxtase da paixão e arrogância torna o sonho de glória numa realidade repressiva. Além de servir de ponte entre a série original Gundam e a sua sequela Zeta Gundam, conta toda outra história trágica. Do lado da Federação, bons soldados sacrificam-se devida à arrogância e cobardice dos oficiais superiores. Do lado de Zeon, o fanatismo das suas altas patentes manipula o desespero e sofrimento dos seus veteranos para conduzir ataques suicidas. Um ar de mau agoiro e tragédia permeia esta obra, uma marcha inexorável para a escuridão. Jovens inexperientes são pressionados para as chamas de combate enquanto que veteranos rejeitam o amor e conforto à procura de propósito e vingança. Uma recomendação fácil para qualquer um.

 

#5- Mobile Suit Gundam Unicorn
Top 10 Anime Gundam - Tiago Garcia

 

Enquanto que 08th MS Team foge das temáticas mais transcendentais da franquia, Gundam Unicorn abraça-as e explora-as a fundo. Uma obra também bastante recente, este OVA deslumbra o espetador com a sua produção inigualável. Servindo do derradeiro culminar temático da Universal Century, não é necessariamente uma obra acessível. Tendo a sua ação após Char’s Counterattack, o ciclo de violência entre terrestres e colonos volta a irromper. No meio desta tragédia, uma nova geração, nascida de uma humanidade em conflito perpétuo, irá aspirar para quebrar este ciclo de barbárie. Entretanto, será confrontado de perto as consequências de tantos anos bélicos e as cicatrizes de civis e combatentes. O ponto fulcral consiste numa espécie de caça-ao-tesouro de um objeto cuja simbologia temática e narrativa não é nada menos que sublime. Uma obra excepcional que presta homenagem e celebra uma das franquias mais influentes da cultura japonesa.

 

#4- Trilogia Cinemática Mobile Suit Gundam
Top 10 Anime Gundam - Tiago Garcia

 

O ponto de origem da franquia, a readaptação cinemática da série Mobile Suit Gundam é a derradeira versão desta história. Até o dia que se adapte a totalidade de Gundam The Origin, é aqui que se compreende as raízes desta franquia. Não seria descabido dizer que esta é uma obra de visionamento obrigatório para quem se interessa pela história de anime. Uma obra vanguardista não só no seu tempo como ainda no nosso. Aqui aparecem pela primeira vez  personagens lendárias como Amuro Ray e Char Aznable, ambos pais da rivalidade anime moderna. A história serve de contraponto para a prevalência, até à data, de animes super robot. Expõe proeminentemente as raízes do trauma pós-guerra do género, rejeitando a confiança otimista de autores anteriores de um futuro melhor em favor de algo sombrio e sinistro, mais de acordo com o legado e história da humanidade.

 

#3- Mobile Suit Gundam 0080: War in the Pocket

Top 10 Anime Gundam - Tiago Garcia

 

O inquestionável melhor da Santa Trindade. Um feito notável num trio tão exímio. Novamente uma obra contida, esta procura dar foco a civis apanhados na linha de fogo. O grande apelo nasce da natureza extremamente íntima desta história. Ficamos a conhecer excelentes personagens, todas elas caracterizadas e interpretadas excelentemente. A empatia e ligação com estas transmite para o espetador o horror da guerra de uma forma visceral. Além dos temas do costume, uma grande corrente desta narrativa procura condenar a glorificação de guerra como algo de infantil. Outro grande elemento que apelará a qualquer um é o romance central. O casal deste OVA é impossivelmente carismático, com uma química impecável. Esta grande força é a cola que torna a tragédia de guerra ainda mais devastadora. Um testemunho do futuro brilhante que se destrói quando ódio ultrapassa a compaixão.

 

#2- Mobile Suit Gundam: The Origin

Top 10 Anime Gundam - Tiago Garcia

 

Nesta posição temos uma obra ainda bastante novata. Porém, o meu conforto em pô-la assim tão alta é prova da sua qualidade celestial. Em conjunção com a produção excepcional de Gundam Unicorn, disfruta de uma profundidade de escrita e caracterização que facilmente iguala ou ultrapassa obras de alto calibre noutras áreas artísticas. As partes até agora adaptadas procuram contar uma história política acerca da sociedade que viria a tornar-se no estado extremista e autoritário de Zeon. Também vemos a origem do às zeonita Char Aznable, de verdadeiro nome Casval, e a sua irmã Artesia. A sua perseguição como objetos de influência política indelevelmente os moldam e traumatizam ao mesmo tempo que as repressões e injustiças da Federação Terrestre criam um ambiente social aberto à demagogia e totalitarismo militar. Uma história acizentada acerca dos perigos da opressão e a perversão de um sonho de um futuro melhor.

