Top 10 Músicas de Girl Groups de 2019 – KPOP

por Nayuki
Top 10 Músicas de Girl Groups de 2019

O ano passado eu e o meu colega Baltas fizemos uma lista com as melhores músicas de K-pop de 2018. Este ano decidimos fazer o mesmo, mas em dose dupla. Neste artigo vou-vos apresentar as dez melhores músicas – na minha opinião – lançadas por girl groups. Já o Baltas, vai-vos falar sobre os boygroups e podem conferir aqui as escolhas dele.

Vale lembrar que escolhemos apenas uma música por artista e que as músicas se encontram por ordem de lançamento.

 

Top 10 Músicas de Girl Groups de 2019 – KPOP

 

1. Apink – Eung Eung

2019 ficará marcado para sempre na vida de K-poper como o ano em que eu dei o devido a amor a Apink. Era um grupo que me passava um pouco ao lado, devo confessar. Porém os últimos lançamentos mais maduros, fizeram-me prestar-lhe atenção. Eung Eung foi um sucesso dentro da Coreia, levando para casa imensas vitórias em music shows.

 

2. Blackpink – Kill This Love

Infelizmente Kill This Love foi o único comeback das Blackpink em 2019. Ainda assim, mostrou-nos mais uma vez o quão grandioso é este grupo dentro e fora da Coreia do Sul. Rap lines icónicas, uma quantidade incontável de looks e uma produção estonteante são algumas das coisas que podemos encontrar neste lançamento. A cada comeback Blackpink deixa a sua marca como um dos maiores grupos femininos de todos os tempos.

 

3, Twice – Fancy

Sabiam que antes de Fancy, eu não acompanhava as Twice? Claro que conhecia os hits, é quase impossível ser fã de K-pop e não ser bombardeado com os hinos que Twice lança desde 2015. Mas foi em Fancy que eu me apaixonei de vez por elas. Este comeback não foi apenas mais um lançamento. Foi um marco no percurso do grupo. Tudo o que foi lançado desde então, mostra-nos um Twice mais maduro, mais confiante e mais poderoso. Infelizmente sabemos que este ano em particular, não foi um ano fácil para as meninas a nível pessoal. Mas esperamos que 2020 seja muito bom.

 

4. ITZY – Icy

Uma coisa que reparei ao longo de 2019 foi que, cada vez mais, procuro grupos diferentes – com uma sonoridade única. Acho que é neste ponto que ITZY ganha todos os pontos. Apesar de serem um grupo rookie, a marca delas na música sul-coreana já é inconfundível – e não me refiro apenas aos seus singles. Icy veio reforçar o que Dalla Dalla já nos tinha mostrado: ITZY vai ser um dos maiores grupos da quarta geração e ninguém as vão parar.

 

5. Everglow – Adios

E a presença de rookies continua nesta lista. Everglow é outro grupo que veio para marcar presença na música sul-coreana. O seu debut com Bon Bon Chocolat já mostrava o potencial das meninas, mas Adios conseguiu destacar-se e inclusive dar-lhes a sua primeira win. A minha única critica não vai para o grupo e sim para a má distribuição de linhas que é feita. Espero sinceramente que em 2020 isto mude, para todas as integrantes poderem brilhar à sua maneira.

 

6, CLC – Devil

Como fã de girl crush, seria de esperar que No ou Me estivessem nesta lista. E, na verdade, foi muito difícil escolher entre os três ótimos comebacks de CLC este ano. 2019 foi o melhor ano para elas e sem dúvida que isso se refletiu em todos os lançamentos. Porém, sinto que Devil é o culminar de tudo o que o grupo já lançou. É uma música que conversa com Pepe – a música de debut – e que resulta dos vários lançamentos girl crush que CLC fez. Devil é uma música viciante e que realça os vocais incríveis das meninas, provando que elas além de um grupo visual são também talentosas. STAN CLC!

 

7. Dreamcatcher – Deja vu

Dreamcatcher é um dos meus grupos favoritos de todo o K-pop e foi difícil escolher entre Piri e Deja Vu, uma vez que ouvi ambas as músicas até à exaustão. Mas decidi colocar Deja Vu aqui pelo incrível vídeo e letra. Na minha opinião, este é o melhor MV do ano em termos de produção e figurinos. É incompreensível que não tenham tido uma única win. A Coreia às vezes é estranha.

