Com a ressaca de adiamentos e cancelamentos em 2020, 2021 não precisava de muito para superar o seu antecessor. Este mostrou-se como um ano de virar a página, em manga, e focar a atenção, em anime.
Pela primeira vez, motivado por elevar o reconhecimento que merecem os temas de encerramento e inspirado pelo TOP anual de temas de abertura bem entregues ao Pedro Costa, desafiei-me a fazer também um artigo com o título “TOP 5 Endings Anime 2021”.
Claro, se já acompanhas os artigos anuais do Pedro vais obviamente notar algumas parecenças na estrutura do artigo, por isso vou tentar ao máximo colocar o meu cunho pessoal para que não considerem este uma pobre imitação, mas sim uma merecedora homenagem.
Neste sentido, apresento-te algumas diferenças:
1ª – TOP 5 será feito com base apenas nos encerramentos de anime que vi e ouvi, e dividido em categorias representativas sem ordem específica;
2ª – Cada encerramento do meu TOP terá um primeiro parágrafo sem spoilers, e exemplos que podem spoilar em posteriores;
3ª – As Menções Honrosas incluirão encerramentos escolhidos por outros redatores do ptAnime, sempre no sentido de promover a variedade;
4ª – Nestas Menções estará incluído um parágrafo de citação com a opinião do redator respetivo e a minha nos seguintes.
Se o tema de abertura é importante para nos apresentar o anime e colocar num estado de espírito próprio para o assistir, o tema de encerramento por sua vez é responsável por fechar o episódio e nos deixar com vontade de carregar no próximo o mais rápido possível.
E foi com tudo isso em mente que construí esta lista.
Resta-me mostrar-ta, ansiando um julgamento de gosto no final
TOP 5 Endings Anime 2021
️ Menções Honrosas – Staff ptAnime ️
️ Tokyo Revengers (2º Encerramento) – Tokyo Wonder. por Nakimushi
Gosto da música, gosto do facto de começar logo com a cidade de Tokyo à noite que é um dos cenários mais bonitos que já vi, cheio de luzes e movimento e adorei o final com o personagem principal parado no meio de algoritmos (talvez aqui represente o vai e vem dele entre passado e presente) – Catarina Miranda
Confesso que ainda não vi Tokyo Revengers, por isso não consigo comentar com conhecimento de causa. No entanto, pegando nas palavras da Catarina, os pontos mais fortes deste encerramento parecem-me ser a qualidade dos planos de fundo que retratam a cidade de Tóquio, a inserção das personagens nos mesmos e a conjugação do ritmo da música com o timing das transições.
Dá certamente vontade de ver o anime.
️ Beastars 2ª Temporada – Yasashii Suisei por YOASOBI
Seria sempre aposta ganha usar igualmente um tema da fenomenal YOASOBI para interpretar o ending. O que torna de facto esta sequência arrebatadora é o que a equipa de animação desenvolveu para dar vida à linda canção. É de arrepiar escutar a 優しい彗星 enquanto vemos traduzido em animação estilo aguarela um dos momentos mais intensos e enternecedores da obra. 10/10 – Pedro Costa
Mais um crime a confessar: ainda não vi Beastars. Caso tivesse visto, ninguém tiraria este encerramento do meu TOP 5.
Como o Pedro disse, a voz da Lilas Ikuta (cantora da dupla YOASOBI) por si só já seria merecedora de uma menção, agora juntamente com a composição artística e animação fluida deste encerramento torna-o facilmente um dos melhores em 2021. Mesmo não tendo visto Beastars reconheço o seu valor elevado, e isso já diz muito.
️ Sonny Boy – Shounen Shoujo por GING NANG BOYZ
Para além de ser um banger, nunca me esqueço da primeira vez que ouvi logo após o fim do 1º episódio. Não sei explicar bem a razão, mas bateu-me fundo e deu-me uma vibe de nostalgia (apesar de ser a primeira vez que ouvia)! – André Rodrigues
Sonny Boy foi uma experiência e tanto. Se julgasse apenas a qualidade da música, este encerramento facilmente estaria no meu TOP 5. Neste sentido, não posso deixar de mencionar El Canto del Colibrí, encerramento de Nomad: Megalo Box, que é muito provavelmente a música de encerramento com a melodia mais bonita de 2021.
Em Shounen Shoujo, o estilo pop-rock assenta como uma luva em temas relacionados com a adolescência e a batida faz automaticamente abanar a cabeça. Já o refrão, aliado à entrega do vocalista Mineta Kazunobu, dá uma sensação de nostalgia – assim como o André escreveu – de um encontro futuro entre um rapaz e uma rapariga. Frase confusa? Há que ver Sonny Boy.
️ Yakusoku no Neverland 2ª Temporada – Mahou por Myuk
Música bonita, arte deliciosa, edição no ponto e consegue até contar uma história interessante, coerente e tocante. Tudo o que a adaptação anime não conseguiu. Não vejam o anime. – João Simões
Todos sabemos que a segunda temporada de Yakusoku no Neverland não existe, isso é um facto. Contudo, tanto o tema de abertura quanto o de encerramento associados a esta temporada que não foi produzida apresentam boa qualidade, pelo menos no que diz capítulo à parte sonora. Desta forma, tenho que referir também os encerramentos SYMPHONIA (takt op.Destiny), Infinity (SK∞), Distant Dreamer (JoJo no Kimyou na Bouken Part 6: Stone Ocean) e ambos da 5ª temporada de Boku no Hero Academia.
