TOP 10 Mobile Suits Zeonitas / Zeon – Ricardo Silva

por Ricardo Silva
TOP 10 Mobile Suits Zeonitas / Zeon - Ricardo Silva

A República ou Principado de Zeon, introduzido no original Mobile Suit Gundam de 1979, é a fação inimiga e rebelde que luta e reivindica a sua independência e liberdade enquanto spacenoids ou habitantes das colónias espaciais.

Originalmente, a governação de Zeon pertencia ao ativista político e social, Zeon Zum Deiku, sendo que após a sua morte, o governo desta república caiu nas mãos da aristocrata, militarista e influente família Zabi. Os acontecimentos e a tragédia que se seguiram, e que podem ser hoje recordados em Mobile Suit Gundam: The Origin, levaram ao evento que hoje reconhecemos como “The One Year War”, um dos mais sangrentos e principais eventos em toda a saga Gundam.

Esta guerra, tanto militar como ideológica, que fora travada contra as forças da Federação, ditou assim o curso da história em Universal Century.

O Principado de Zeon, bem como todas as suas tropas e pilotos, seguiram o eterno caminho do conflito, da vingança e da reconquista de uma honra e identidade manchadas por uma humanidade que não os reconhece.

Tal como acontece com a fedederação, também o conceito de “Zeon” se adaptou e moldou aos vários contextos e séries presentes em Gundam, havendo sempre uma fação de vilões e tropas inimigas que, de uma maneira ou de outra, são feitas há imagem e semelhança de Zeon.

Assim, decidi para este Top 10 trazer alguns dos mais proeminentes e interessantes mobile suits que saíram das forças e hangares da república de Zeon.

 


ATENÇÃO!

Quero ainda acrescentar que este Top 10 é apenas uma compilação pessoal de alguns mobile suits pertencentes a Zeon, e que em nada a sua ordem e preferência reflete a importância nas próprias timelines e séries, bem como em toda a saga Gundam.


 

TOP 10 Mobile Suits Zeonitas / Zeon – Ricardo Silva

 

10 – RX-0 Unicorn Gundam 02 Banshee

TOP 10 Mobile Suits Zeonitas / Zeon - Ricardo Silva

Mobile Suit Gundam 0096: Unicorn

 

O Banshee ou Unicorn Gundam Banshee, é a unidade irmã do afamado Gundam Unicorn. Construído pela Federação Terrestre em conjunto com a Anaheim Electronics, este mobile suit fazia também ele parte do secreto Projeto UC.

As suas especificações são praticamente idênticas às do Gundam Unicorn, exceto pela sua cor negra e a V-Fin muito mais ornamentada. Também o Banshee consegue atingir o modo NT-D / Destroy Mode, bem como reverter para o modo Unicorn.

Quanto ao armamento deste Gundam, curiosamente pilotado por um membro da fação Zeon, este tem em si duas armas muito características, sendo estas uma proeminente garra aquando do modo Destroy e uma Beam Smart Gun que retêm no seu braço direito.

A sua história contrasta, não só nas suas cores, com a do próprio Gundam Unicorn.

A sua piloto é a Zeonita Marida Cruz.

 

9 – RX-78GP02A “Physalis” Gundam

TOP 10 Mobile Suits Zeonitas / Zeon - Ricardo Silva

Mobile Suit Gundam: Stardust Memory

 

Sim, este é o segundo Gundam da nossa lista, um pouco estranho visto estarmos a falar de uma compilação sobre Zeon.

No nosso primeiro top, TOP 10 Gundams da Federação Terrestretinha já referido esta unidade como a irmã gémea construída lado a lado com o GP-01, isto aquando do original Projeto V. A sua origem é validada pela necessidade de criar uma arma contra Zeon que fosse altamente poderosa e destrutiva, e é esta a razão da existência da Gundam “Physalis” GP-02 como é conhecido. Este é um dos mais poderosos Gundam feitos até então, e está ainda equipado com uma das mais poderosas armas alguma vez criadas na história militar, uma ogiva nuclear.

