Já estamos em 2022 e, embora o que nos aguarda ainda esteja envolto em mistério, a verdade é que, em termos de anime, o arranque foi a todo o vapor. Tal não se reflecte só em termos da qualidade das séries como também na qualidade dos openings.
Contudo, antes de começar a falar de anime e manga em 2022, tenho um negócio pendente do ano que recentemente terminou: a minha tradicional e totalmente parcial lista dos melhores openings de 2021!
É uma lengalenga que se está a tornar habitual, mas nesta edição passei genuinamente as passas do Algarve para decidir o meu TOP. Tirando um verão mais debilitado, as restante temporadas trouxeram verdadeiros bangers e ideias visuais variadas.
Dada a qualidade e a abundância de opções, este ano vi-me forçado a separar as Menções Honrosas por temporada e o meu definitivo TOP 10 de 2021 foi decidido com base em critérios mais pessoais que nunca. Estou a contar que discordem da minha opinião… mas é só mesmo isso, minha.
Este TOP nasce da minha genuína paixão com tudo o que envolve anime e uma das suas ligações com a música. É para vos divertir e me divertir. Espero poder mostrar-vos algo diferente que nem tenham notado.
Para o TOP de 2021 ouvi quase 200 openings! Ouvi e tornei a ouvir a shortlist dos melhores e vou tentar justificar cada opção, mas, tal como referi acima, este artigo é para nos divertirmos, é uma celebração de coisas muito boas! ^^
Posto isto, recostem-se, ajustem os headphones ou colunas, e desfrutem dos momentos musicais e visuais que aqui vou proporcionar e deliciem-se com a minha pessoa a contorcer-se para explicar porque X está em 9º, levando a que o Y ficasse em 10º!
O meu nome é Pedro Costa e este é meu Top 10 Openings Anime de 2021 (e 15 Menções Honrosas). Desfrutem!
Menções Honrosas:
Sem ordenação!
Inverno:
♠ Mushoku Tensei: Isekai Ittara Honki Dasu (OP) – “Tabibito no Uta” por Yuiko Oohara
https://www.youtube.com/watch?v=QuHdSHMS4bk
Pondo de lado que Mushoku Tensei é um claro candidato a anime do ano e provavelmente o melhor isekai que alguma vez vi e vou ver – a derradeira expressão de um género mais que mastigado – a verdade é que o tema musical que dá entrada a muitos dos episódios é um dos mais belos do ano e encapsula muito bem a sensação do desconhecido, do maravilhamento e da doce tristeza e aventura que são sinónimo com a série. Contudo, embora esteja totalmente em sintonia com a ideia de fazer “cold open” nos episódios, isso remove o factor visual que para mim é critério para um OP de topo. Ainda assim não podia deixar de o destacar. Arrancamos bem!
♠ King’s Raid (OP2) – “Eclipse” por DREAMCATCHER
Sinceramente, estou-me a marimbar para a possível qualidade do anime, que embora pareça super genérico, tem designs com um traço bonito que me agrada. A nível visual, este opening faz um serviço mais que suficiente e em linha com o tema musical, mas nada de novo ou tocante.
Mas então porque está nas menções honrosas? Simples, o tema musical é um verdadeiro hit pelas DREAMCATCHER – é aqui que abro o casaco e revelo a minha t-shirt de InSomnia. Sim, sou apreciador de K-pop e tive a sorte de ter a melhor “sensei”! Há anos que apregoo que as DREAMCATCHER têm temas que poderiam assentar que nem uma luva em anime e aqui está a prova! Podia ser para um título mais significativo? Podia, mas ainda assim merece destaque e é uma forma de dar o reconhecimento ao grupo pelo ano estrondoso que tiveram.