 

8. (G)-IDLE – Lion

Vamos já deixar esclarecido que Lion foi a minha música favorita do ano! Às vezes pergunto-me se a Cube tinha noção do “monstro” que (G)-Idle se tornaria em tão pouco tempo. Latata e Hann fizeram muito sucesso ano passado e 2019 foi repleto de boas surpresas. Tudo o que elas lançaram este ano foi incrível e para mim (apesar de amar Mamamoo) foram o melhor grupo no Queendom. Trouxeram atuações impecáveis e diferentes de semana para semana.  E terminaram a sua presença no programa com Lion. É tão gratificante acompanhar estas meninas e vê-las crescer. Que 2020 continue o legado de músicas icónicas.

 

9. BVNDIT – Dumb

Eu sei que, a nível internacional, os K-popers adoraram Itzy e Everglow, mas queria falar de outro grupo rookie que se destacou para mim. BVNDIT não é muito conhecido por aqui, mas seguindo o que vos disse sobre grupos diferentes: elas são únicas. Desde o debut que o timbre delas me chamou à atenção. Entretanto foram lançando outros trabalhos e Dumb chegou. Desde a coreografia aos lives stages, elas são incríveis e têm uma enorme presença de palco. Se ainda não ouviram, não percam tempo.

 

10. Mamamoo – Hip

Nada melhor do que encerrar este top com uma música das minhas rainhas. 2018 foi o ano das Mamamoo, mas sinceramente acho que 2019 também foi. Elas fizeram imensa coisa, quer a solo quer em grupo. Lançaram álbum japonês, participaram no Queendom e no fim do ano voltaram com Hip. Quem acompanha o grupo, sabe que elas já fizeram praticamente todos os conceitos possíveis, no entanto nunca tinham lançado algo com uma coreografia tão impactante. Hip é um soco na barriga dos haters e das criticas descabidas que elas sofrem. Hip, acima de tudo, mostra-nos que além de um grupo muito talentoso, estamos perante quatro mulheres incríveis. I’m a proud MooMoo.

 

2019 foi um ano marcado por várias tragédias na música coreana, muitos disbands e saídas de integrantes. Ainda assim, em termos musicais foi um ano incrível. Não vou negar, chorei em vários momentos do ano por grupos como Nine Muses, Pristin e Hello Venus. Mas quero acreditar que devemos pensar positivo. E que este artigo nos mostra que a quarta geração vai ser recheada de grupos bons e de ótimos lançamentos.

Obrigada a todos que acompanharam a secção de K-pop do ptAnime ao longo deste ano. Esperemos que em 2020 tenhamos mais noticias positivas do que negativas.

 

Tzuyu Twice Gif

 

>> Para mais artigos sobre K-pop, cliquem AQUI

 

2 comentários


Loading...

Também deverás gostar de

2 comentários

Nuno Moreira 22 Dezembro, 2019 - 22:47

Excelente top 10. Mas falta Red Velvet, na minha opinião. Umpah umpah ou Zimzalabim teriam lugar. TWICE e Blackpink só sabem fazer hits e Feel special também é um espetáculo de energia contagiante. Blackpink ficou-se por um único, mas gigantesco a todos os níveis. ITZY tiveram ano de estreia em grande, com 2 grandes hits e parece que vieram para ficar, um grupo que antes da estreia também integrava a Somi, que entretanto saiu, mudou de agência e iniciou carreira a solo com Birthday (que colocaria no n.°9 se fosse aqui elegível). Fancy é a minha número 1 de 2019. Música e coreografia ao mais alto nível. Meu top 10, por ordem :
Fancy, Kill this love, Umpah umpah, Lion, Hip, Dalla Dalla, Adios, Deja vu, Eung Eung e Devil.

Responder
Nayuki 23 Dezembro, 2019 - 17:42

Olá!
Eu gostei muito de Umpah Umpah, até coloquei no Top 5 do mês em que saiu, mas acabei por não ouvir tanto assim.
Zimzalabim não é de todo o meu estilo de música.
Eu amei Feel Special também mas penso que Fancy marcou mais a carreira delas.
Quanto à Somi, se houvesse uma lista de solistas provavelmente Birthday estaria no meu top5 porque ouvi até à exaustão.
Obrigada por partilhares a tua opinião e o teu top <3
Bom ano novo

Responder

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.