No entanto, este estaria em mãos da Federação durante muito pouco tempo, acabando depois por ser pilotado pelo capitão e ás de Zeon, Anavel “The nightmare of Solomon” Gato.

Este busca a honra e uma vingança pessoal a todo o custo. Ironicamente, a sua principal arma para o conseguir é um mobile suit e Gundam feito pelos inimigos da Federação Terrestre.

 

8 – MS-08TX Efreet Custom

TOP 10 Mobile Suits Zeonitas / Zeon - Ricardo Silva

Mobile Suit Gundam: The Blue Destiny

 

Proveniente da manga e novel, Mobile Suit Gundam: The Blue Destiny, o Efreet Custom é uma modificação feita ao mobile suit Zeonita, Efreet, este proveniente do videojogo Gundam Cross Dimension 0079, para a velhinha Nintendo Entertainment System ou NES.

A sua origem está envolta em mistério e surge juntamente com o mobile suit e Gundam, Blue Destiny, o qual, em batalha, obriga o mobile suit Zeonita a ativar a sua mais poderosa arma, o sistema EXAM.

Este sistema, capaz de elevar as capacidades de um normal piloto para aquelas de um Newtype, o que permite assim uma enorme vantagem sobre qualquer tipo de oponente. Este sistema é, até então, um segredo bem guardado.

O seu piloto é Nimbus Schterzen.

 

7 – MS-07B-3 Gouf Custom

TOP 10 Mobile Suits Zeonitas / Zeon - Ricardo Silva

Mobile Suit Gundam: The 8th MS Team

 

Caso sigam Gundam há algum tempo, com certeza já devem ter ouvido falar no infame mobile suit azul, Gouf (aquele que não é um Zaku!), este pilotado pelo também infame general Ramba Ral.

O Gouf Custom é assim uma versão upgraded do original Gouf, tendo agora um design e armamento muito mais agressivos, bem como uma vertente terrestre e de luta corpo a corpo muito mais acentuada, este Gouf Custom acenta que nem uma luva no universo de Mobile Suit Gundam: The 8th MS Team.

Em batalha, o Gouf Custom tem uma capacidade de combate superior à do seu antecessor, que em conjunto com todo o seu portentoso armamento e mobilidade o fazem ser um inimigo e mobile suit a temer no campo de batalha.

Este é pilotado por Norris Packard, um ás de Zeon que, apesar de todas as circunstâncias, mostrou toda a sua dedicação e honra ao principado, defendendo sozinho os princípios deste no campo de batalha.

 

6 – NZ-006 Kshatriya

TOP 10 Mobile Suits Zeonitas / Zeon - Ricardo Silva

Mobile Suit Gundam 0096: Unicorn

 

Bandai! Onde é que anda o Master Grade do Kshatriya?

 

Apesar de, muitas vezes, ser isto que a maior parte de nós diz quando pensamos no Kshatriya, este mobile suit é muito mais do que apenas um Master Grade que já devia de estar nas nossas prateleiras há bastante tempo.

O Kshatriya é como que um dos culminares da tecnologia Zeon. Sendo uma das mais influentes unidades em todo o universo de Mobile Suit Gundam 0096: Unicorn, o Kshatriya é uma poderosa máquina de guerra e que consegue fazer frente até aos mais avançados mobile suits da sua geração. Com os seus enormes binders equipados com um sistema de funnels, o Kshatriya é assim uma das mais avançadas unidades de combate Zeon do seu tempo, retendo ainda um sistema de Psycoframe, semelhante aos usados pelo Unicorn e Banshee, na sua estrutura e cockpit.

Com um design, tamanho e tecnologia a acompanhar o seu poder destrutivo, o Kshatriya é o reflexo e o espelho de uma fação Zeon em todo o seu poder militar e imperial.

