Top 25 Melhores Músicas Kpop da Primeira Metade de 2019

por Baltas
Top 25 Melhores Músicas Kpop da Primeira Metade de 2019

Olá caros leitores e leitoras! Estou de volta para vos dar mais um top, mas desta vez não será um qualquer. O top de hoje será relativo às minhas escolhas das melhores músicas da primeira metade de 2019.

Sendo muito direto ao assunto, neste artigo serão englobadas as músicas que foram lançadas desde o dia 1 de janeiro de 2019 até ao dia 30 de junho de 2019.

Este top retrata a minha escolha pessoal, por isso é óbvio que poderão existir aqui, para vocês, grandes omissões, mas infelizmente é impossível agradar a toda a gente e espero que respeitem as minhas escolhas.

Irei também explicar o porquê de ter incluído cada música nesta lista, apesar da mesma não ter uma ordem específica. Por isso sem mais demoras, vamos começar a lista do Top de Melhores Músicas da Primeira Metade de 2019!

 

Top 25 Melhores Músicas Kpop da Primeira Metade de 2019 –
Escolha do Baltas

 

25. KARD – Bomb Bomb

 

Os KARD elevaram a qualidade dos seus MVs e músicas com esta faixa. Uma autêntica música de festa. Um estilo novo para o grupo no qual tentaram explorar um pouco de uma influência mais indiana com o estilo do MV e mesmo o estilo da música está diferente do que eles costumam lançar.

Esta canção só prova o sucesso que uma experiência pode trazer: o não ter medo de arriscar pode conseguir colocar um grupo no mapa e penso que esta música faz mesmo isso. Consegue trazer muita mais visibilidade para os KARD que mesmo tendo já várias faixas de grande qualidade, considero que esta é aquela coisa que faltava para eles conseguirem afirmar-se.

 

24. Super Junior D&E – Danger

 

Tenho a dizer que nunca ouvi muito dos Super Junior e principalmente da sua sub-unit, os Super Junior D&E, para além daquelas músicas mais conhecidas, mas esta faixa está fantástica. Dá-me imensas vibes de “BANG BANG BANG” dos BIGBANG.

Já tinha saudades de uma música deste tipo. Um som mais pesado num estilo badass. Acho que o Donghae e o Eunhyuk interpretam o seu papel nesta música de uma forma soberba. Uma coreografia muito boa e uma linguagem corporal sem par.

Os Super Junior, mesmo já com mais de 10 anos de experiência na indústria, mostram que ainda têm o que é preciso para se bater com os grandes grupos e esta faixa, mesmo pertencendo a uma sub-unit, reforça essa ideia.

 

23. Stray Kids – MIROH

 

Uma das músicas que me fez começar a gostar mais dos Stray Kids. Estive indeciso entre 3 faixas do grupo para colocar nesta lista e poderia muito bem ter colocado as 3, mas penso que a “MIROH” leva o prémio. O Felix e o Bang Chan continuam a surpreender-me. A voz profunda do Felix, misturada com o seu rap de qualidade, e os vocais do Bang Chan são espetaculares.

Um início de música com a voz profunda do Felix, um refrão completamente viciante, uma coreografia convidativa e o rap impressionante por parte de todos os rappers do grupo fazem com que esta faixa mereça estar não só na lista de melhores músicas da primeira metade de 2019, mas sem dúvida na lista de melhores músicas do ano!

A não ser que este grupo se supere (nunca se sabe), esta vai ser a sua melhor música deste ano de 2019.

 

22. Red Velvet – Zimzalabim

 

Senão o grupo mais experimental no K-Pop, as Red Velvet adoram, sem dúvida, experimentar coisas diferentes. É sempre uma dúvida o que é que estas raparigas vão criar a seguir. Mesmo com críticas muito divididas, penso que esta música está bastante impressionante.

O drop no refrão está muito bom e o constante “Zimzalabim” parece um feitiço que nos hipnotiza. Penso que todas se conseguiram destacar neste vídeo, os vocais da Wendy (meu Deus, até fiquei com arrepios quando ela atinge aquela nota alta, à entrada para o bridge), a performance na coreografia da Seulgi, o rap fantástico da Irene, os visuais estonteantes da Joy e a fofura que a Yeri acrescenta ao MV. Este vídeo tem de tudo.

 

21. (G)I-DLE – Senorita

 

Um grupo bastante recente mas que já está a ganhar uma enorme reputação, as (G)I-DLE continuam em alta com esta música com um estilo mais latino. “Senorita” mostra a qualidade das raparigas ao expandirem o seu estilo musical.

