TOP 10 Gundams da Federação Terrestre – Ricardo Silva

por Ricardo Silva
TOP 10 Gundams da Federação Terrestre - Ricardo Silva

A Federação Terrestre é um governo e uma instituição militar criados com base na ideologia das nossas Nações Unidas. Este organismo, nascido por volta do ano 0010 no início da timeline Universal Century, é uma força mundial onde várias nações partilham ideologias políticas e militares.

Sendo naturalmente uma contra parte para a fação Zeon, podemos rever esta organização um pouco por todo o universo e lore de Gundam, onde esta adquire vários formatos e molda-se a cada série, contexto e “mundo” onde está inserida. No entanto, independentemente de como possa estar presente, esta representará quase sempre o poder terrestre contra os “vilões” espaciais.

A nível militar, a Federação Terrestre divide-se assim em dois principais módulos, as Forças Terrestres ou EFF (Earth Federation Forces) e as Forças Espaciais ou EFSF (Earth Federation Space Forces).

Os mechas a que chamamos Gundam, nasceram no seio desta organização e grupos militares, sendo vistos como as suas armas secretas e trunfos para o campo de batalha.

Desta feita, vou rever num Top 10 exclusivo ptAnime alguns dos mais influentes Gundam que saíram dos hangares e blueprints da Federação Terrestre.

 

ATENÇÃO!

Quero ainda acrescentar que este Top 10 é apenas uma compilação pessoal de alguns dos mais aclamados e interessantes Gundam pertencentes às diversas Federações Terrestres, e que em nada a sua ordem e preferência reflete a importância nas próprias timelines, bem como em toda a saga Gundam.

 

TOP 10 Gundams da Federação Terrestre – Ricardo Silva

 

10 – Gundam F91

TOP 10 Gundams da Federação Terrestre - Ricardo Silva

Mobile Suit Gundam F91

 

O Gundam F91 ou Fórmula 91 é o mobile suit protagonista do filme Mobile Suit Gundam F91. Criado tardiamente na sua timeline, Universal Century, este é parte do projeto Fórmula e arma contra as forças do império aristocrata e pirata, Crossbone Vanguard, lideradas pelo “Máscara de Ferro” Carrozo Ronah.

O F91 é ainda detentor das tecnologias Bio-Computer e VSRB ou Variable Speed Beam Rifle, sendo esta última as duas beam rifles que lhe estão acopladas e a primeira uma tecnologia que permite a este Gundam uma ligação emocional ao seu piloto, aumentando a sua overall performance. O seu piloto é Seabook Arno.

 

9 – RX-78 NT-1 Gundam Alex

TOP 10 Gundams da Federação Terrestre - Ricardo Silva

Mobile Suit Gundam 0080: War in the Pocket

 

Armored Layer Experimental, ou Alex, é o nickname dado a este Gundam experimental e baseado na tecnologia usada no também Gundam, o RX-78-2. Este é o protagonista na OVA, War in the Pocket, e tem em si uma nova geração de mobile suits usadas tendo em conta os poderes Newtype dos seus pilotos. O Alex em especial, foi totalmente desenhado tendo em conta o piloto e às da Federação, Amuro Ray.

A sua principal característica é a armadura Chobham, construída como primeiro reduto de defesa do Alex. Esta pode eventualmente ser retirada, dando-lhe uma uma superior mobilidade, rapidez e tempo de resposta em batalha. Mais tarde, esta armadura foi adaptada ao GM Cannon II.

A sua principal marca em termos de armamento são as duas gatling guns acopladas nos seus braços, e que permitem um rápido e brutal contra ataque. A piloto de testes é a bela e ruiva, Christina Mackenzie.

 

8 – Gundam EZ8

TOP 10 Gundams da Federação Terrestre - Ricardo Silva

Mobile Suit Gundam: The 8th MS Team

 

O Ez8 é facilmente um dos mais únicos e distintos Gundam de toda a saga. E caso não saibam a razão, deve-se ao facto de tanto este como o seu antecessor, o Gundam Ground Type, serem os únicos que não ostentam o símbolo que melhor os define, a V Fin.

Sendo uma versão custom e derivado diretamente da construção e design do Gundam Ground Type, o EZ8 é um Gundam totalmente adaptado e feito a pensar no combate corpo a corpo e sempre com os pés bem assentes no campo de batalha. É igualmente importante referir a estética real robot e militarista que este apresenta. Agora com uma performance um pouco superior ao do seu antecessor, mantêm ainda assim toda a versatilidade dentro e fora de combate. O seu piloto é Shiro Amada, membro do esquadrão 8th MS Team.

 

7 – RX-78GP-01 “Zephyrantes” Gundam

TOP 10 Gundams da Federação Terrestre - Ricardo Silva

Mobile Suit Gundam: Stardust Memory

 

Zephyrantes, este é o nome de código dado a este Gundam protótipo usado pela Federação na operação Stardust. Durante a fase de planeamento e desenvolvimento daquilo a que viríamos a designar de Gundam, ou V Project para sermos mais exatos, o GP-01 foi pensado e construído como parte desse plano e projeto juntamente com outros mobile suits.