Desta feita, a piloto é a já referida, Marida Cruz.

 

5 – EB-06 Graze

TOP 10 Mobile Suits Zeonitas / Zeon - Ricardo Silva

Mobile Suit Gundam: Iron Blooded Orphans

 

Saímos então da timeline Universal Century e entramos diretamente para o universo de Mobile Suit Gundam: Iron Blooded Orphans. Falemos então do Graze, um digno sucessor espiritual do velhinho tanque de guerra Zaku II.

As unidades Graze, mobile suits produzidos em massa pela organização Gjallahorn, são a sua maioritária força de combate em batalhas contra os Tekkadan.

Ainda que esta organização esteja ligada de alguma maneira à Esfera Terrestre, a sua representação e imagem em Iron Blooded Orphans é em tudo semelhante aquela imposta por Zeon, com uma presença política e militar corrupta, manipuladora e desvirtuada. A narrativa da sua história em IBO é assim a de uma organização que não olha a meios nem a ninguém para chegar aos seus objetivos.

As unidades Graze são os Zakus de Iron Blooded Orphans e representam a força opressora da organização Gjallahorn sobre Marte e sobre os Tekkadan.

Baseados em tecnologia vinda diretamente da Calamity War e das suas frames, estes mobile suits são extremamente polivalentes na sua utilização e conseguem entrar em combate em quase todos os tipos de terreno. Esta polivalência bem como o facto de serem produzidos em massa, proporciona ao longo de toda a história de IBO, que sejam feitas versões modificadas e geralmente melhores deste grunt suit.

 

4 – MSN-06S Sinanju

TOP 10 Mobile Suits Zeonitas / Zeon - Ricardo Silva

Mobile Suit Gundam 0096: Unicorn

 

Acontece que o Unicorn, ou até a sua unidade gémea, o Banshee, não estão sozinhos no que toca a poder, velocidade, tecnologia e capacidades de combate dos seus pilotos.

Se me dessem a escolher um dos meus mobile suits favoritos de Zeon, muito provavelmente a minha escolha iria recair sobre o MSN-006 Sinanju. No mínimo este mobile suit é intimidante, e caso já tenham visto Mobile Suit Gundam 0096: Unicorn, certamente irão perceber o porquê.

O Red Comet ou cometa vermelho como carinhosamente lhe chamam, consegue estar em completa igualdade com o Gundam Unicorn, talvez o mais avançado Gundam Type a sair da linha de produção da Federação Terrestre.

Acreditem, qualquer coisa que eu possa aqui escrever não irá fazer justiça ao quão badass este mobile suit é e, o mais importante, não irei conseguir descrever convenientemente a sua estonteante performance em pleno combate.

Gosto de pensar que o Sinanju é, sem qualquer dúvida, uma das melhores unidades a serem produzidas por Zeon e quiçá, um dos melhores em toda a saga Gundam.

Uma pequena curiosidade. Os planos para o Sinanju foram originalmente delineados como parte do Projeto UC, o mesmo do qual sairiam depois o Unicorn Gundam e o Unicorn Banshee.

O seu piloto é o ás de Neo Zeon, Full Frontal.

 

3 – MSN-04 Sazabi

TOP 10 Mobile Suits Zeonitas / Zeon - Ricardo Silva

Mobile Suit Gundam: Char`s Counterattack

 

Criado tendo em conta todo o potencial newtype de Char Aznable, o Sazabi é a unidade perfeita para o mais perfeito dos pilotos Zeon.

Sendo basicamente um space type mobile suit, o Sazabi é, tal como o Sinanju o será futuramente, uma máquina que opera exclusivamente debaixo do controlo e dos poderes newtype do seu piloto. Para que isto seja possível, o Sazabi utiliza assim uma espécie de user interface mental chamada de Psycommu, que permite ao seu piloto ter total controlo, através das suas habilidades de newtype, sobre qualquer tipo de equipamento e armamento que seja usado no mobile suit. Neste caso, o seu mais característico armamento é um sistema de funnels, servindo vários propósitos de ataque e defesa.