O som das castanholas, do piano e das trompetes acrescenta um ambiente fantástico à música. Eu fico sempre boquiaberto quando as (G)I-DLE lançam um novo MV, como é possível todas as raparigas terem a capacidade de serem visuals de tão grande qualidade?

A coreografia desta música está fantástica e aquele movimento suave, mas sedutor, no refrão é a cereja no topo do bolo.

 

20. IZ*ONE – Violeta

 

Outro grupo bastante recente e que já roubou o meu coração. As IZ*ONE são o primeiro grupo da série de programas de sobrevivência da Produce que realmente me chamou à atenção. 12 raparigas extremamente talentosas conseguiram dar um seguimento perfeito à sua estreia, com “Violeta”, a faixa principal do segundo mini-álbum.

Um vídeo em que a estética está completamente “on point e a coreografia não fica nada atrás. Todas as formações que podemos ver na coreografia deixam-me boquiaberto. Mesmo sendo a Chaeyeon a dançarina principal do grupo, penso que a Yujin faz um ótimo trabalho ao mostrar os seus dotes na dança e acho que é quem mais se destaca a nível de coreografia.

Cada cenário individual das membros, onde se vê uma combinação de graciosidade e beleza, está estonteante.

Num grupo com 12 membros, previa-se que uma ou outra membro não tivesse tanta atenção quanto merecesse, mas penso que este MV faz um ótimo trabalho em dar tempo de ecrã a todas.

 

19. Chen – Beautiful Goodbye

 

Para abrandar o ritmo, a primeira balada desta lista vem, na minha opinião, de uma das melhores vozes hoje em dia na indústria do K-Pop, o Chen dos EXO.

Acompanhado simplesmente por um piano no início da música, já poderíamos esperar uma balada suave e emotiva que iria tocar-nos no coração. À medida que nos aproximamos e chegamos finalmente ao refrão, podemos verificar a quantidade de amor e emoção que o Chen deposita nos seus vocais (de tirar o chapéu). Toda esta música deixa-me com arrepios e super emocionado. O Chen fez realmente um trabalho exemplarmente bem feito.

Um MV bastante simples é suficiente para acompanhar esta melodia soberba.

Se existir um prémio para balada do ano, espero mesmo ver esta música nos nomeados para receber o prémio.

 

18. GFRIEND – Sunrise

 

A minha música preferida das GFRIEND. Como eu fiquei contente com esta música! Coloca “visto” em todas as caixas. Um ritmo agradável, uma coreografia fantástica (que já é normal nas GFRIEND), vocais impressionantes, visuais bastante agradáveis à vista… Bem que poderia passar muito tempo a descrever o que gosto neste vídeo.

O guarda-roupa das membros combina na perfeição com cada cenário e gosto em especial no contraste preto-branco num dos momentos do MV. Mesmo aparecendo poucas vezes, é o cenário que mais gostei no vídeo.

 

17. Ravi – See-Through

 

Parte integrante do álbum a solo “R.OOK BOOK”, a faixa “See-Through” do Ravi é uma obra de arte. O Ravi é um visual completamente estonteante. Adoro o seu estilo neste vídeo. Toda a música transmite um groove e uma vibe simplesmente impecáveis.

Penso que o Cold Bay foi uma ótima adição a esta música, gostei bastante da sua voz. Nunca o tinha ouvido antes, não o conhecia mas fiquei impressionado e a gostar.

Acho que uma cidade em plena noite cerrada, com aquele tipo de iluminação dá um cenário fantástico e foi uma ótima escolha para “plano de fundo” deste MV.

 

16. LOONA – Butterfly

 

Ora aqui está a música que me fez realmente gostar das LOONA. Antes eu era um pouco indiferente ao grupo, tendo apenas gostado da “Girl Front” e da “Eclipse”. Esta música mostrou-me mesmo o talento e qualidade que este grupo tem.

Acho que não é assim tão comum, mas o facto de incorporar pequenos clips de pessoas de vários locais do mundo é ótimo para acrescentar qualidade ao vídeo.

A coreografia desta música é das melhores que já vi este ano e considero que a equipa de produção fez um excelente trabalho ao mostrar uma parte considerável da coreografia no MV. Um dos cenários de dança do grupo que parece o Olimpo deixou-me de boca aberta! Está mesmo muito bom.

Como esta música não deu uma vitória às LOONA em programas musicais é uma incógnita…

Não tenho nada mais a dizer sobre esta música a não ser isto: O melhor das LOONA.

