Top 10 Músicas de Boy Groups de 2020 – KPOP

por Baltas
Top 10 Músicas de Boy Groups de 2020

No final do ano transato, tanto eu como a minha colega Nayuki fizemos uma lista com as melhores músicas de K-pop de 2019, quer para grupos boy groups, quer para girl groups. Este ano decidimos fazer o mesmo. Neste artigo vou-vos apresentar um top das 10 melhores músicas – na minha opinião – lançadas por boy groups em 2020. Já a Nayuki vai-vos falar sobre os girl groups e podem conferir AQUI as escolhas dela.

Vale lembrar que escolhemos apenas uma música por artista e que as músicas se encontram por ordem de lançamento.

 

Top 10 Músicas de Boy Groups de 2020 – KPOP

 

1. Baekhyun – Candy (Lançada a 25/05/2020)


 

Um passo na direção certa após a sua estreia a solo, “Candy” foi um autêntico sucesso para o Baekhyun que está a construir a sua carreira a solo com decisões acertadas. Um ponto positivo sobre esta faixa (tanto o MV como música), podemos ver coreografia, algo que é sempre essencial no K-Pop.

Trata-se de uma coreografia energética e divertida. O instrumental desta música é também algo divertido e animado, ou seja, ambas complementam-se bem, o que é sempre um ponto a favor.

Gostei bastante do conceito e a comparação feita entre o doces e amor. Um excelente lançamento do Baekhyun!

 

2. BTS – ON (Lançada a 27/02/2020)


 

Nada me faria imaginar a enorme qualidade do MV de “ON“. Os BTS já haviam lançado a música anteriormente, com um MV diferente, um pouco ao estilo de performance vídeo, no entanto, isto parece um pequeno filme.

Todo o empenho que foi depositado no vídeo colheu os seus frutos com uma obra prima lançada ao mundo. Penso que quase um ano depois, é opinião geral que este é um lançamento do melhor que já se viu.

A música em si está fantástica mas quando é acompanhada por um MV cinematográfico como este, atinge um patamar completamente diferente.

 

3. GOT7 – Last Piece (Lançada a 30/11/2020)


 

Ainda bastante fresco na minha memória, “Last Piece” dos GOT7 é um pouco o contrário deNOT BY THE MOON” que o grupo masculino lançou no início deste ano, no sentido em que o estilo do MV é diferente, “Last Piece” é algo mais artístico, enquanto que o anterior é mais cinemático. Pessoalmente, gosto mais da música de “Last Piece”. Tem uma batida animada e cativante, com uma alteração abrupta em parte do refrão que torna a música mais interessante.

Achei também bastante interessante o facto de o MV de Last Piece” ser uma espécie de continuação da faixa de pré-lançamento que os GOT7 partilharam, “Breath“. Os cenários em que ambos os MVs foram gravados são exatamente os mesmos e parece que a nova música título é uma continuidade à história criada em “Breath”.

 

4. Jackson Wang – Pretty Please (Lançada a 04/09/2020)


 

Um dos vários ótimos lançamentos do Jackson durante 2020. Penso que esta é a faixa que mais se destaca da sua parte.

Um aspeto que adoro na carreira a solo do Jackson é que a quase totalidade das suas músicas são lançadas em inglês, algo que é extremamente bom para que possa alargar a sua comunidade de fãs por todo o mundo.

Esta colaboração do Jackson com os Galantis, para mim, é uma excelente opção. Os Galantis são um duo de DJs que são bastante conhecidos e pessoalmente gosto bastante da música que lançam, por isso fiquei muito contente quando soube da notícia deste lançamento e também com o resultado final.

Acho que 2020 foi um bom ano para o Jackson e espero que 2021 seja pelo menos tão bom ou melhor ainda!

 

5. Kai – Mmmh (Lançada a 30/11/2020)


 

Uma estreia que eu já há algum tempo que ansiava. O Kai dos EXO, é um dos melhores dançarinos atualmente no K-Pop e tem uma imagem bastante atraente e agradável. Penso que ele tem tudo para ter uma excelente carreira a solo e o seu primeiro mini álbum (e obviamente a música “Mmmh”) foi um ótimo começo.

A nível de conceito, eu não esperaria outra coisa que um conceito mais maduro (com alguma sensualidade inerente ao Kai).

Como era de prever, o MV revolve muito em torno da coreografia, um dos pontos fortes do artista. Acho bastante interessante o aspeto futurístico do music video, com um pouco de steampunk numa das cenas.