♠ Dr. STONE: Stone Wars (OP) – “Rakuen” por Fujifabric
Pronto, começam as minhas úlceras. Sim, o tema musical é muito fixe e tem uma vibe toda snappy e jazzista. Adoro! Mas o visual não está lá. Se calhar fiquei mal habituado com o “drop dead gorgeous” 1.º opening da adaptação e as minhas expectativas ficaram demasiado altas… Não sei. Mas relembrando esse OP e revendo várias vezes este, sinto mesmo que algo de muito vibrante era essencial. A música fez o seu trabalho, faltou o resto.
♠ Shingeki no Kyojin: The Final Season (OP) – “Boku no Sensou” por Shinsei Kamattechan
‘Come at me bro/sis!’ Já sei, ok, já sei! Pedro, tu estás doido. Como assim não metes algo tão épico no TOP 1 da década! Bem… não, por várias razões. Primeiro, o tema é banger sim senhora. TOP QUEQUE! Mas visualmente há muita parra para pouca uva. Parece que tem conceitos visuais interessante, e tem mesmo alguns, mas se virem bem o opening, há uma mão cheia de nada durante grande parte da sequência de abertura. Não ajudou, claro, eu estar no meu breaking point com a obra, mas a verdade é que openings anteriores de AoT me fizeram vibrar mesmo eu já não suportando as personagens.
♠ Kemono Jihen (OP) – “Kemono Michi” por Daisuke Ono
A justificação deste opening é rápida e sem grandes segredos para quem me conhece: o tema é interpretado pelo Daisuke Ono, um dos meus seiyuus favoritos! Pena ser visualmente tão genérico (embora do melhor tipo de genérico), porque podia ter algo mais em linha com o groove da musica e cool voz do Ono-san.
Primavera:
♠ Zombieland Saga: Revenge (OP) – “Taiga yo Tomo ni Naitekure” por Fran Chou Chou
A primavera trouxe-me complicações inesperadas e forçou-me a olhar bem para dentro de mim para tentar separar os OPs de TOP e as menções honrosas.
Comecemos pelo opening da sequela de Zombieland Saga, uma franquia pela qual eu tenho uma curiosidade tremenda, embora ainda não tenha visto nada. Adoro ficar confuso e perplexo com os seus openings. Eu não sei o que se passa mas, porra, eu quero descobrir. Porque raio temos zombie idols a pilotarem caças? Não sei! Mas quero saber! É só diversão pura e, a somar a isso, temos o tema das Fran Chou Chou, o idol group das personagens da história. Raramente ligo muito a openings interpretados pelas personagens, mas aqui a meta é tão forte e o tema é tão épico e “over the top” que só acrescenta e nunca subtrai!
♠ MARS RED (OP) – “Seimei no Aria” por Wagakki Band
Não querendo desdenhar de MARS RED, mas desdenhando um bocadinho… FODA-SE, mas então temos a Wagakki Band a fazer um opening de anime e é para algo assim???? (Desculpa MARS RED, ainda não te vi e na verdade tens um look interessante). Contudo, é mesmo uma pena porque o tema, como seria de esperar, é fenomenal, mas a sequência visual, ainda que extremamente competente, não chega para dar o holofote que a canção merece.
Estou tão chateado com tudo isto que vou partilhar o MV oficial de “Seimei no Aria”:
FUCKING BANGER!!
♠ Mashiro no Oto (OP) – “BLIZZARD” por BURNOUT SYNDROMES
“Man yells at cloud” parte 2:
Vocês sabem lá o que me custa deixar os BURNOUT SYNDROMES fora do meu TOP do ano…. Pior, os BURNOUT SYNDROMES + shamisen. MAIS, os BURNOUT SYNDROMES + shamisen para um anime cujo o tópico é shamisen!!! Como raios um anime tão apelativo, com um design tão fixe, não se rasga todo numa sequência animada que tire partido deste tema estrondoso? Eu vou ver o anime, eu vou meter a música na minha playlist, mas a sequência do opening fica aquém e, então, por muito que me custe, não consigo colocá-lo dentro da short list… Fffffffffff*****
♠ Fruits Basket: The Final (OP) – “Pleasure” por WARPs UP
Uma das melhores baladas que ouvi em 2021, não só em termos de opening anime. É um tema que fica comigo sempre que o ouço! O que merece igualmente destaque, é o que optaram por fazer em termos visuais. A música e a imagem estão em sintonia, tal como estão em sintonia as imagens das personagens em cenários do mundo real. Uma simbiose dupla que é perfeita para dar entrada à última parte desta derradeira adaptação anime. Fruits Basket sempre teve as suas baladas para os openings, mas esta é sem dúvida o expoente.