A descrição do João bate completamente certo. Apesar do encerramento não apresentar lá muito movimento (à exceção de uns passos), é difícil errar com agudos tão doces quanto os da Myuk em ambientes relativamente detalhados e melancólicos.
Fico à espera do anúncio da versão Brotherhood de Yakusoku, sentado.
️ Heike Monogatari – unified perspective por agraph (com ANI)
Quando penso em endings anime que me tocaram este ano não posso deixar de referir os créditos de Heike Monogatari. “unified Perspective” é uma música bastante mexida e representativa da era digital, algo que pode parecer fora do local num anime baseado num conto popular com mais de 700 anos. Porém a mesma consegue facilmente contrastar o tradicional deste conto com a perspetiva do visualizador contemporâneo. – Bruno Sales
Coloquei este encerramento o mais próximo possível do meu TOP 5, porque na verdade esteve (e está). Não foi fácil reduzir o número a apenas 5, por isso assim que se sugeriu colocar este como menção senti um enorme alívio. Obrigado Bruno.
Para mim, Heike Monogatari foi o melhor anime que saiu em 2021. E isso deve-se, não só mas também, aos temas de abertura e encerramento. A circularidade no soprar da vela que volta ao estado inicial no final, o jogo de perspetiva com as linhas dos cabelos da Biwa em diferentes posições, os 4 símbolos – bolhas de água, flores, gaivotas e ondas do mar – associados a acontecimentos importantes na história, ou até mesmo os grãos de areia que vão caindo ao longo do tema, são todos detalhes que revelam a qualidade visual deste encerramento.
Pessoalmente, fico rendido com a combinação entre o instrumental desconcertante do agraph e o rap assertivo do ANI, assim como a conjugação entre as expressões da Biwa e a fluidez das transições. Há realmente muita coisa para gostar neste tema.
TOP 5 Endings Anime 2021 – Titi
Sentimentos: Komi-san wa, Comyushou desu – Hikare Inochi por Kitri
Avé-Komi, cheia de graça…
Koministas, estão aí?
Antes do anime Komi-san wa, Comyushou desu. sair, já tinha ouvido falar do potencial Best Girl da Komi. E os temas de abertura e encerramento só o comprovam. Hikare Inochi é a progressão na vida da Komi, marcada por altos e baixos, mas sempre com a necessidade de comunicação presente.
Neste encerramento foi mais difícil encontrar informação a respeito dos principais responsáveis pela sua produção, pelo que só encontrei o cut completo atribuído a Fuminori Ishimaru no sakugabooru. Porém, é certo que a dupla Mona e Hina, conhecidas por Kitri, canta numa melodia cativante os sentimentos de isolamento e coragem da deusa que anseia por companhia.
Desde a sala vazia inicialmente com os dois gatos pendurados na mesa, até ao final com as personagens a serem adicionadas ao longo dos episódios, é descrito o percurso da Komi. Numa primeira fase longe dos outros e a desejar ter uma vida mais normal, começa a correr e a fazer esforços ao longo do tempo – mesmo que por vezes tropece – juntamente com um ritmo mais esperançoso. Por fim, os pontos mais fortes acabam por ser a composição com focos variados em objetos e situações e a coordenação dessa com o ritmo da canção.
Sempre importante ter uma boa Kominicação.
♀️ Diversão: Kobayashi-san Chi no Maid Dragon S – Maid with Dragons❤︎ por Super Chorogonzu ♀️
Elon, quem cria cat girls também consegue criar dragon girls. Sem desculpas.
Mesmo com o nível alto deixado pela primeira temporada, Kobayashi-san Chi no Maid Dragon S conseguiu de alguma maneira superar a sua predecessora. Maid with Dragons❤︎ é um dos motivos. Divertido do início ao fim, este encerramento mostra a fofura das personagens dragónicas no seu dia-a-dia.
À imagem do tema de Komi, não consegui encontrar informação sobre os responsáveis para além de um cut atribuído a Shinpei Sawa. Está claro que o grupo Super Chorogonzu é o encarregado pela cantoria, que é composto pelas 5 atoras que dão voz às 5 personagens presentes no encerramento.
Cada uma com a sua cor (Ilulu – rosa escuro, Kanna – rosa claro, Tohru – vermelho, Quetzalcoatl – verde e Elma – azul), cada uma com as suas danças, poses e locais representativos, e sempre acompanhadas por cubos que acrescentam dimensão e dinâmica ao longo de diversas alturas do dia. Evidente é que as transições animadas também oferecem um ritmo característico e engraçado.
Caso para dizer: Gao!
Ritmo: Shiguang Dailiren/Link Click – OverThink por Fan Ka
“Stop thinkin’ ‘bout it, stop thinkin’ ‘bout it”
Sobre este encerramento? Não consigo.