Este é um Gundam que devido à sua polivalência em diferentes cenários de batalha, permite ao seu piloto retirar a mesma capacidade e perfomance tanto em combate terrestre como espacial, tendo apenas a necessidade de alterar alguns dos seus componentes e partes, tais como o seu Core Fighter.

Durante o desenvolvimento deste GP-01, foi criado também uma unidade gémea, designada de GP-02. O GP-01 é assim pilotado pelo ainda rookie, Kou Uraki.

 

6 – GAT-X105 Strike Gundam

TOP 10 Gundams da Federação Terrestre - Ricardo Silva

Mobile Suit Gundam Seed

 

O Strike é o primeiro Gundam desta compilação a não fazer parte de Universal Century e, com ele entramos numa timeline diferente, a Cosmic Era.

Fazendo parte de um plano de guerra contra as forças ZAFT, o Strike faz parte de um grupo de cinco mobile suits e Gundam que foram secretamente construídos pela Aliança Terrestre, isto debaixo do nome G Project. No entanto, e apesar de toda a confidencialidade, das cinco unidades que faziam parte deste projeto, apenas o Strike não foi interceptado e roubado pelas forças ZAFT.

Com isto, durante uma invasão à colónia espacial Heliopólis, casa de Kira Yamato, este viu-se forçado a pilotar pela primeira vez o Strike Gundam, vindo futuramente a desvendar os seus poderes de Coordinator.

Quanto ao combate, o Strike é puramente feito para um combate corpo a corpo, mas consegue demonstrar uma incrível polivalência e adaptação, muito devido à capacidade que tem de trocar rapidamente de backpacks confirme o necessário para cada tipo de inimigo e situação

 

5 – MSZ-006 Zeta Gundam

TOP 10 Gundams da Federação Terrestre - Ricardo Silva

Mobile Suit Zeta Gundam

 

De volta a Universal Century e logo com um dos mais conhecidos e adorados Gundam de toda a saga, estamos a falar claro do Zeta Gundam.

Desenvolvido e construído pelo grupo Anaheim Electronics e por Kamille Bidan, o Zeta foi, sem dúvida, um dos mobile suits mais revolucionários da sua época. Apresentando uma inner frame totalmente móvel devido à sua transformação, este tinha a habilidade de atingir enormes velocidades, o que se tornou, juntamente com essa mesma transformação, são uma das suas imagens de marca. Uma outra característica única é o seu design altamente diferente de tudo o que se tinha visto em Gundam até há altura.

Em termos de combate, a fluidez da sua transformação, bem como as velocidades e capacidade de combate que demonstra, são o principal motivo que fazem deste uma das unidades tecnologicamente mais avançadas e uma das melhores da sua geração.

O seu piloto é o Newtype Kamille Bidan.

 

4 – GN-001 Exia Gundam

TOP 10 Gundams da Federação Terrestre - Ricardo Silva

Mobile Suit Gundam OO

 

O Exia é um mobile suit propositadamente construído para combates corpo a corpo. Com um design extremamente streamlined e minimalista, este Gundam exibe um arsenal de armas que, apesar de especializadas em combate corpo a corpo, são capazes de lhe conferir uma vantagem num qualquer campo de batalha. De entre as várias GN-Swords que este apresenta no seu arsenal e ao seu dispor a qualquer momento, teremos de destacar a exclusiva GN-Sword. Esta espada é quase como que uma extensão do próprio Exia e, em conjunto com a sua excelente mobilidade e agilidade, esta arma é  completamente letal em CQC.

Em termos de performance, o Exia, bem como os Gundam da sua geração e companheiros de série, têm a possibilidade de através das partículas GN, aumentar exponencialmente a sua overall performance, o que dá origem a um modo que se designa por Trans-Am.

Como já devem ter percebido, a tecnologia em que o Gundam Exia se baseia, é feita em torno da otimização destas partículas como meio de obter os melhores resultados e performance para uma vitória no campo de batalha.

Este Exia é assim uma arma ágil e letal perante qualquer tipo de inimigo que tenha de combater. É ainda pilotado por Setsuna F-Seiei, um fanático e apaixonado pelo seu mobile suit que tem por lema de vida a frase “Ore Wa Gundam” ou “Eu sou Gundam“.

 

3 –  RX-93 Nu Gundam

TOP 10 Gundams da Federação Terrestre - Ricardo Silva

Mobile Suit Gundam: Char´s Counterattack

 

Simplesmente um dos mais avançados mobile suits da sua era. Com o cunho de Amuro Ray no seu design, esta peça de equipamento militar, construído pelo grupo Anaheim Electronics, é o resultado de gerações de tecnologia aplicada no planeamento e desenvolvimento de novos Gundam e mobile suits.

Este reflete na sua construção e especificações, toda a experiência que o seu piloto foi obtendo e otimizando ao longe de anos de batalhas travadas, refinando um já, tecnologicamente, muito bom Gundam, em algo que está apenas ao alcance e controlo de poucos pilotos.