Verão:
♠ Kobayashi-san Chi no Maid Dragon S (OP) – “Ai no Supreme” por fhána
A KYOANI ESTÁ DE VOLTA!!!
Desengane-se quem pensa que o facto de destacar o opening se prende apenas com nostalgia. Se pensam isso vocês não conhecem a KyoAni! Mestria visual e um tema de pôr um sorriso em qualquer face, sinto que me vou espancar daqui a uns meses quando vir toda a série. Gente que adora apresentar personagens em OPs, metam os olhos em como a KyoAni faz a roll call nos seus openings!
Houve qualquer coisa que em última instância me impediu de por o OP no TOP, talvez o facto de o tema dos fhána não me ter invadido imediatamente, mas a verdade é que houve outros 10 openings que me marcaram este ano. Desculpem-me meninas dragão! (Talvez faça um deck de Dragonmaid no Master Duel para me redimir.)
♠ Kageki Shoujo!! (OP) – “Hoshi no Orchestra” por saji
É assim mesmo que se convence uma pessoa a dar uma chance a um anime. Tal como os livros, talvez não devamos avaliar um anime pelo seu opening, mas depois de ouvir “Hoshi no Orchestra” e ver esta sequência animada cheia de cor, alegria e esperança, como é possível não sorrir e procurar os episódios de “Kageki Shoujo!!”?
Claro que a avaliação é desprovida de qualquer investimento pessoal e em termos de impacto não chegou para rasgar o TOP 10, mas merece na mesma o destaque pela sua energia e alegria contagiante.
Outono:
♠ JoJo’s Bizarre Adventure Part 6: Stone Ocean (OP) – “STONE OCEAN” por ichigo de Kishida Kyoudan & The Akeboshi Rockets
É JoJo malta! Nesta altura do campeonato não há como falhar, sobretudo em termos visuais. Colorido, dinâmico e, claro bizarro, este opening que nos introduz ao “mundo” de Jolyne é sem dúvida digno de destaque. A música não está tão no ponto como gostaria, e talvez isso o afaste do TOP. E atenção, eu tenho carinho pelos Kishida Kyoudan & The Akeboshi Rockets desde o opening de Highschool of the Dead, mas não tenho que fechar os olhos só por nostalgia.
♠ Blue Period (OP) – “EVERBLUE” por Omoinotake
https://youtu.be/LZFvZG8K97s
Fosse a animação do anime em si do mesmo calibre da deste opening e se calhar muita gente não teria passado ao lado desta tocante e cativante história. Pondo isso de lado, adoro a vibe do tema musical “EVERBLUE”, que graças às decisões tomadas para o seu instrumental, o fazem distinguir-se da fossa sumideira que são os temas genéricos de Jpop e Jrock que povoam dezenas de anime todos os anos.
Quanto à sequência animada, embora lhe falte algum umph, a verdade é que abraça totalmente a natureza da história a adaptar e fá-lo de forma irrepreensível, algo que devia ser o mínimo exigido de cada opening.