 

15. MONSTA X – WHO DO U LOVE?

 

Um single em colaboração com o French Montana, esta música mostra o quão grandes e populares os MONSTA X estão a tornar-se fora da Coreia e podem crescer ainda mais!

Uma faixa totalmente em inglês, esta música surgiu um pouco do nada, mas apareceu para roubar a atenção de toda a gente e em especial, a minha. Eu já sou um grande fã dos MONSTA X e esta canção só veio reforçar isto.

Todos conseguem cantar muito bem em inglês e nota-se bem que a parte do rap foi deixada para o French Montana. No entanto, o destaque desta música vai para o Jooheon. Meu Deus que vocais são estes! Eu já sabia que ele cantava bem, mas isto? Superou-se.

Uma ótima colaboração e acho que, a par dos BTS, os MONSTA X são o grupo que mais se está a destacar no plano internacional, pela qualidade das suas músicas e pela qualidade dos artistas com quem já colaboraram.

 

14. Sunmi – Noir

 

Tive a grande oportunidade e o prazer de poder ver a Sunmi a cantar esta música ao vivo, no seu primeiro concerto na Europa, em Londres, como parte integrante da tour mundial e tenho a dizer que é fantástico.

A mensagem que a Sunmi transmite com este vídeo, sobre o vício, a demasiada atenção dada à opinião dos outros, através da redes sociais, aquela opinião de “quantos mais likes, mais bonito/a sou”, é captada na perfeição neste MV e é uma triste realidade da sociedade dos dias de hoje. É dada demasiada atenção à imagem que deixamos nas redes sociais.

Quanto à música em si, está uma faixa bastante ao estilo do que a Sunmi nos tem habituado, com um refrão viciante. Penso que a única coisa que faltou foi aquela coreografia típica ao estilo da Sunmi que ela tem apresentado em todos os seus MVs.

 

13. JUS2 – FOCUS ON ME

 

Uma surpresa para todos, surgiram os JUS2, uma sub-unit dos GOT7. Após a tentativa com os JJ Project, a JYP volta a lançar uma sub-unit para o grupo, colocando novamente o líder JB e o maknae Yugyeom no que foi, a meu ver, uma música arrepiante.

Um som bastante groovy, relaxante, capaz de nos colocar numa espécie de um transe ao deixar-nos levar pelo som, uma coreografia fantástica, especialmente no refrão, mas mesmo durante o vídeo, tanto um como outro, os rapazes mostraram o seu talento na dança.

Esta música, se a quisermos incluir no reportório de músicas dos GOT7, tornou-se numa das minhas preferidas, juntamente de faixas como a “Hard Carry”, “Teenager”, “Look”, “If You Do”, entre outras…

 

12. INFINITE – CLOCK

 

Apesar dos vários sucessos deste grupo, os INFINITE nunca foram um grupo que me chamasse muito à atenção até ao lançamento desta música. Esta balada coloca um “visto” em todas as caixas, que a podem tornar uma música digna de sucesso e topo das tabelas musicais durante muito tempo. Apesar de não estarem presentes todos os 6 membros neste MV, para mim esta faixa está mesmo muito boa.

Uns vocais arrepiantes e super emocionais torna esta canção, na minha opinião, numa das baladas do ano até agora e é uma das minhas músicas favoritas, senão a minha preferida, dos INFINITE.

Um MV que consegue fazer com que cada membro pareça um ator de um drama, pelo guarda-roupa, pelas expressões faciais, pelo empenho, pela emoção, pela entrega ao MV. Absolutamente impressionante!

 

11. BTS – Boy With Luv

 

O que mais podemos dizer sobre estes rapazes? Cada música que lançam, parece destinada a ser o bop do ano. Topos de tabelas, destruição de recordes anteriormente considerados intemporais e igualar os grandiosos “Beatles” nas tabelas da Billboard, os BTS parecem estar sempre um passo à frente do resto.

Esta música, destinada ao fandom dos BTS, os ARMYs, é um barril de diversão (nunca pensei usar esta combinação de palavras, mas começam a faltar-me elogios para as músicas nesta lista).

A colaboração com a Halsey parece levantar algumas duvidas, visto que ela não tem grande destaque no MV além de participar na dança com os membros e raramente dançar, mas ouçam a versão de álbum e não se vão desiludir.

Ao que parece uma coreografia “fácil”, tendo em conta o nível de dificuldade das anteriores do grupo, esta coreografia é “mais acessível”, pelo que os BTS disseram, para permitir que os seus fãs possam juntar-se a eles e que toda a gente possa dançar e juntarem-se num só com esta faixa. Um belo presente do grupo para os seus fãs.