 

 

#1- Mobile Suit Zeta Gundam

Top 10 Anime Gundam - Tiago Garcia

 

O inquestionável gold standard desta franquia. A série contra a qual se compara todo o género e seus sucessores. Zeta Gundam não é nada mesmo que uma odisseia operática digna dos mais altos corredores da ficção científica. A série pega nos fundamentos estabelecidos no seu antecessor e expande-os para paragens nunca antes imaginadas. Os temas são todos impecavelemente trabalhados, as personagens inesquecíveis e exemplarmente escritas e a narrativa tanto deliberada como imperdoável. É uma história que não compromete em nada a sua mensagem de condenar a destruição e crueldade de guerra. É algo de profundamente louvável os japoneses elevarem uma obra deste calibre para o mais alto panteão da sua cultura popular. Apesar de terem havido readaptações e remakes, nada chega sequer perto do original e mais facto que isso não existe. Não aceitem substitutos e não deixem passar a vida sem ter visto esta áurea obra-prima.

 


Top 10 Anime Gundam – Tiago Garcia – Considerações finais:

 

E são estas as minhas sugestões e breves apreciações do mais alto nível de excelência Gundam. Desta forma, espero que o leitor tenha uma melhor base e lista de obras para poder consumir e analisar. Desejo que, desta forma, o mesmo consiga apreciar o intuito e valor artístico que esta franquia demonstra no seu melhor. Para quem já esteja familiarizado, convido que deixe a sua opinião na forma de um comentário. O mesmo peço de quem, após a leitura deste artigo, veja as obras por si e forme a sua opinião. Assim poderá-se-á fomentar uma discussão à volta desta franquia e decidir quais as mais altas de um canon de obras que não é nada menos que olimpiano em anime.

 


Já conheces a nossa loja!? Não?

Clica na imagem abaixo para ver mais 🙂Lista Anime Primavera 2019


 

 

7 comentários


Também deverás gostar de

7 comentários

Leandro Santos 26 Dezembro, 2017 - 20:04

este top poupou-me muito trabalho, obrigado 😀

para quem como eu é iniciado em gundam isto vem mesmo a calhar, da lista vi Thunderbolt e adorei e claro os filmes da trilogia original, agora estou a ver 00 e ao inicio custa um pouco, mas depois é sempre em frente. a animação é excelente e a história também, se bem que por vezes é ainda algo confusa tal é a quantidade de personagens e informação.

do restante do top, vou tentar ver tudo e +- pela ordem do top.
btw, sou só eu que adoro a arte e estilo dos anos 90? aquele traço consegue por vezes dizer muito mais do que o moderno, parece que consegue transmitir mais emoção.
fora isso, vou ver se é fácil “comprar” estes animes, visto que alguns deles já têm uma certa idade e não deverá ser fácil

Responder
Leandro Santos 29 Dezembro, 2017 - 18:04

este top poupou-me muito trabalho, obrigado 😀

para quem como eu é iniciado em gundam isto vem mesmo a calhar, da lista vi Thunderbolt e adorei e claro os filmes da trilogia original, agora estou a ver 00 e ao inicio custa um pouco, mas depois é sempre em frente. a animação é excelente e a história também, se bem que por vezes é ainda algo confusa tal é a quantidade de personagens e informação.

do restante do top, vou tentar ver tudo e +- pela ordem do top.
btw, sou só eu que adoro a arte e estilo dos anos 90? aquele traço consegue por vezes dizer muito mais do que o moderno, parece que consegue transmitir mais emoção.
fora isso, vou ver se é fácil “comprar” estes animes, visto que alguns deles já têm uma certa idade e não deverá ser fácil

