Top 12 Animes de 2016 | Daniela Amorim

por Nayuki
Top 12 Animes de 2016

Hoje trago-vos uma lista com os animes que mais gostei de assistir ao longo do ano de 2016. Antes de avançarmos com a lista, gostava de salientar que não quero que levem isto como “Os melhores animes do ano” e sim como meras recomendações. Como é óbvio, não vi tudo o que saiu ao longo de 2016 e eu própria tenho gostos particulares. Nesta lista marcam presença aquelas obras que, para mim, se destacaram das demais.

A nível geral, este ano que está quase a terminar, foi fraco. Como a maioria de vocês já tem noção, a indústria de anime encontra-se dentro de uma “crise”. Por ano são lançados centenas de animes, a maioria deles com produções visuais precárias, enredos repletos de lacunas e histórias profundas condensadas a doze episódios. Não foi difícil encontrar (os poucos) animes que se destacassem no meio de tanta porcaria.

 

– Top 12 Animes de 2016 –

 

12 – Kiznaiver

Kiznaiver conta-nos a história de um grupo de pessoas ligados por marcas no corpo que permitem que sintam a dor uns dos outros. Normalmente torço o nariz a animes originais, sendo que me desiludi com a maioria. Kiznaiver é um anime que emprega conceitos novos e com uma produção visual linda nas cenas de drama. A história, apesar de prejudicada pela comédia em excesso, consegue prender os espectadores e manter o hype de episódio para episódio.

 

Top 12 Animes de 2016 kiznaiver gif

 

11 – Mahou Shoujo Ikusei Keikaku

Este anime conta-nos a história de um banho de sangue entre mahou shoujos. O entusiasmo em volta desta obra surgiu pelas aparentes parecenças com Madoka Magica. Porém, a meu ver, são animes diferentes com objetivos bem distantes um do outro. Apesar de ter uma das premissas que mais me entusiasmou este ano, é uma obra repleta de problemas narrativos. Ainda assim, a matança episódica deixa-nos ansiosos para ver mais. Se avaliarmos apenas o enjoyment, é um dos melhores animes do ano.

 

Top 12 Animes de 2016 mahou shoujo rising project gif

 

10 – Bungou Stray Dogs

Outro anime que peca pelo facto de ter demasiada comédia, mesmo quando não existe espaço para ela. É provavelmente dos animes mais bem animados do ano, com lutas empolgantes, bem coreografadas e com muito sangue à mistura. Para quem quiser um shounen com batalhas mais agressivas e poderes diferentes, recomendo.

 

Top 12 Animes de 2016 bungou stray dog gif

 

9 – Nejimaki Seirei Senki

Um anime militar que não me conquistou nos primeiros episódios, mas que se revelou uma das maiores surpresas de 2016. Personagens carismáticas, temáticas adultas e mortes sem dó são algumas das características que tornam este projeto da Madhouse num anime muito completo.

 

Top 12 Animes de 2016 nejimaki seirei senki aldemarin on the sky gif

 

8 – Boku no Hero Academia

Não sou muito fã de shounen. Não tenho paciência para animes do género há algum tempo. Vi este anime um pouco contrariada. Contudo acabei por me divertir imenso a assistir a esta obra. Adaptado de um dos mangas mais famosos da Shounen Jump, Boku no Hero Academia consegue aliar o melhor da comédia a boas batalhas. Também vale salientar que se trata de um projeto do estudio Bones que, diga-se de passagem, sabe bem o que faz.

 

Top 12 Animes de 2016 Boku no Hero Academia - abertura

 

7 – Watashi ga Motete Dousunda

Se há animes dos quais me mantenho longe, são harems reversos. Acho muito giro mamas e um rapaz, mas o contrário… Ainda hoje não sei o que me deu para ver Watashi, mas não me arrependi. Neste anime acompanhamos uma jovem que adora animes homossexuais e que conseguiu conquistar quatro rapazes depois de emagrecer uns cinquenta quilos. Provavelmente um dos animes mais divertidos e cómicos do ano.

 

Top 12 Animes de 2016 watashi-ga-motete-dousunda-gif

 

6 – ERASED

O anime mais esperado do ano, que apesar de uma história excelente acabou a ver-se prejudicado com uma adaptação pouco limada. Porém é um anime mais adulto que continua a ser uma boa aposta para espectadores que não sejam tão críticos como eu. Tiro-lhe o chapéu pela densidade e frieza do próprio enredo.