 

10. PENTAGON – SHA LA LA

 

A música que realmente me chamou à atenção sobre a existência dos PENTAGON. Esta tornou-se na minha música favorita do grupo (algo que já disse umas quantas vezes nesta lista). Uma música bastante animada, com um estilo muito festivaleiro, um ritmo de festa, de celebração, esta faixa tem tudo para ser passada em festas e para ser alvo de vários covers de dança.

O MV está bastante engraçado, no sentido de que está feito de uma forma divertida, com animações interessantes e devido ao uso de certas animações e de alguns planos de fundo, é um MV algo trippy.

 

9. NU’EST – BET BET

 

Um regresso finalmente completo (com todos os membros do grupo juntos). Um MV que transpira elegância, charme e classe, tanto pelo guarda-roupa, os cenários apresentados e a imagem que os membros dos NU’EST transparecem. Vocais do melhor que eles podem apresentar, um rap que não fica nada atrás e uma coreografia impressionante conseguem tornar esta música num vício para os ouvidos dos fãs do grupo e não só!

A empresa e o próprio grupo decidiram meter as fichas todas em cima da mesa com este regresso (até por estarem finalmente todos os rapazes juntos) e parece que está a trazer os resultados esperados, talvez até mais do que isso. Está mesmo muito bom este comeback.

 

8. TWICE – Breakthrough

 

Meu Deus, como as TWICE deviam apostar no concept sexy, mais maduro. A faixa “FANCY” já se tinha tornado um grande êxito aos meus olhos mas também uma surpresa, pela introdução de um concept mais “adulto”, em contraste com o concept fofo aparentemente já definitivo pelo grupo, elas mostram que a variedade pode trazer mais sucesso. Acho que a inclusão deste conceito pode atrair ainda mais fãs (se é que isso é possível), para o já super famoso grupo da JYP Entertainment.

Esta música tornou-se oficialmente a minha música favorita deste grupo. O guarda-roupa super elegante, a coreografia que me colocou a dançar também e a música em si, estou completamente fascinado por esta música e novamente, por este concept das TWICE.

JYP Entertainment, um pedido meu… Apostem mais neste conceito para as TWICE! É garantido que vos vai trazer muito sucesso.

 

7. LEEGIKWANG – Don’t Close Your Eyes (D.C.Y.E)

 

Como o Lee Gikwang me surpreendeu e de que maneira! Neste MV ele assume o papel de um autêntico sex symbol.

Ele já era conhecido como sendo um grande dançarino nos BEAST/Highlight, mas com a possibilidade de se destacar ainda mais por estar a solo, agarrou esta oportunidade com unhas e dentes… e como foi bem sucedido!

Uma faixa que não é super acelerada, mas que é capaz de nos animar e dar vontade de dançar, a voz profunda do Lee Gikwang é a cereja no topo do bolo ao falar de tudo neste MV.

 

6. NCT 127 – Highway to Heaven

 

Não me lembro de ver algo deste género feito pelos NCT e tenho a dizer que está fantástico. Um MV, que a meu ver, é feito para realçar o quão bonitos os membros são, ou seja, para realçar os visuals. Um refrão em coro que me dá arrepios sempre que ouço, sempre senti que faltava algo aos NCT para eu realmente gostar deles, até que ouvi esta música e meu Deus como fiquei surpreendido e satisfeito com o resultado.

Os NCT cantam super bem em harmonia e esta música mostra isso mesmo. Como sempre, o Mark e o Taeyong arrasam tudo no rap, penso que nunca desiludem, todos os vocals estão on point e nossa senhora, podemos falar do Johnny? Que homem bonito e canta/aparece mais do que 3 segundos numa música! Penso que os NCT e a equipa de produção fizeram um excelente trabalho tanto com a faixa como com o MV. Uma salva de palmas para a SM Entertainment e para os NCT por isto.

 

5. EXID – We Are..

 

Uma faixa triste, mas contente ao mesmo tempo. Fantástica, mas com uma má conotação e já vos explico o porquê disso.

Esta música das EXID está nesta lista mais pelo simbolismo que tem, ao invés da qualidade do som e do próprio MV (que devo dizer que estão ambos com uma qualidade muito boa). Esta faixa representa a despedida das EXID como um grupo.