♠ Ousama Ranking (OP) – “BOY” por King Gnu
https://www.youtube.com/watch?v=pdwFVuhzMJA
Excluindo tudo o que já sei sobre Ousama Ranking, se o trabalho do opening for vender o anime: está mais que vendido! Compro! Subscrevo! Tudo. Vou ver o anime. 😀 Tirando agora os óculos de espectador, vou ter que ser sincero e, desprovido de contexto, o tema impactante e a animação cintilante que me enche de vontade de entrar neste mundo, não me atingiram directamente. Adoro o tema e vou reconhecendo o valor do que vejo no opening, mas a minha apreciação foi gradual e via a opinião de verdadeiros fãs que muito falaram no Bojji. Por esse motivo, este ano fica de fora do TOP 10 final, mas merece o destaque! Para 2022… Acho que já garantiu lugar!
♠ Kimetsu no Yaiba: Yuukaku-hen (OP) – “Zankyou Zanka” por Aimer
https://www.youtube.com/watch?v=0MPq9QGUBa4
E pronto, agora é que me chamam de hater! -.-‘ Bem, nada a fazer… Eu adoro o tema da Aimer para este opening. Nada de novo para a talentosa cantora. Dá-se muito crédito à ufotable pela animação absurda e caleidoscópica que fazem em Kimetsu no Yaiba, mas parece que se esquecem que o “pacote premium da ufotable” inclui uma Yuki Kajiura e o bundle 2-em-1 LiSA e Aimer. Em termos musicais era muito complicado falhar. Mais depressa o estagiário se esquece de entregrar as key frames para produzir, que qualquer uma das três senhoras comete uma gafe musical.
Então, mas porque está fora do TOP? Porque, tirando alguns breves momentos no início e mesmo no final, o que a música “está a fazer” e o que a animação “está a fazer” não se alinham. Desculpem-me mas temos um tema a rasgar e durante 60% do tempo temos personagens a não fazer nada, 30% a correr só porque sim em ruas escuras e ataques aleatórios – nada disto sincronizado, e 10% de verdadeira sintonia. Se seguem os meus TOPs, deviam saber que tento ser o mais imparcial possível e já antes Kimetsu ficou no TOP, este ano não fica. Ainda assim, escutem a Aimer a absolutamente dominar o microfone!
TOP 10 Openings Anime 2021 – Pedro Costa
#10 – Tian Guan Ci Fu (Heaven Official’s Blessing) (OP) – “Wu Bie (无别)” por Jeff Chang
A primeira entrada proveniente da China no TOP 10 (mais duas se seguem)! Mesmo sem perceber nada de nada de mandarim, é possível sentir o poder deste tema! Do ponto de vista musical é inatacável e decididamente um dos mais belos do ano. A estética que acompanha a canção não podia ser mais perfeita – literais pinturas em movimento (subtil) que embalam ao sabor da música ao mesmo ritmo que nós mesmos enquanto apreciadores. Façam screenshots a cada 5-10 segundos e vão ter muito material para wallpaper.
Foi uma das descobertas que fiz este ano e um exemplo perfeito do porquê de adorar fazer este artigo todos os anos – é delicioso esbarrar em algo que nos captura de maneira tão arrebatadora e surpreendente.
Sobre o anime nada sei, mas está disponível na NETFLIX.
#9 – Black Clover (OP13)- “Grandeur” por Snow Man
O dia que Black Clover tiver um opening abjecto, “como o meu chapéu”! Longe de ser simplesmente bom, este tema dos Snow Man (o segundo que fazem para a adaptação) é fucking epic! É uma progressão que se inicia no primeiro segundo e explode no refrão. Merece o título de “Hype Generator”.
O opening fica no TOP, por pouco, porque fiquei um bocadinho decepcionado com a sequência animada. Não me interpretem mal, há sintonia e da boa, a começar logo com a entrada do Asta na entrada do opening (yay puns!!), e os momentos não param até ao final. Mas entre os momentos temos muitos cortes para nada por causa dos créditos. Entendo que sejam necessários mas isso nunca impediu outros openings da série de manterem a coesão! Salvos pelo HYPE!
