Top 10 Personagens Femininas de Videojogos – Ricardo Nogueira

5 Novembro, 2017  Por Ricardo Nogueira
0


Ah, as mulheres! O que seria da humanidade sem elas? Na minha experiência como dentista, tenho vindo a descobrir que os homens são um bocado… medricas. Têm medo de tudo! Mas as mulheres não. Elas são criaturas destemidas e prontas para qualquer desafio! Portanto, para celebrar o sexo forte, aqui fica a minha lista das Top 10 Personagens Femininas em videojogos! O que tive em conta para escrever esta lista não foi só o poder físico, mas sim a determinação, feitos, e o seu valor na história dos videojogos.

De notar que são só de jogos japoneses (desculpa, Lara Croft!) e que têm de mostrar força de carácter! Não podem ser almighty badasses que nunca têm problemas e só são mulheres para o fanservice (desculpa, Bayonetta! Se eu alguma vez fizer o “Top 10 Personagens Que Podem Fazer o Que Quiserem Comigo”, tens lugar garantido!)
E deixo já o alerta: Spoilers Abundantes para os jogos de que falo! Sem mais demora, aqui ficam as Top 10 Personagens Femininas em Videojogos!

 

Top 10 Personagens Femininas de Videojogos

 

#10

Kasumi/Misty – Pokémon R/G/B/Y/G/S/C

 

Top 10 Personagens Femininas de Videojogos - Ricardo Nogueira

Arte por Agemono

 

A Kasumi, para quem não tem mais do que 12 anos, já tem um bom currículo. Líder do Ginásio de Cerulean City, especialista em Pokémons de água de estilo ofensivo e, segundo os treinadores do ginásio, é uma nadadora profissional. 2 anos mais tarde, no Gold/Silver, ela ainda detém todos estes títulos! A Kasumi é também refrescante como personagem, visto que a “Tomboyish Mermaid” consegue ser maria-rapaz sem sacrificar o seu lado feminino. Muitas obras são preguiçosas a escrever esse tipo de personagens, mas a Kasumi foge à regra!

E se também tivermos em conta o anime, conseguiu superar as irmãs mais velhas tanto em perícia como treinadora assim como em natação artística. Infelizmente, como a conseguimos derrotar com um Caterpie mais bombado, fica pelo spot #10.

Curiosidade: Foi a minha primeira fictional crush. Foi muito forte.

 

#9

Lusamine – Pokémon Sun/Moon

 

Top 10 Personagens Femininas de Videojogos - Ricardo Nogueira

Arte por Nuei

 

Sim, outra personagem de Pokémon! Prometo que é a última. Para quem não sabe, a Lusamine é a fundadora e presidente da Aether Foundation. Apesar da sua moralidade ter sido manipulada, não podemos negar a ambição dela. Com o objetivo de amar e tomar conta de todos os Pokémons, esta mulher fundou uma organização com o objetivo de recolher e “proteger” Pokémons necessitados assim como laboratórios de investigação científica. Mas quando se deparou com uma Ultra Beast, um Pokémon (mais que) lendário, obviamente que se apercebeu que estava para além das capacidades dela. Ah ah, claro que não! Não descansou até abrir um portal para outra dimensão e fundir-se com o Pokémon!
Se ela tivesse uma moralidade melhor, talvez tivesse um ranking mais alto, mas por agora fica no #9!

Curiosidade: É a primeira vilã principal feminina num jogo de Pokémon.

 

#8

Heather Mason – Silent Hill 3

 

Top 10 Personagens Femininas de Videojogos - Ricardo Nogueira

Arte por tetsuok9999

 

Aqui está um exemplo de uma heroína por acaso. A Heather só queria dormir uma sesta na sua hamburgueria preferida, como é perfeitamente comum das pessoas normais fazerem. Mas pronto, lá veio o culto religioso fazer com que o underworld se manifeste na realidade. O que é que a nossa protagonista de 17 anos faz? Recusa a ajuda de um detetive, e decide resolver ela o problema. Ela só quer ir para casa, e não são cá cães do inferno que a vão fazer perder o metro!
Agora, o que é que acontece se o dito culto mata o pai da Heather? O que qualquer pessoa faria: vai até à sede do culto, dá à luz ao Deus deles através da boca, e depois espanca-o até à morte com um cano.

Curiosidade: O design da Heather foi propositadamente feito para ser realista e contrariar a tendência da “protagonista perfeita e sexy”. Os criadores deram-lhe sardas na cara e braços, marcas na cara e roupa de inverno.