Tecnicamente, Link Click é donghua e não anime. Agora, será que isso me impede de colocar este tema no meu TOP Encerramentos ANIME? Calma, não é preciso dar overthink à situação.
OverThink é o encerramento que faz qualquer pessoa abanar o seu corpo, independentemente do tipo de cena que o antecede. A sério, o ritmo do rap e a batida da música são no mínimo viciantes.
Não podemos esquecer também a qualidade da composição que coloca o trio principal em vários filtros, cores e posições desconcertantes, complementada com luminosidade e transições que seguem o flow da música. Como se não bastasse, são adicionados objetos significativos para a história, caso das câmaras, fotos, telemóvel e relógio, e lugares relevantes, como a sala de fotografias e a sala com o sofá onde normalmente começam as viagens no tempo.
Nostalgia: Jujutsu Kaisen – give it back por Cö shu Nie
O Thanos é inevitável, e ter Jujutsu Kaisen em qualquer TOP meu também o é.
“Normie” – dizem os demais. “Nem mais” – respondo sem menos.
Embora tenha gostado mais do primeiro encerramento (análise aqui: Jujutsu Kaisen – Perdido num Encerramento Paradisíaco), este segundo não fica muito atrás. Toda a qualidade do trabalho de Eiko Matsushima na coloração e Ryohei Takeshita nos filtros e framing é elevada pela voz angelical da Miku Nakamura (vocalista dos Cö Shu Nie). give it back é um sonho nostálgico do Itadori composto por boas memórias passadas com os seus colegas.
Se o primeiro encerramento mostrava as personagens a divertirem-se individualmente com todo o seu estilo, este opta por uma abordagem mais realista com os alunos de primeiro e segundo ano da Jujutsu High a partilharem momentos em conjunto e a, simplesmente, serem pessoas. A “maldição” (ou conselho) deixada ao Itadori pelo seu avô – de não morrer sozinho – parece controlada, pelo menos para já.
Não sou o maior fã de fotos ou imagens paradas por achar que retiram potencial criativo de gestos e movimentos, os quais na maior parte das vezes acrescentam valor quando usados. Contudo, tendo em conta o contexto transmitido neste encerramento, seria mais estranho não as ter. Entre gravações com o telemóvel em terceira pessoa, vão aparecendo fotografias de lugares da Jujutsu High – como o largo com máquinas de venda automática e a sala de aula – a cores frias e com o brilho dos raios de sol a acompanhar o arrastar da câmara, sendo que a estas são acrescentadas personagens e cores quentes assim que o Itadori é chamado e integrado pela Nobara.
Como o detentor de direitos de autor do conceito “Jujusto”, confiro esse selo merecedor a “give it back”.
✨ Magia: Ousama Ranking – Oz. por yama ✨
Se ainda não começaste Ousama Ranking, não te preocupes que vais a tempo.
Se já começaste Ousama Ranking, duvido que esta escolha tenha algum tipo de efeito surpresa.
Dentro de umas tantas pessoas a participar na produção, supervisão, animação, pintura digital e planos de fundo deste encerramento, destacam-se a cantora yama e o diretor de animação Akino Fukuji. Oz. é um tema de encerramento mágico que conta a história da dupla mais querida de 2021 a contemplar um céu estrelado, acompanhados por uma voz também ela doce.
Não é fácil conter-me a falar sobre este encerramento, seja pela quantidade de coisas que gosto nele seja pelo que me faz sentir. Escrito isto, não posso deixar de mencionar o trabalho de Akino Fukuji no movimento e brilho diferentes em cada pirilampo – variedade essa que também se aplica às estrelas e flores -, ou mesmo os 5 objetos mostrados no final pelas constelações: espada “aparente” do Bojji, a carne que pode representar a envenenada ou a do encontro com o rei da floresta, o brinquedo do Kage, a flor que deixam nas campas e a coroa do Bojji.
Embora tenha mencionado esses detalhes que valem por si, os aspetos que mais me agarram a Oz. são o significado da letra e a sequência que demonstra. Desde um Bojji à procura de alguém e um Kage a observar o seu reflexo na água, até aos dois encontrarem-se, abraçarem-se e partilharem um momento encantador a apreciar as estrelas. E isto tudo a acontecer enquanto a yama canta entre vários agudos pedindo para não ficar sozinha, o que se pode aplicar tanto ao Bojji quanto ao Kage.
Se ainda não viste e ouviste a versão completa, deixo aqui também:
Desabafo Final
O problema é que não cabem todos. Também queria ter falado sobre os endings de Mushoku Tensei, Kimetsu no Yaiba, Shingeki no Kyojin e Dr. Stone – que teve a minha sequência preferida.
Não foi fácil limitar-me a 5 escolhas, mas acho que ficou um TOP minimamente sólido e com qualidade, juntamente com as Menções Honrosas. Escrito isto, desafio-te a deixares o teu TOP 5 pessoal e opinião acerca das minhas escolhas nos comentários.
Se 2022 mantiver a qualidade ou conseguir ser ainda melhor do que 2021, o TOP do próximo ano promete.
Como sempre: bons bonecos!