#8 – LINK CLICK (OP)- “Dive Back In Time” por Bai Sha JAWS (白鲨JAWS)
Outro que fica tão baixo no TOP por causa do que faz fora dos momentos absolutamente hipnotizantes. O tema não me sai da cabeça, assim como a coreografia. O.O (não me peçam para a replicar). Esteticamente tem tudo das coisas que mais gosto, dos neons com fundo negro à fluidez de movimentos e de ideias interessantes. Peca só por não ser todo assim e por ser curto. E vão dois openings para obras da vizinha China!
#7 – Tokyo Revengers (OP)- “Cry Baby” por Official HiGE DANdism
Para começar, de todas as canções da lista, “Cry Baby” foi a que mais ouvi, de longe! O tema completo é fantástico e permeia o meu corpo e enche-me de arrepios constantemente. Pondo isso de lado, e ainda que pareça uma sequência animada mais “expectável” em termos dos elementos que emprega, esteticamente há uma perfeita noção de estilo havendo também a clara preocupação em tornar a música e a imagem numa só. Tem impacto e souberam escolher as imagens para cada momento. Como um OP no seu todo, só foram feitas boas decisões tendo em conta o anime em adaptação.
Daqui para a frente vai ficar cada vez mais difícil!!
#6 – BEASTARS (OP)- “Kaibutsu” por YOASOBI
Eu adoro BEASTARS! Tanto o manga como o anime, de formas distintas ou iguais mediante o elemento em conversa. Tenho também que admitir que este OP não é tão arrebatador como o da primeira temporada, mas esse é absurdo! Talvez por isso tenha ficado em sexto este ano. Sei que em vários aspectos visuais parece que perde para algumas das menções honrosas, mas é pelo conjunto que merece o lugar neste TOP. O tema da YOASOBI é lindo – procurem traduções da letra – e tem tudo a ver com o nosso Legosi. Em igual medida, o opening está sempre lado a lado com a letra, sempre em serviço desta e da música viciante que a envolve.
Há ar de mistério, medo, superação e esperança neste opening e eu sorrio sempre que o ouço e, atenção, já o ando a ouvir desde janeiro de 2021! Como eu adoro esta obra. Admito que a fatia maior é mesmo o sentimento que nutro por BEASTARS e pelo quão incrível a YOASOBI é (já agora vão escutar o tema ending que ela fez para BEASTARS!). Mesmo depois deste bias, acho que tinha que fazer parte do MEU TOP! Dêem-me só esta abébia…
TOP 10 Openings Anime 2021 – TOP 5
a.k.a Agora é que a porca torce o rabo!!
#5 – Bishounen Tanteidan (OP)- “Shake & Shake” por sumika
Devia ser um feitiço de invocação de Pedro: ora juntamos NisiOisiN, com duas chávenas de SHAFT e uma de Akiyuki Shinbo…. Puff, aqui estou eu. Nem preciso de saber de que trata o anime, a minha atenção já foi adquirida. Este feitiço abarca igualmente o opening que tem não apenas a sequência animada mais fun e vibrante do ano, como tem um tema dos sumika, que já têm lugar cativo nestes TOPs, que mete qualquer Garfield com um sorriso de orelha a orelha e a gritar: “Quero lá saber se é segunda-feira!”.
Animação, cor, dança, designs interessantes e um fucking hino de alegria…. que mais poderias pedir de um opening assim?!
#4 – ODD TAXI (OP)- “ODDTAXI” por Skirt e PUNPEE
Este é mais um tema, assim como o de MARS RED e Tokyo Revengers que deve ser ouvido na sua forma completa. Já há muitos anos que não encontrava um exemplar de uma metáfora musical para: “é de noite, final de um dia de trabalho, estou a conduzir, poucos carros em volta e o vidro ligeiramente para baixo deixa entrar a brisa fresca no habitáculo.”
Façam o teste, ouçam este tema a caminho de casa, ou numa caminhada noturna e vão sentir-se no mesmo transe que eu! Fantástico tema.