 

Top 12 Animes de 2016 ERASED GIF

 

5 – Netoge no Yome wa Onnanoko ja Nai to Omotta?

Netoge é provavelmente uma das minhas comédias românticas prediletas. Para quem gosta de romance e de RPGs, esta obra é obrigatória. Emprega o melhor dos dois mundos, num slice of life divertido e com personagens engraçadas. Apesar de ser olhado de lado por muitos, continua a ser um dos meus queridinhos.

 

Top 12 Animes de 2016 Netoge Ako gif

 

4 – ReLIFE

A história de um homem de 27 anos que volta a ter 17 conquistou o coração de quem a assistiu. Um Slice of Life diferente e com conceitos originais, com personagens marcantes e uma comédia light que apenas enfatiza a qualidade da obra. Esta só peca a nível técnico, onde a música jazz usada o tempo inteiro tirou alguma emoção dos clímax.

 

Top 12 Animes de 2016 ReLIFE Chizuru gif

 

3 – Keijo!!!!!!!

Este ecchi que nos conta a história de um desporto onde mulheres se defrontam usando apenas o rabo e as mamas, parecia uma ideia mirabolante e com tudo para dar errado. Contudo desde a sua estreia Keijo fez um sucesso tremendo, principalmente em terras ocidentais. Apesar dos conceitos ridículos que são empregues na obra, o anime consegue-nos surpreender de episódio para episódio.

 

Top 12 Animes de 2016 Keijo gif

 

2 – ReZero

É escusado falar de ReZero. Este anime sobre viagem no tempo, tornou-se um mega sucesso desde da sua estreia e já é um dos cem animes mais populares do MyAnimeList. Apesar de ter alguns problemas narrativos, não deixa de ser um dos melhores animes dos últimos anos. Hoje em dia é difícil produzir uma obra tão completa como esta, a todos os níveis.

 

Top 12 Animes de 2016 re zero subaru gif

 

1 – KonoSuba

Para mim o primeiro lugar deste top era relativamente fácil. Adoro comédia nonsense e KonoSuba é praticamente uma obra de arte a esse nível. KonoSuba conta-nos a história de um otaku que morre e vai parar a um mundo medieval onde repolhos voadores são uma ameaça constante. Com segunda temporada já confirmada para Janeiro de 2017, este anime conquistou-me desde o primeiro episódio e merece sem dúvida a primeira posição.

 

Top 12 Animes de 2016 konosuba gif

 

Não se esqueçam de me contar quais foram os vossos animes favoritos do ano!

 

4 comentários


Loading...

Também deverás gostar de

4 comentários

Leandro Santos 21 Dezembro, 2016 - 12:28

Rezero e relife estão na minha lista para ver. Erased foi bom e merece estar no topo tal como hero.

Keijo tem um conceito tão parvo que dá curiosidade ver. Mas pior só mesmo konosuba.

De resto tens mais alguns animes que também tenho interesse em ver, mas o problema é o mesmo de sempre.. O tempo

Responder
Luís Torres 23 Dezembro, 2016 - 21:59

lol os top 3 são ecchis, e a sério que o primeiro lugar é para aquilo?? Onde está Mob Psycho, Kabaneri, e outros com animação E história decente?? Tudo bem ter gostos especificos, mas para isso faz-se uma lista de “os MEUS top animes de 2016”. Esta lista é uma afronta!

Responder
João Simões 24 Dezembro, 2016 - 5:26

Este TOP é uma opinião. Como podes ver pelo título, a opinião pertence à redatora Daniela Amorim. E o primeiro parágrafo explica exatamente a tua crítica: “Hoje trago-vos uma lista com os animes que mais gostei de assistir ao longo do ano de 2016. Antes de avançarmos com a lista, gostava de salientar que não quero que levem isto como “Os melhores animes do ano” e sim como meras recomendações. ”

Às vezes não era má ideia ler uma frase ou outra do artigo, de modo a obter o contexto antes de começar a comentar coisas desnecessárias.

Responder
Daniela 25 Dezembro, 2016 - 21:06

Primeiro eu não sou obrigada a ver todos os animes que saiem, sou humana e tenho vida fora disto. Segundo Re:Zero não é um ecchi. Terceiro eu não disse que estes eram os melhores animes de 2016.

Responder

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.