Em termos de tecnologia, o Nu Gundam utiliza um sistema de PsycoFrame, ou seja, um meio físico com o qual o Gundam reage às habilidades e poderes naturais mentais de um Newtype, neste caso, falamos de Amuro Ray.

Isto permite por exemplo, que o Nu Gundam tenha à sua disposição armas como os seus muito característicos funnels, os quais servem múltiplos propósitos, tanto em ataque como defesa. O seu movimento e disposição são assim controlados unicamente através da conjunção da Psycoframe e da mente do piloto.

Temos portanto um formidável e versátil Gundam aliado a um piloto à sua medida. Caso não tenham adivinhado, o seu piloto é o já lendário Amuro Ray.

 

2 – RX-0 Gundam Unicorn

TOP 10 Gundams da Federação Terrestre - Ricardo Silva

Mobile Suit Gundam 0096: Unicorn

 

O que dizer de Gundam Unicorn? Esta série trouxe um dos mais icónicos Gundam em toda a saga, tendo o merecido lugar de destaque com a construção da sua estátua em Odaiba, Tóquio.

 


Gundam RX-0 Unicorn 1/1 – E tu? Acreditas em Unicórnios?


 

O Unicorn foi um revolucionário Gundam criado secretamente pela Federação como parte do UC Project, assim denominado pela EFSF como parte de um plano para erradicar de vez as forças rebeldes de Zeon. Este é também, por fim, uma “chave” para a paz através da caixa de Laplace.

Com um design muito particular, o seu planeamento e construção foi feito tendo em conta toda a tecnologia que o antecedeu, um pouco à semelhança do que já tinha acontecido anteriormente com o Nu Gundam.

Sendo o primeiro Gundam e mobile suit a utilizar uma distinta Psycoframe em toda a sua estrutura interna, esta é agora altamente responsiva às habilidades Newtype do seu piloto. Quando esta relação se torna demasiado estreita e crítica, é acionado o sistema NT-D ou “Newtype Destroyer“, sistema este que permite uma ativação e transformação da Psycoframe, aumentando drasticamente a overall performance do mobile suit e das suas capacidades em combate.

Com dois modos distintos, a forma original do Unicorn é conhecida como “Unicorn Mode“, enquanto que este modo NT-D denominasse “Destroy Mode“.

 

1 – Gundam RX-78-2

TOP 10 Gundams da Federação Terrestre - Ricardo Silva

Mobile Suit Gundam

 

Como não podia deixar de ser, e talvez até algo previsível, o primeiro lugar desta compilação, e de muitas outras diga-se, tem de pertencer ao mobile suit que iniciou Mobile Suit Gundam e revolucionou um género.

O Gundam RX-78-2 é hoje o símbolo e identificação máxima da franquia e um marco muito importante na história da animação japonesa.

Completando quase 40 anos, este já velhinho e ultrapassado Gundam, foi o primeiro de uma linhagem de unidades Gundam a serem secretamente produzidas pela Federação com o objetivo principal de eliminar as forças rebeldes Zeon. Assim, o RX-78-2 é mais avançado mobile suit do seu tempo, com características de combate únicas que nenhuma força Zeon conseguia até então igualar.

Construído na colónia espacial Side 7 como parte do original V Project, o RX-78-2 é um dos protagonistas da One Year War, o até então maior conflito entre a Federação Terrestre e Zeon, sendo também um dos seus mais influentes atores neste cenário de guerra. Foi-lhe ainda dado pelas tropas Zeon o nickname de “White Devil“, muito  devido ao medo que este gerava sempre que entrava em batalha.

O Gundam RX-78-2 foi a principal arma e escudo da Federação Terrestre, bem como o seu último reduto.

Em torno de um conflito que não lhe pertencia e do qual não queria fazer parte, o piloto do RX-78-2 é um desconhecido jovem que se viu forçado a entrar aos comandos deste Gundam pela primeira vez.

Esse rapaz tinha o nome de Amuro Ray.

 

TOP 10 Gundams da Federação Terrestre – Ricardo Silva

 


 

Como referi no início deste artigo, este top 10 ou compilação é algo que, refletindo ainda assim alguns dos meus gostos pessoais, foi-me algo estranho e complicado de compor. Não só porque sendo um acérrimo amante da saga Gundam, é-me muito difícil enumerar quaisquer Gundam Types numa qualquer ordem, pois todos eles têm um papel muito preponderante nas suas próprias séries. Sei acima de tudo que nesta lista poderiam e deviam de estar muitos outros Gundam vindos de outras variações existentes da EFF ou Federação Terrestre.

Assim, esperem brevemente um novo top 10, desta feita para os mobile suits e mono eyes saídos das linhas de produção e hangares Zeonitas do principado de Zeon!

Até uma próxima soldados… 

 


 

Recomendamos estes links:

 


Manual para Gunpla – Dicionário

Gunpla – Um Arsenal de Ferramentas


 

0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.