Visualmente, prima pela diferença dos demais, tal como o anime em si. É “odd”, mas um bom “odd”, já que a sua estranheza joga completamente a seu favor e combina na perfeição com a música. Mais uma boa surpresa de 2021!
#3 – Heion Sedai no Idaten-tachi (OP)- “Seija no Koushin” por Tatsuya Kitani
Enquanto estava tudo hipnotizado com Jujutsu Kaisen e Attack on Titan, e com alguma razão claro, o estúdio MAPPA estava igualmente a divertir-se a fazer a adaptação de um bizarro manga, desenhado pelo irreverente Cool-kyou Shinja (Kobayashi-san Chi no Maid Dragon). Pondo de lado que muitos de vocês nem se devem ter apercebido que o anime saiu, cabe-me a mim pelo menos sublinhar este fenomenal opening.
Desde já, parece que foi feito para mim! Adoro neons (quando bem incorporados claro) e adoro estranheza e “fever dreams” quando estes atuam em serviço do opening e aqui, oh se atuam! Gosto de imaginar que os animadores acordaram um dia sarapantados e tinham, entre outras coisas, o filme Tron de 1982 na cabeça. Esteticamente é brilhante e não me canso dele e o tema é estrondoso e igualmente evocativo de outros tempos, embora mantenha sempre um pé bem firme no presente. Recomenda-se um bom sistema de som, com excelente bass, para ouvir!
#2 – Jujutsu Kaisen (OP2)- “VIVID VICE” por Who-ya Extended
Podia ser mauzinho e dizer que novamente um opening de Jujutsu Kaisen morreu na praia no meu TOP! Contudo, a verdade é que, no meu coração, este foi o opening do ano. A aura que ele transmite é surreal, se és um fã da obra claro. Há sequências que me deixam o hype a 100% e a desejar por só mais um episódio, sempre que o vejo: aquele andar do Nanami, a Maki a pegar na mão da Mai, os dois momentos do Panda, o Mahito com as bolas de sabão, o Gojo com as flores e, claro, o refrão! Banger é curto para descrever este opening.
Por outro lado, passava bem da parte da Utahime na floresta, preferia mais Maki e Nobara. (É por isto que não fica em primeiro!! xD)
Em qualquer outro ano seria o TOP e repito, em feeling, para mim é, mas veio um vento imparável da China que alterou os meus planos…
#1 – Da Wang Rao Ming (OP2)- “Bu Hao Re (不好惹)” por Aza
https://www.youtube.com/watch?v=_7qb56BdpiU
Vocês assistiram ao mesmo que eu certo!? Eu já vi o OP muitas e muitas vezes desde que o descobri e ainda me custa a crer que algo assim existe. Depois de ruminá-lo bem para tentar entender o seu impacto, cheguei à conclusão que se trata de um “greatest hits” de tudo aquilo que gostei nos openings deste ano: a sinergia canção-animação, bizarria, personalidade, cores, neons, um tema banger de género pouco usado e, a coroar tudo, uma animação de ficar de queixo caído.
Quanto mais vezes o vejo, mais detalhes interessantes encontro. Eu não sei de que trata o anime, não quero saber e provavelmente nunca o vou ver, mas uma coisa é certa, este opening vou guardar para o resto da minha vida.
Se calhar a China vai mesmo dominar o mundo… :O
Se chegaram ao final desta lista e ficaram furiosos ou de boca aberta, imaginem como eu me senti a fazê-la. Por um lado estou felicíssimo com as descobertas que fiz este ano, por outro estive em constante conflito comigo mesmo para tentar decidir como ordenar o TOP de uma forma lógica, mas sem perder o sentimento.
Com certeza não concordarão comigo nalgumas das minhas escolhas, ou na ordem. Isso não importa. Espero que se tenham divertido e me digam agora quais as vossas escolhas. 😀
Para o ano há mais e, tendo em conta o que se perspectiva do ponto de vista anime para 2022, não invejo o trabalho do Futuro Pedro
Até à próxima!