 

#7

Aqua – Kingdom Hearts Birth By Sleep

 

Top 10 Personagens Femininas de Videojogos - Ricardo Nogueira - Aqua Kingdom Hearts

Arte por Princess Elemmiriel

 

Tinha de haver alguém de cabelo azul, ou isto não era uma lista de personagens japonesas! A Aqua é na minha opinião a melhor personagem de toda a saga Kingdom Hearts. Homem ou mulher. Foi a única a passar o teste e a tornar-se uma Keyblade Master no Birth By Sleep. É a mais ágil e apta com magia. E não pára até salvar os amigos, mesmo que se tenha de sacrificar para isso. E é mesmo isso que ela faz! Para salvar o corpo possuído do amigo, ela deixa-se ficar na Realm of Darkness…e até à data, ainda lá está! Num sítio onde o tempo não existe e ela tem de lutar com os Heartless até que alguém a tire de lá. E ninguém sabe que ela lá está. Coitada… Ela é sem dúvida a verdadeira protagonista de Birth By Sleep! 

Ai, Aqua… Se ao menos te tivesses salvado a ti e deixasses o Terra para trás, tinhas poupado os mundos de 11 anos de terror… Como castigo, ficas no spot #7.

Curiosidade: A seiyuu da Aqua é a mesma da Revy de Black Lagoon. Nada a ver.

 

#6

Meryl Silverburgh – Metal Gear Solid 4

 

Top 10 Personagens Femininas de Videojogos - Ricardo Nogueira - Meryl Metal Gear

Arte por David Liu

 

A Meryl desde criança que quer ser um soldado. Ela pintava tatuagens falsas dos esquadrões quando tinha 5 anos. Finalmente conseguiu fazer parte da unidade de elite FOXHOUND. E quando a FOXHOUND se revelou ser uma organização malvada, ela virou-se contra eles e tornou-se a líder da RAT PATROL, o seu próprio esquadrão. E ainda por cima, a senhora é toda bombada dos braços. Se ela me desse um murro, a força era tanta que quebrava o espaço-tempo e quem sentia a dor eram as gónadas do meu pai.  Só é pena a maneira como a personagem foi abordada: apesar de claramente não precisar da ajuda de ninguém, o Kojima insistiu em fazer o player ter de a salvar não uma, não duas, mas três vezes em dois jogos. Aquilo parece uma mulher que precisa de ser salva? Que desperdício! A Meryl não chega aos top 5, e a culpa é do Kojima!

Curiosidade: Desde 1998 até 2014, não se sabia se ela estava viva ou morta, visto que não se sabia qual era o final oficial do MGS1. Só quando ela aparece no MGS4 é que se confirmou!

 

#5

Claire Farron/Lighting – Final Fantasy XIII

 

Top 10 Personagens Femininas de Videojogos - Ricardo Nogueira - Lightning Final Fantasy XIII

Arte por Kuvshinov Ilya

 

Apesar do que possa parecer, a Lightning é das personagens mais humanas e com um character arc mais bem construído dos Final Fantasies. Ela começa por ser taciturna, de poucas palavras e mal-humorada. Tipo o Cloud. (Cloud? Lightning? Illuminati confirmed) Mas com o decorrer do jogo ela abre-se, chora, torna-se uma mentora e figura maternal para o Hope, e lidera o grupo dos l’Cie. E tudo isto sem deixar de ser a mulher independente, forte, destemida e que não olha a meios para atingir os fins.

“O quê? Os Deuses transformaram a minha irmã em cristal e eu sou a seguir se não for escrava deles? Já venho, tenho de ir para outro planeta matar os Deuses. Eu depois aqueço o jantar no micro-ondas.”

Curiosidade: A Louis Vuitton usou a Lightning como modelo para as suas peças de roupa e acessórios. Que altura para se estar vivo!

 

#4

Jill Valentine – Resident Evil

Top 10 Personagens Femininas de Videojogos - Ricardo Nogueira - Jill Valentine Resident Evil

Arte por Ihonhon

 

A Jill está presente desde o primeiro Resident Evil, onde ela é uma dos dois protagonistas. Para a época e para o género, isto foi um passo inovador. Uma ex-membra da Delta Force e atual soldada da STARS, esta heroína conseguiu salvar vários membros da sua equipa ao longo de toda a série. Ela até salva o Chris Redfield no primeiro jogo, o que é de louvar! Uma mulher a salvar um homem? Em 1998? Muito bem, Capcom! Esta personagem foi tão aclamada pelos fãs da série que apareceu em vários jogos, “morreu”, ressuscitou, e até aparece nas adaptações de cinema! É a primeira da lista que podemos debater que representa a franchise inteira! Infelizmente, nos últimos jogos foi um bocado reduzida a fan-service. É bom e mau ao mesmo tempo!

Curiosidade: A frase “I almost turned into a Jill sandwhich!” existe e é oficial.