O Sazabi foi ainda o percursor da tecnologia usada depois no Sinanju, e revolucionou Universal Century ao ser o primeiro mobile suit a usar um cockpit com psycoframe na sua estrutura.

Esta unidade é como que um fato feito completamente à medida de um só piloto, o qual viria a demarcar um ponto de viragem para o que seria o futuro Zeonita.

 

2 – MS-06S Char´s Zaku II

TOP 10 Mobile Suits Zeonitas / Zeon - Ricardo Silva

Mobile Suit Gundam: The Origin – Mobile Suit Gundam 0079

 

Três vezes mais rápido!

 

Posso afirmar que, apesar de todos os mobiles suits até agora referidos terem, de alguma maneira, deixado a sua marca, tanto em Universal Century como outras timelines, nenhum outro tem o charme, o carisma e, diga-se até, a importância e relevância que tem o Zaku II pilotado pelo infame e audacioso Char Aznable.

Com a sua muito particular cor vemelha e um estilo de combate próprios de um ás do espaço, este Zaku II foi o primeiro mobile suit a lutar de igual para igual com o velhinho Gundam RX-78-2, isto no original Mobile Suit Gundam.

Sendo uma versão modificada do tradicional Zaku II, a frase “Três vezes mais rápido!” mostra o poder e capacidades que foram dadas a este Zaku, e ainda mais potenciadas com a experiência de combate do seu piloto.

E como diria Char, o vermelho é uma cor tão bonita…

 

1 – MS-06 Zaku II

TOP 10 Mobile Suits Zeonitas / Zeon - Ricardo Silva

Mobile Suit Gundam: The Origin – Mobile Suit Gundam 0079

 

Quando penso em Zeon, a primeira coisa que me vem sempre à lembrança será, 99% das vezes, o tanque de guerra e grunt suit, Zaku II.

Este mobile suit, sucessor ao primeiro Zaku I, é talvez o mais importante a sair das linhas de produção Zeonitas. O Zaku II tornasse rapidamente e durante boa parte de Universal Century, a primeira linha tanto de defesa como de ataque das forças Zeon, devido à sua fácil e polivalente utilização, maneabilidade, resistência e produção em massa.

Ainda que este esteja longe de igualar o poderio de alguns dos seus sucessores, o Zaku II, aquando do original Mobile Suit Gundam e Gundam: The Origin, é um dos mais capazes do seu tempo e o go to em qualquer situação de combate.

O Zaku II é aquilo que, em bom português dizemos, “pau para toda a obra!”.

Mas se tiver de escolher uma única razão pela qual decidi dar o lugar de topo desta compilação e top 10 ao velhinho tanque de guerra Zeonita, esta resume-se ao facto de o Zaku II ser, ao lado do Gundam RX-78-2, o símbolo máximo da representação Zeon, bem como da própria saga Gundam um pouco por todo o mundo.

 

TOP 10 Mobile Suits Zeonitas / Zeon – Ricardo Silva

 

Novamente, e como referi no início deste artigo, este top 10 ou compilação é algo que, refletindo ainda assim alguns dos meus gostos pessoais, me foi algo complicado de definir. Tal como a minha lista de TOP 10 Gundams da Federação Terrestre, também aqui tive de optar por escolher alguns dos mobile suits que acharia que fariam justiça ao nome, à linhagem e, principalmente, ao nome da república e principado de Zeon.

 

Zeon será assim, sempre o derrotado, charmoso e perfeito vilão!

 

Em nome da sua glória e independência dos spacenoids

 

SIEG ZEON!!

 


Recomendamos estes links:

Manual para Gunpla – Dicionário

Gunpla – Um Arsenal de Ferramentas


 

0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.