 

6. MONSTA X – Love Killa (Lançada a 02/11/2020)


 

Elegância parece ser a palavra de ordem nesta altura para os MONSTA X. O momento inicial com o Jooheon é icónico. A sua interpretação do Joker está incrível. Outro membro que se destaca neste lançamento do grupo masculino é o Hyungwon – a sua parte no refrão está muito impressionante. Como visual, neste comeback o Hyungwon está absolutamente deslumbrante, misturando um pouco de mistério com a sua elegância característica.

A nível de música, penso que isto é MONSTA X no seu melhor. Impossível não os mencionar nos melhores lançamentos deste ano (e ano após ano).

 

7. NCT – Make A Wish (Lançada a 12/10/2020)


 

É sempre difícil saber o que é os NCT vão lançar quando se juntam todos. Estamos a falar de 23 membros (como se diz na gíria: “é muita fruta”).

Fiquei fascinado com este conceito de génio, ao estilo de Aladdin. A música foi o início do seu projeto “RESONANCE” que é dos melhores álbuns que surgiram este ano.

Como sempre, o Taeyong destaca-se no monte, no entanto, gostei bastante da participação do Jaemin; com alguma agressividade ele conseguiu deixar a sua marca. Outro membro que, na minha opinião, se destaca, é o Xiaojun. Admito que nunca prestei muita atenção por isso fiquei ainda mais surpreendido com a sua qualidade vocal, já para não falar da sua capacidade/qualidade enquanto visual.

Make A Wish” é uma faixa extremamente cativante, energética, mas também um pouco picante. Conta com um refrão fácil de decorar e viciante. Coloco também esta música nos melhores lançamentos dos NCT.

 

8. SEVENTEEN – Left & Right (Lançada a 22/06/2020)


 

Todos os anos, os SEVENTEEN lançam êxitos, é impossível não falar neles. Este ano estiveram em destaque com grandes lançamentos como “Left & Right” e “Home;Run“. Penso que “Left & Right” fica por cima devido à natureza viciante da música.

É uma faixa energética tal como os SEVENTEEN são peritos a lançar. Tem um refrão super cativante e que nos faz repetir. “Left & Right” fica no ouvido e faz-nos querer dançar também. O MV conta também vários momentos cómicos que ajudam a tornar o vídeo ainda mais interessante.

Resumindo, “Left & Right” é um lançamento fantástico, algo a que os SEVENTEEN já nos habituaram.

 

9. Stray Kids – God’s Menu (Lançada a 17/06/2020)


 

2020 foi um ano de revelação e, de certa forma, de afirmação para os Stray Kids. Com o lançamento do seu primeiro álbum de estúdio “GO LIVE” que conta com esta faixa espetacular, que é exemplo do crescimento exponencial que este grupo tem tido nos últimos anos.

A nível de MV é super criativo com bastantes cenários super interessantes, ideias fantásticas postas em ação e estilos de gravação fascinantes. A mistura de um conceito de equipa de pitstop e equipa de cozinheiros é no mínimo original e a forma como o desenvolvem é, também ela, impressionante.

A coreografia está super original. É divertida de se ver e dá-nos vontade de imitar (mesmo tendo ou não habilidades para dançar, não descriminamos).

 

10. SuperM – One (Lançada a 25/09/2020)


 

O seguimento direto a “Jopping“, “One” é uma mescla entre duas faixas, algo que não é novo no K-Pop, especialmente na SM Entertainment que já o fez anteriormente, nomeadamente com os SHINee. Acredito que esta é mais uma combinação de sucesso, apesar de algumas partes em que se verifica uma certa falta de ligação mais fluída.

“One” é uma música super energética, que dá pouco tempo para respirar e que dá seguimento ao nome que foi dado aos SuperM de “Avengers do K-Pop“.

A música passa por uma fase de desenvolvimento um pouco obscura, misteriosa, mas mesmo assim destemida que evolui para um drop espetacular (passa do 8 ao 80, num abrir e fechar de olhos).

 


 

Menções honrosas:

  • Agust D – Daechwita
  • ATEEZ – Answer
  • EXO-SC – 1 Billion Views
  • ONEUS – To Be or Not To B
  • ONF – Sukhumvit Swimming

 


 

O ano de 2020 é algo que ficar para sempre registado na história – pelas razões que todos conhecemos – no entanto, foi um ano surpreendentemente bom para o K-Pop. Foi partilhada uma imensidão de boa música, deliciamo-nos com MVs de excelente qualidade. Rimos e choramos graças aos nossos artistas e grupos preferidos.

Concordam com as minhas escolhas? Para vocês, qual é a grande omissão deste top 10 músicas de boy groups de 2020?

Que o ano de 2021 seja um ano ainda melhor!

 

>> Para mais notícias sobre K-pop, clica AQUI!

 

0 comentário


Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.