 

#3

Samus Aran – Metroid

 

Top 10 Personagens Femininas de Videojogos - Ricardo Nogueira - Samus Aran Metroid

Arte por ZeroNis

 

Ah! E quando conseguimos levar uma miúda para o nosso hotel na Tailândia, apenas para descobrir que afinal “ela” é “ele”? Quem nunca passou por isso, certo? Bem, a Samus é o exato oposto dessa situação. No Metroid original, em 1986, os jogadores ficaram surpreendidos quando o soldado espacial que controlaram o jogo todo se revelou ser uma mulher. Esta revelação apenas no final dá uma importância histórica a Samus Aran. Metroid fez os jogadores perceberem que estavam condicionados a assumir que “poder + fixe + aliens + armadura = homem”. E que o fato de ser uma mulher não muda nada!
Para além disso, esta ex-agente da Polícia Federal Espacial conseguiu exterminar os Metroid, tornou-se uma bounty hunter e derrotou piratas espaciais.

Curiosidade: Vários jogadores sentiram-se ultrajados por afinal ela ser mulher. Porque toda a gente sabe que jogar um jogo com uma personagem feminina faz com que vocês se transformem em mulheres também.

 

#2

Yuna – Final Fantasy X

 

Top 10 Personagens Femininas de Videojogos - Ricardo Nogueira - Yuna Final Fantasy X

Arte por humiyooon

 

Aqui está um tipo de força diferente! A Yuna não é a típica “mulher forte que não precisa de ninguém!”. A força dela é a determinação, a pura persistência na sua jornada que sabe que vai acabar com a morte dela, em troca de uns meros anos de paz para a humanidade. Ao longo da sua viagem suicida, ela mostra sempre um sorriso para dar esperança às pessoas de Spira, nunca abusa da sua influência e poder como summoner, e carrega com orgulho o pesado legado do seu pai. E quando descobre que é tudo em vão, que a sua morte não vai mudar nada, então ela sacrifica tudo, até o amor da vida dela, para conseguir o que quer: a paz eterna. Só isso é suficiente para o spot #2 da lista, mas é também importante mencionar o que toda a gente que jogou FFX sabe: quando estamos em apuros numa batalha, é a Yuna e os seus Aeons que salvam o dia. O Auron pode ter a espada do tamanho que quiser. Quando se começa a suar, chama-se a Yuna para espetar um Mega Flare na cara dos inimigos.

Curiosidade: Apenas 2 personagens em todos os Final Fantasy tem heterocromia, e a Yuna foi a primeira. O segundo é o Ravus do FFXV.
Curiosidade Bónus: Uma das minhas cadelas chama-se Yuna, em honra de FFX. Também tenho uma Tifa (FFVII) e uma Mako (Pacific Rim).

 

#1

Chun Li – Street Fighter

 

Top 10 Personagens Femininas de Videojogos - Ricardo Nogueira - Chun-Li Street Fighter

Arte por Mynare

 

A Chun-Li tem tudo o que faz dela uma personagem feminina de valor. É uma agente da Interpol perita em artes marciais. Tem um sentido de justiça inabalável e não descansa até cumprir o seu objetivo. Vingou a morte do pai, é feminina e simpática quando está off duty e, tenho de dizer o óbvio, tem mais músculo numa só coxa do que todas as personagens desta lista juntas! Para além disso, revolucionou como as mulheres em jogos de luta são representadas. Até então, as lutadoras femininas tinham barras de vida mais curtas! Eram mais lentas e fracas! Hoje em dia, as mulheres nos jogos de luta são por norma rápidas e ágeis, tudo por causa da Chun-Li e da boa recepção que teve! E como cereja no topo do bolo, ela é um excelente símbolo da franchise. Quando pensam em Tekken, pensam no Jin e no Heihachi. Mortal Kombat? Scorpion, Raiden, Sub Zero. Street Fighter? Ryu, Ken e claro está, a nossa número 1, Chun-Li!

Curiosidade: Os criadores revelaram que o treino diário da Chun-Li são 7 mil agachamentos e levantamento de 150 Kg. Eu fiz as contas: o ideal é fazer 100 agachamentos em 8 minutos. Se ela mantiver esse ritmo, precisa de 9,3 horas para fazer 7000 agachamentos! 

 

Obviamente que existem várias outras personagens que se adequariam a entrar nesta lista! O que acham? Concordam? Lembram-se de alguma melhor? Deixem a vossa opinião nos comentários, e digam as vossas Top 10 Personagens Femininas!

 


Gostaste deste TOP? Deixamos-te com mais esta sugestão:

As 10 Mulheres mais Atraentes de Anime segundo António Costa


 

Comentários do Facebook









Também deverás gostar de




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

three + two =


Outras Histórias
Gundam Unicorn recebe novo Manga Prequela No fascículo de dezembro da revista mensal Gundam Ace, da Kadokawa, estreou o manga Mobile Suit Gundam UC Bande Dessinée Episode:...
Partilhas