A música assume esta conotação devido:

  • à letra da música, que fala em agradecimentos aos fãs por tudo que lhes proporcionaram;
  • a uma despedida, mas uma lembrança que estarão sempre juntos independentemente do que aconteça, serão sempre um;
  • aos momentos passados em conjunto;
  • e também representa a despedida devido a uma recente notícia que fala da não renovação da Hani e da Jeonghwa com a empresa, que é a casa das EXID.

A saída das 2 raparigas da empresa e consequentemente do grupo, quase que define o fim deste, o que é uma notícia triste para os verdadeiros apreciadores de K-Pop e reconhecedores da qualidade que as EXID traziam em cada faixa e ao K-Pop em geral.

A música possui um som ambiente bastante agradável, um desempenho vocal bastante bom e emotivo, acompanhado de um rap também ele emotivo e feito com o coração, por parte da LE. A nível geral, esta música está fantástica e toca-nos no coração, tanto com o som e o desempenho das membros, como na música e também devido ao significado da faixa.

 

4. Taemin – WANT

 

A jornada super bem sucedida do Taemin continua com esta faixa brilhante. Já não é a primeira vez que o artista nos traz temas obscuros para os seus MVs e este, tal como os outros, está incrível. O acréscimo de sensualidade já “normal” no Taemin eleva este MV para um nível absurdamente bom. Como é possível um homem parecer tão bonito e sedutor num vídeo…

Quanto à música, não há muito a dizer para ser honesto. Um escolha de som com um bass a desempenhar um papel mais proeminente, a faixa opta por um tema obscuro mesmo no som devido à composição da música, que complementa o MV na perfeição. Esta faixa está fenomenal e mostra que o Taemin, a cada lançamento, consegue roubar o coração dos fãs com a sua sensualidade no vídeo e voz absurdamente boa no áudio.

 

3. CLC – No

 

Uma música de destacar no leque de faixas das CLC. Esta faixa conseguiu elevar um pouco o nível destas raparigas e trazê-las para a ribalta, devido ao vídeo e música de um autêntico empoderamento feminino. GIRL POWER!

Um hino às mulheres em geral e em como não precisam de “obedecer” às regras estabelecidas pela sociedade, para se mostrarem importantes e poderosas nos dias correntes.

Uma faixa que comprova o seu valor e mostra porque deve ter um lugar nesta lista e possivelmente na lista das melhores músicas do ano, de melhores músicas sobre girl power ou de melhores músicas das CLC. Um bop absoluto.

 

2. iKON – I’M OK

 

Chegando às duas primeiras músicas que ouvi este ano de 2019, eu soube desde logo que elas pertenciam em qualquer lista das melhores músicas de 2019. Uma faixa sobre um fim de relação que está com um nível e uma qualidade absurdamente bons. Simplesmente fantástico.

Quem se destaca mais nesta música e no MV é, por razões tristes devido a eventos recentes, o I.M

 

1. Chungha – Gotta Go

 

A primeira música que ouvi este ano de 2019 e até hoje, é das minhas favoritas, senão a minha favorita… COMO A CHUNGHA ARRASA!

Esta faixa e tanto o som como o MV merecem um 10/10, em qualquer dia do ano. Esta música conseguiu elevar a Chungha e estabelecer a mesma como uma artista a solo de sucesso, isto muito devido ao grande sucesso desta canção. Poucas horas tinham passado depois do início de 2019 e a Chungha lança-nos isto…

Um vídeo cheio de elegância, sensualidade, charme e tudo o que quiserem dizer de elogios sobre este MV pode ser acrescentado. E a música? A Chungha superou-se com os seus vocais já conhecidos como uma voz de anjo. Ninguém nos poderia ter preparado para o drop desta música.

Resumindo esta música em duas palavras: YES QUEEN!

 


Pensavam que a lista terminava aqui? Surpresa! Aqui estão 5 músicas de bónus para vocês!


Menção Honrosa nº1: Dean – Howlin’ 404

 

Menção Honrosa nº2: ITZY – DALLA DALLA

 

Menção Honrosa nº3: Kim Dong Han – Everyday

 

Menção Honrosa nº4: TXT – Our Summer

 

Menção Honrosa nº5: Jeon Somi – Birthday

 

E aqui estão as minhas 25 melhores músicas da primeira metade de 2019 com 5 músicas de bónus! Que músicas acrescentariam a esta lista?

 

>> Para mais notícias sobre K-pop, clica AQUI!

 


Artigos Relacionados:

Top 12 Melhores Músicas das TWICE – Escolha do Baltas

Top 10 Melhores Músicas dos PENTAGON – Escolha do Baltas

Top 10 Melhores Músicas dos Stray Kids – Escolha do Baltas


 

0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.