Responder
Tiago Garcia 30 Dezembro, 2017 - 22:54

O estilo anos 80/90 tem o seu apelo especialmente para o Ocidente que está, atualmente, a sofrer de uma nostalgia severa por essas décadas, daí a alienação que muitos fãs mais velhos deste lado do Cáucaso sentem em relação ao panorama mais contemporâneo de anime. Dado que se tratam dos últimos suspiros da animação à mão e fortemente influenciados pelos filmes de ação, fantasia e ficção científica da década de 70 e 80, desfrutam de uma estética muito mais agressiva, sombria e imperdoável, elementos chocantes que caracterizam anime na cultura ocidental e o seu apelo em oposição a animação mainstream. Isto das que acabavam por cá chegar, com ênfase em certos tipos de obras em vez de um repertório mais abrangente. Isto acabou por ser exacerbado com a nossa cultura digital que, sustentada na experiência americana, elevou certas obras, com traços em comum, sobre outras. Tirando isso, acaba mais por ser uma estética característica do tempo em que foi produzido. A animação mais atual, com o seu aspeto mais colorido, iluminado e minimalista, reflete melhor os gostos do futuro que valorizam mais a elegância e claridade do que complexidade e detalhe. Não passa necessariamente por uma questão de superioridade mas sim de evolução artística. Porém, a verdade é que, dado os orçamentos variáveis dos vários projetos anime ao longo das décadas, nem todas as obras foram capazes de perdurar da mesma forma que, por exemplo, grande parte do estábulo mais famoso da animação da Idade de Ouro Americana à base de diferentes sensibilidades artísticas. Acaba por ser algo que requer da nossa disciplina aceitar e contextualizar na sua época de forma a poder apreciar a obra como um todo.

Responder
Gabriel 29 Maio, 2019 - 14:16

Olá Thiago. Qual seria a melhor ordem para assistir ? Há uma sequência nas séries?

Responder
Tiago Garcia 29 Maio, 2019 - 16:20

Certo, depende imenso das suas próprias sensibilidades acerca do assunto. A progressão clássica desta franquia passa pela sequência Mobile Suit Gundam (Trilogia de Filmes) para Zeta Gundam para ZZ Gundam terminando em Char’s Counterattack. Essa é a história principal contada pela equipa criativa original da franquia. Todas as obras além disso consistem em adendas. Em particular, Gundam the Origin, pelo menos as parte presentemente adaptadas, procuram adicionar ao backstory que informa o cenário de Mobile Suit Gundam, daí que seja, in-universo, cronologicamente anterior à trilogia de filmes explicitadas acima. Por outro lado, Gundam Unicorn, apesar de poder supostamente ser vista por si (do género de uma situação Star Wars Episódio VII), beneficia de conhecimento da história original, em particular Gundam ZZ, como followup de Char’s Counterattack. A série assim mais standalone da lista tratar-se-ia de ∀ Gundam, pois apenas requer talvez conhecimento de algumas ideias temáticas base da própria franquia de forma a ser compreendida, nomeadamente a condenação de guerra e como isso informa todas as obras que partilham o nome Gundam. Os OVAs aqui enumerados ocorrem em simultâneo com Mobile Suit Gundam ou então entre esse e Zeta Gundam. São conhecidos como pontos de entrada para a dita geração ”oldtaku” e não requerem necessariamente de conhecimento prévio pois foram feitos singularmente, embora também tenhamos que ter em atenção que se enquadram num ambiente sócio-cultural na qual o conhecimento de Gundam como franquia é omnipresente, algo que está ausente no ocidente. O mesmo se aplica para Gundam Thunderbolt, embora num contexto mais atual e contemporâneo. Por sua vez, as séries enumeradas nas menções honrosas são completamente singulares, cada um deles constituindo o seu próprio universo e continuidade contida. Não requerem qualquer tipo de outra obra para a apoiar. Com essa informação deixaria à sua descrição o que acha melhor ou pior organizar-de de forma a iniciar a sua visualização desta franquia. Não é dessemelhante ao que ocorre na franquia coloquialmente designada Natsuverse, embora não tão confusa, e, como tal, requer o mesmo approach. Acho que é tudo, a sua dúvida está resolvida adequadamente ou é necessário mais alguma clarificação?

Responder
Nuno 1 Janeiro, 2020 - 12:47

Lembro de ver Gundam cá em Portugal, mas quais é que passaram na tv mesmo? Não lembro :S

Responder
Tiago Garcia 3 Janeiro, 2020 - 13:13

Ufff, peço imensa desculpa mas para essa clarificação sou lastimável xD. Dado que não cresci em Portugal, careço do conhecimento de causa de forma a podê-lo informar acerca de Gundam em televisão portuguesa. Se tivesse que adivinhar, diria que ou Gundam Wing ou G Gundam devem ter passado por Portugal dado a popularidade internacional mais generalizada que parece caracterizar esses dois programas. Fora isso, todo o Gundam esteve omnipresente nas TVs do sudoeste asiático durante os últimos 40 anos, com a excepção dps OVAs que não tiveram esse tipo de formato de distribuição, pelo menos não na sua altura de estreia. Se teve acesso à Toonami, então garanto a presença de Wing, G, 08th MS Team e SEED mas desconheço a forma como esse bloco de programação foi disponibilizado em Portugal que eu tinha acesso a isso como parte da Cartoon Network na altura.

Responder

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.